COMENTÁRIO:
A Drenagem e Pavimentação do Bairro Santo Antônio é um dos maiores e mais complexos projetos de infraestrutura em desenvolvimento pela Prefeitura de Niterói, que já entregou ou ainda entregará, até o final de 2020, muitas outras obras que estão fazendo história, transformando a Região Oceânica de Niterói.
É o caso das obras de urbanização de Piratininga, do Bairro Peixoto, do Cafubá, Fazendinha, da Romanda Gonçalves (com uma robusta obra de drenagem), do bairro Boa Vista e tantas outras obras. Pela frente, virão as obras do Campo Belo, do Maravista e Serra Grande e Engenho do Mato.
É o caso das obras de urbanização de Piratininga, do Bairro Peixoto, do Cafubá, Fazendinha, da Romanda Gonçalves (com uma robusta obra de drenagem), do bairro Boa Vista e tantas outras obras. Pela frente, virão as obras do Campo Belo, do Maravista e Serra Grande e Engenho do Mato.
Viabilizar o projeto de Drenagem e Pavimentação do Bairro de Santo Antônio foi uma das primeiras missões que o prefeito Rodrigo Neves me passou no início da sua gestão, em 2013. Na ocasião, o projeto havia sido iniciado em gestões anteriores, contando com recursos repassados da União. A empresa responsável pela obra abandonou os serviços e as galerias de drenagem ficaram isoladas no meio do bairro e sem possibilidade de escoamento. Estavam inundadas, inúteis e causando transtornos.
Reverter o problema não foi fácil e foi necessário contar com o apoio de consultores especializados, de Portugal e do Brasil. Superamos impasses junto à Caixa e ao Governo Federal, tivemos que corrigir erros do projeto de engenharia (problemas de topografia, de cálculo e até mesmo de concepção), além de ter que aumentar a abrangência da obra para atender a uma área de mais de cinco vezes a extensão original, cobrindo todo o bairro.
Foi necessário a revisão da solução de engenharia. O Santo Antônio, originalmente, era uma região brejosa, associada à Lagoa de Piratininga, portanto não se tratava de uma área fácil de drenar, devido à longa extensão, a baixa declividade. Passamos por soluções com a implantação de sistemas de elevatórias e concluímos com uma solução mais econômica e eficiente, que evitou os dispendiosos bombeamentos, que demandariam muita manutenção e custos operacionais para o futuro.
Incluímos o projeto no Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável), iniciamos obras complementares, como a galeria de drenagem ao longo das avenidas Francisco da Cruz Nunes e Almirante Tamandaré, realizadas durante a obra da TransOceânica.
Mapa das intervenções de drenagem e pavimentação. |
Reverter o problema não foi fácil e foi necessário contar com o apoio de consultores especializados, de Portugal e do Brasil. Superamos impasses junto à Caixa e ao Governo Federal, tivemos que corrigir erros do projeto de engenharia (problemas de topografia, de cálculo e até mesmo de concepção), além de ter que aumentar a abrangência da obra para atender a uma área de mais de cinco vezes a extensão original, cobrindo todo o bairro.
Foi necessário a revisão da solução de engenharia. O Santo Antônio, originalmente, era uma região brejosa, associada à Lagoa de Piratininga, portanto não se tratava de uma área fácil de drenar, devido à longa extensão, a baixa declividade. Passamos por soluções com a implantação de sistemas de elevatórias e concluímos com uma solução mais econômica e eficiente, que evitou os dispendiosos bombeamentos, que demandariam muita manutenção e custos operacionais para o futuro.
Incluímos o projeto no Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável), iniciamos obras complementares, como a galeria de drenagem ao longo das avenidas Francisco da Cruz Nunes e Almirante Tamandaré, realizadas durante a obra da TransOceânica.
Superamos todas as instâncias de controle e concluímos o longo e disputado processo licitatório, chegando, finalmente, à autorização do início das obras, celebrado ontem. As obras estão previstas para serem entregues no final de 2020.
Após o processo licitatório, a Prefeitura obteve a oportunidade de contratar a obra com um desconto de mais de 30%, permitindo uma economicidade de mais de R$ 20 milhões.
Após o processo licitatório, a Prefeitura obteve a oportunidade de contratar a obra com um desconto de mais de 30%, permitindo uma economicidade de mais de R$ 20 milhões.
Vamos em frente.
