quarta-feira, 27 de março de 2013

Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugura Unidade de Educação Infantil na Vila Ipiranga, no Fonseca

 

Durante discurso, prefeito se emociona e chora ao falar de sua relação com a comunidade. Vinte novas creches serão construídas até 2016
Reafirmando o compromisso de seu governo de cuidar dos que mais precisam, especialmente as crianças e a população mais pobre, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou na manhã desta quarta-feira (27/03) a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Professora Marilza da Conceição Rocha Medina, na comunidade Vila Ipiranga, no Fonseca, na zona norte da cidade.

A UMEI da Vila Ipiranga integra o programa "Mais Infância", de expansão de 80% da rede de educação infantil do município. Até 2016, 20 novas creches serão construídas na cidade, sendo cinco delas ainda este ano. O projeto tem o apoio do governo federal.

Recebido com festa pela comunidade, o prefeito se emocionou e chorou ao falar da sua relação com a Vila Ipiranga. Ele lembrou que sua mãe, Maria Luiza Neves Barreto, foi diretora e professora da escola escola municipal Dom José Pereira Alves, que fica na comunidade. Rodrigo Neves chamou sua mãe para subir ao palco e deu-lhe um abraço emocionado. O prefeito citou também que começou pela Vila Ipiranga a sua militância pelas comunidades.




"Esse dia é especial demais. Esse nosso encontro aqui é carregado de simbolismos. Comecei muito cedo aqui andando pela Vila Ipiranga, buscando a organização do povo. Estou muito emocionado. Quando eu olho para trás e vejo o que temos feito, isso é muito gratificante, enche o coração e a alma de energia para continuar a nossa caminhada. A inauguração desta creche é um compromisso de vida", conclamou o prefeito.

A bateria da escola de samba Sabiá, campeã do carnaval niteroiense e um coral de crianças do projeto Aprendiz recepcionaram o prefeito, que fez questão de conhecer todas as salas e dependências da nova creche, além de conversar com as mães dos futuros alunos.

Rodrigo Neves afirmou que, até o fim do ano, a Prefeitura vai inaugurar creches nas localidades do Sapê, Itaipu, Caramujo e outra no Fonseca, na rua Magnólia Brasil. Segundo ele, os governos anteriores, juntos, construíram 25 creches e sua administração vai quase dobrar esse número em quatro anos. Com as novas UMEIs, o prefeito disse esperar que a cidade não tenha mais problemas na oferta de vagas para a educação infantil

O prefeito lembrou que herdou uma situação dramática do ponto de vista financeiro e fiscal, com os salários de dezembro dos servidores atrasados e dívidas de cerca de R$ 600 milhões. Entretanto, segundo ele, graças ao apoio da Câmara Municipal, conseguiu extinguir dez secretarias, nove administrações regionais e uma autarquia (a Niter). Segundo ele, apesar da crise, o trabalho da Prefeitura não parou. 




"Estamos cortando onde temos que cortar para investir na qualidade de vida da população, sobretudo da população mais pobre. A cidade está preparando diversos investimentos, como a revitalização do centro, a conclusão da obra do mergulhão, a Transoceânica e a construção de um novo hospital materno infantil do Getulinho Esperamos dentro de quatro anos transformar Niterói na melhor cidade do Brasil para se viver", afirmou.

Em seu discurso, o prefeito citou a união do município com os governos estadual e federal que, segundo ele, tem sido fundamental para que Niterói saia da crise.

Funcionamento

A UMEI da Vila Ipiranga começa a funcionar na próxima segunda-feira, dia 1º de abril. O expediente será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ela vai oferecer 100 vagas e terá 17 professores, além da equipe de apoio.

O prédio tem quatro andares, uma quadra esportiva, seis salas de aula, berçários para crianças de zero e um ano. Entre os equipamentos da nova UMEI, está uma mesa alfabética, que é um computador que ajuda na alfabetização das crianças. Do prédio, se tem uma bela vista da Baía de Guanabara.

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, afirmou que, para a inauguração da UMEI, foram feitos trabalhos de contenção de encostas próximas, a climatização de todo o edifício, a instalação de teles de proteção e grades, além da mudança de todo o espaço interno.

"A UMEI da Vila Ipiranga é uma construção coletiva da Prefeitura, de várias mãos, várias mentes, vários corações, com equipamentos públicos muito qualificados. Em janeiro, encontramos a creche em uma situação bem diferente de agora e graças ao compromisso do governo do prefeito Rodrigo Neves, conseguimos inaugurá-la", disse o secretário.




A nova UMEI presta homenagem a uma importante educadora de Niterói, Marilza Medina. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, ela se destacou como assistente social, como educadora e na construção do movimento comunitário nos anos 70 e 80.

"Ela vai se eternizar não só pela obra mas pelo trabalho que será desenvolvido aqui", disse.

Filho de Marilza e presente na inauguração, Artur Medina, agradeceu a homenagem feita para a mãe.

"É uma honra muito grande. Minha mãe desde cedo militou pela educação infantil. Aos 15 anos, ela começou a dar aula em escola pública. A inauguração desta creche realiza parte do sonho dela, que sempre lutou pelos direitos da criança", disse.

A doméstica Juliana Azevedo Portela, de 23 anos, disse que a inauguração da UMEI foi a melhor coisa que já aconteceu na Vila Ipiranga. Ela disse que vai deixar o filho Wendell, de cinco meses, na creche, e poder trabalhar com tranquilidade

"Vou poder trabalhar com confiança agora porque vou deixá-lo na creche. Antigamente, levava meu filho para o trabalho. Por mais que ele seja uma criança calma, sempre causava alguma interferência.


Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói.


2 comentários:

  1. Fiquei muito emocionada em ler esta postagem no blog, pois estudei no Dom José Pereira Alves há muitos anos, quando a comunidade da Vila Ipiranga ainda possuía muitos espaços vazios e com menos problemas do que hoje apresenta. Feliz também por Rodrigo lembrar de seu início nas lutas sociais ali naquele local; emocionada também de ver sua mãe, que foi professora e Diretora daquela unidade de ensino municipal. Enfim, parabéns a todos, Rodrigo, Waldeck e Axel por mais esta realização positiva para Niterói, em especial para a Comunidade do Campo do Ipiranga.

    ResponderExcluir
  2. A UMEI Marilza Medina continua sendo uma grande bênção para a comunidade da Vila Ipiranga. O apoio do atual governo, na pessoa do prefeito, vice-prefeito, secretário de educação, presidente da FME e suas respectivas equipes tem nos dado condições de trabalhar naquela comunidade. O meu reconhecimento e gratidão por não terem medido esforços para garantir aquele espeço de educação tão privilegiado para nossas crianças!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.