sábado, 30 de março de 2013

Niterói no rumo da vanguarda e do impulso às atividades culturais

 

Arthur Maia, secretário municipal das Culturas: "Niterói tem que se abrir para o mundo". 

Secretaria das Culturas e Fundação de Artes de Niterói anunciam projetos que priorizam a democratização do acesso às artes para a população de todo o município

Quando aceitaram o desafio de assumir a gestão da cultura em Niterói, o secretário municipal das Culturas, Arthur Maia, de 50 anos, e o presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN), André Diniz, 32, se comprometeram a dar impulso às atividades culturais da cidade. Hoje, próximo ao marco simbólico de cem dias de governo, os dois comemoram as conquistas na área e revelam novos planos.

Entre os projetos que a dupla prepara para a cidade se destacam a criação de dez Pontos de Cultura em parceria com o Ministério da Cultura, a reabertura do Teatro Popular em maio, em parceria com a Ampla, e a inauguração do Centro Petrobras de Cinema, com seis salas de cinema e espaço para exposições e cineclube.

"Niterói tem capacidade artística, estética e social para ser vanguarda em vários segmentos". Arthur Maia, secretário municipal das Culturas.


André Diniz conta que a cidade vai abrigar um sistema municipal de Pontos de Cultura, distribuídos em diversos pontos da cidade. Ele explica que nos locais serão desenvolvidas atividades relacionadas à cidadania, democratização do acesso à internet e destaca que é um ganho fundamental, já que o Ministério da Cultura passa a ser parceiro da cidade.

“Em relação ao Teatro Popular, ele será reaberto possivelmente em maio e terá parceria com a Ampla. Não é terceirização, é investimento. A empresa vai desenvolver projetos sociais no local e vai entrar em parceria na construção, mas a programação terá perfil popular”, aponta André, acrescentando que com a reativação do Teatro, outros serviços do Caminho Niemeyer funcionarão em plena capacidade, como o centro de atendimento ao turista, a Fundação Oscar Niemeyer e o Centro de Memória Roberto Silveira.

André destaca ainda que o edital do Centro Petrobras de Cinema está sendo finalizado. Ele revela que no próximo mês oito grandes grupos de cinema serão convidados a conhecer o local e apresentar uma proposta de reforma e utilização do espaço. O espaço terá uma área para exposições e mostras de cinema, voltadas para a produção da cidade e seis salas de cinema. Ele afirma ainda que será lançado um edital de curtas, para fomentar a produção cinematográfica na cidade.

“Mesmo em um ano difícil estamos fazendo uma programação de qualidade. Temos poucos recursos, mas fazemos muito trabalho e queremos realizar muitas parcerias com empresas da cidade. Queremos criar um diálogo maior com a sociedade, colocar a cultura na rua e criar políticas públicas de longo prazo. Essa é a nossa meta”, aponta.


André Diniz, presidente da FAN: "Estamos fazendo programação de qualidade".

Conquistas – O secretário Arthur Maia também destaca a ampliação do programa “Jovem Aprendiz” como um dos maiores sucessos da secretaria. Voltado para crianças e adolescentes em situação de risco, o programa que, no ano passado, atendia 300 crianças, hoje traz música para 1,5 mil.

“Ampliamos o “Jovem Aprendiz”, que é o principal projeto cultural da cidade e traz ensino de qualidade, com professores renomados. Metade dos alunos aprende música clássica e a outra metade a música popular. Hoje temos vagas para 1,5 mil alunos, mas queremos chegar aos 3 mil. É a nossa menina dos olhos”, adianta.

O projeto pode ganhar até agosto desse ano uma sede fixa, com a acústica necessária para 300 crianças ensaiarem e terem aulas de música, graças a uma parceria com a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

"Queremos colocar a cultura na rua e criar políticas públicas de longo prazo". André Diniz, presidente da FAN.

Outro objetivo importante de Arthur Maia é criar o Plano Municipal de Cultura, que pode ser aprovado no final do ano. Segundo ele, o Conselho Municipal de Cultura vai elaborar um plano com metas, projetos e ações culturais que ficará sob consulta pública, onde as pessoas poderão dar ideias e fazer observações. Através de reuniões com profissionais do setor, como músicos e empresários, o documento final é formatado e enviado para a Câmara de Vereadores para que seja aprovado e transformado em leis de investimento e planejamento para a cidade nos próximos dez anos.

“São sonhos para um futuro breve. Niterói tem que se abrir para o mundo, é uma cidade que tem capacidade artística, estética, e social para ser vanguarda em vários segmentos da cultura e das artes”, explica.

Entre as novidades previstas pela Secretaria de Cultura estão a reabertura do Museu Janete Costa de Arte Popular, no Ingá, o lançamento de um edital de teatro infantil para a realização de um festival gratuito em outubro, o Viradão cultural niteroiense e o Projeto Quatro Estações da Música, que vai trazer o cantor Gilberto Gil para uma apresentação gratuita na Praça do Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, no dia 7 de abril. O evento acontece a partir das 17h e conta ainda com shows da Sinfônica Ambulante, da banda Dizcoé e o Stand up comedy com o ator niteroiense Juliano Antunes.

“Estamos muito felizes cumprindo as metas do prefeito. Queremos reabrir espaços, democratizar o acesso à cultura, debater com a sociedade e consolidar o Sistema Nacional de Cultura. Nosso maior desafio é incluir a sociedade, não só como público, mas como participante da cultura. Queremos fazer com que os niteroienses tenham em seu metabolismo a cultura e a arte”, completa Arthur.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.