terça-feira, 6 de agosto de 2019

PRO-SUSTENTÁVEL: resultados dos estudos de alternativas para a estabilização da Praia de Piratininga foram apresentados em workshop








A Prefeitura de Niterói, através do Programa Região Oceânica Sustentável - PRO-Sustentável, promoveu ontem (05 de agosto) o Workshop sobre Resultados dos Estudos Investigativos Preliminares e Proposição de Alternativas para a Estabilização da Praia de Piratininga e Recuperação do seu Calçadão, reunindo moradores, lideranças ambientalistas e comunitárias, pesquisadores e dirigentes e equipe técnica da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) do PRO-Sustentável, da Administração Regional da Região Oceânica e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG. Também esteve presente o vereador Betinho, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Niterói.

A Estabilização da Praia de Piratininga e a recuperação do calçadão danificado por ressacas nos últimos anos, é um dos componentes do PRO-Sustentável e está sendo desenvolvido de forma concomitante com outras iniciativas, como os projetos para:


O PRO-Sustentável é um programa desenvolvido pela SEPLAG e é financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF. Para a execução do PRO-Sustentável a Prefeitura captou junto ao banco US$ 100 milhões e ofereceu os investimentos da TransOceânica como contrapartida.


WORKSHOP

O objetivo do Workshop foi prestar contas à população do estágio de evolução dos estudos e colher contribuições da comunidade.

No evento, a equipe técnica da empresa Aquamodelo Consultoria e Engenharia, selecionada através de licitação para desenvolver os estudos ambientais, modelagem matemática e projeto de engenharia para a solução da estabilidade costeira da praia, apresentou os resultados dos estudos e a simulação dos impactos e da eficácia de três alternativas prioritárias da solução para o problema, a saber:
  • Recuo dos muros
  • Quebra-mares submersos: recifes artificiais
  • Restauração do estoque de areia da praia

DIAGNÓSTICO

Para permitir os estudos, a empresa desenvolveu um levantamento de dados morfológicos e de dinâmica da praia para poder alimentar o modelo matemático. Seguem a representação de alguns dos dados primários coletados:


Mapeamento de 15 perfis da praia

Mapeamento da batimetria da praia até 1,5 km da praia.

Foram estabelecidos dois pontos de monitoramento das ondas, localizados ao sul das ilhas do Pai e da Mãe.

Relatórios sobre os estudos estão disponíveis no site do PRO-Sustentável, ou podem ser acessados através dos links abaixo:

Anexo A – Planta das Amostras 1
Anexo B – Planta das Amostras 2
Planta de Batimetria
Perfis Topográficos
Plano de Trabalho
Acompanhamento


MODELAGEM

Cada alternativa foi submetida ao modelo computacional para análise da aplicabilidade e a dos prós e contras.

O modelo adotado para as simulações foi o "SisBaHiA® – Sistema Base de Hidrodinâmica Ambiental é um sistema profissional de modelos computacionais registrado em nome do COPPE/UFRJ - Instituto Aberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pela Fundação Coppetec, órgão gestor de convênios e contratos de pesquisa do COPPE/UFRJ" (http://www.sisbahia.coppe.ufrj.br/).


Exemplo do resultado de simulação do modelo computacional definido para a praia de Piratininga.


CONTRIBUIÇÕES

Os presentes apresentaram suas críticas, sugestões, propuseram outras ideias e tiraram suas dúvidas. Dentre as principais contribuições, merece destaque a proposta de avaliação de algumas destas alternativas combinadas. Por exemplo: Quebra-mares submersos: recifes artificiais + Restauração do estoque de areia da praia


PRÓXIMOS PASSOS

A equipe técnica do PRO-Sustentável vai avaliar os estudos para:
  • Verificar a necessidade de complementação dos dados (considerando contribuições do workshop)
  • Decidir sobre as intervenções a serem adotadas
  • A empresa contratada detalhará os projetos de engenharia, estabelecendo orçamentos e cronograma
  • Licitação das obras.

O PRO-Sustentável é o maior investimento já realizado em meio ambiente na cidade de Niterói e um dos maiores já realizados por um município no país.

Vamos em frente para fazer de Niterói uma referência de sustentabilidade urbana no país.

Axel Grael
Coordenador Geral do PRO-Sustentável

Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói



--------------------------------------------------


Para saber mais sobre o PRO-SUSTENTÁVEL.

LEIA OUTRAS INICIATIVAS DO PRO-SUSTENTÁVEL:

Canto de Itaipu: obras de revitalização começam neste semestre
PRO-SUSTENTÁVEL: Prefeitura de Niterói assina contrato para elaboração do projeto executivo para sistema cicloviário da Região Oceânica








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.