segunda-feira, 25 de março de 2013

Ecobarreira será implantada no Canal de São Francisco


Equipe técnica da Águas de Niterói e SEGLAR (empresa de redes de proteção) fizeram, esta semana, mais uma visita na saída do Canal de São Francisco para estudarem a viabilização da instalação de um modelo de ecobarreira para a saída do Canal de São Francisco/ Niterói.

A Ecobarreira é um dispositivo que é instalado na faz de rios para evitar que o lixo carreado pelas suas águas chegue ao mar. O lixo é um dos principais fatores de poluição da Enseada de Jurujuba e o seu controle é uma das prioridades do Projeto Águas Limpas, iniciativa ambiental do Projeto Grael.
Técnicos vistoriam áreas onde o Projeto Grael sugeriu a implantação de uma ecobarreira, junto à foz do Canal de São Francisco.
O modelo, previsto para ser instalado ainda no mês de março de 2013, terá o formato de um muro de rede e será testado ao longo de um semestre como parte de um projeto de pesquisa para redução do lixo flutuante em regiões metropolitanas, desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – PEAMB/UERJ, Instituto Rumo Náutico/ Projeto Grael, Águas de Niterói e com apoio da CLIN (Companhia de Limpeza de Niterói) e da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Local de instalação da Ecobarreira.

Fonte: Projeto Águas Limpas, iniciativa ambiental do Projeto Grael

-------------------------------------------------------------------------
Saiba mais sobre o problema do lixo flutuante na Baía de Guanabara em:
Niterói: Canal de São Francisco leva toneladas de lixo para a Baía de Guanabara
Lixo flutuante: um problema que parece se agravar na Baía de Guanabara
Contribuições para a discussão do tema Lixo Flutuante
Retirada do lixo flutuante da Baía de Guanabara durante os Jogos Mundiais Militares
Iniciativas ambientais do Projeto Grael ajudam a conhecer e melhorar a Baía de Guanabara


Um comentário:

  1. Importantíssimo este projeto! Mesmo sem as chuvas, que são as principais fontes de carreamento de lixo ali na praia de São Francisco e no seu entorno, as águas e areia da região ficam "lotadas" de lixo. Esta ação irá minimizar os danos causados pela poluição.
    Mas a população também tem que ajudar, desde a nascente até a foz dos rios e córregos, em não jogar lixo em suas margens.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.