Axel Grael
Coordenador Geral do PRO Sustentável
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói
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Prefeitura inicia obras para acabar com alagamentos no bairro Santo Antônio
09/08/2019 – Na terça-feira (13), o prefeito Rodrigo Neves assinou a ordem de início das obras de infraestrutura urbana, drenagem e pavimentação do bairro Santo Antônio, na Região Oceânica, dentro do projeto Bairro Melhor.
“Nos anos recentes, e apesar da grave crise geral no Estado e no país, com um planejamento sério e transparente e muito trabalho, conseguimos tirar do papel projetos esperados há muitos anos pelos cidadãos. Já realizamos, em pouco tempo, investimentos expressivos na Região Oceânica, além da extraordinária entrega do túnel Charitas-Cafubá. Centenas de ruas em vários bairros da Região Oceânica, que sofriam com enchentes e lama, hoje têm qualidade urbana e de vida, também valorizando o patrimônio das pessoas. O projeto Santo Antônio era o mais complexo, mas, finalmente, superamos esse desafio. Há mais de 40 anos, os moradores do local cobram uma solução para as inundações constantes registradas ali. Estou muito feliz em poder dar a ordem de início e concretizar essa reivindicação e sonho dos moradores”, disse o prefeito.
O bairro Santo Antônio fica abaixo do nível do mar e da Lagoa de Piratininga, também recebendo, nos dias de chuva, uma quantidade grande de água que desce do maciço do Jacaré. Por isso, foi necessário um estudo complexo para definir quais intervenções seriam necessárias para acabar com as enchentes. Para o trabalho, a prefeitura contratou por concorrência pública uma empresa internacional especializada nesse tipo de projeto. Foi feito um estudo de engenharia, de hidráulica e de procedimentos de macrodrenagem para definir o projeto executivo da obra.
Devido ao grande número de empresas interessadas em participar da licitação, houve uma redução de 33% no preço final da obra - o que representa uma economia de mais de R$ 20 milhões para os cofres públicos. O investimento total no projeto será de R$ 52,8 milhões e o Consórcio Bairro Santo Antônio, vencedor da concorrência pública, terá um prazo de 24 meses para concluí-lo. A contratação do consórcio foi homologada nesta semana.
A obra de macrodrenagem do Canal de Santo Antônio beneficiará mais de 13 quilômetros com obras de drenagem e pavimentação, contemplando 24 ruas do bairro. Já outros dois projetos que beneficiarão também os bairros da Região Oceânica, Maravista e Serra Grande passam por análise do TCE para serem liberados.
“Estamos trabalhando firmemente para concretizar essas obras tão esperadas pelos moradores da Região Oceânica, uma das que mais cresceu nas últimas décadas na cidade e, em muitos lugares, sem a infraestrutura necessária para atender o aumento das residências e, consequentemente, da população. Queremos, por meio do projeto Bairro Melhor, solucionar vários desses problemas", destaca Vicente Temperini, secretário municipal de Obras.
O administrador da Região Oceânica, Carlos Boechat, explica que o loteamento que gerou o bairro Santo Antônio foi autorizado há 50 anos apesar de ser uma área de inundação.
“A atual administração da Prefeitura não mediu esforços e, hoje, temos um projeto para ser executado que vai acabar definitivamente com o problema”, explica Boechat.
Fonte: Prefeitura de Niterói
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ASSINADA ORDEM DE INÍCIO DA REURBANIZAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO
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Prefeitura inicia obras para acabar com alagamentos no bairro Santo Antônio
09/08/2019 – Na terça-feira (13), o prefeito Rodrigo Neves assinou a ordem de início das obras de infraestrutura urbana, drenagem e pavimentação do bairro Santo Antônio, na Região Oceânica, dentro do projeto Bairro Melhor.
“Nos anos recentes, e apesar da grave crise geral no Estado e no país, com um planejamento sério e transparente e muito trabalho, conseguimos tirar do papel projetos esperados há muitos anos pelos cidadãos. Já realizamos, em pouco tempo, investimentos expressivos na Região Oceânica, além da extraordinária entrega do túnel Charitas-Cafubá. Centenas de ruas em vários bairros da Região Oceânica, que sofriam com enchentes e lama, hoje têm qualidade urbana e de vida, também valorizando o patrimônio das pessoas. O projeto Santo Antônio era o mais complexo, mas, finalmente, superamos esse desafio. Há mais de 40 anos, os moradores do local cobram uma solução para as inundações constantes registradas ali. Estou muito feliz em poder dar a ordem de início e concretizar essa reivindicação e sonho dos moradores”, disse o prefeito.
O bairro Santo Antônio fica abaixo do nível do mar e da Lagoa de Piratininga, também recebendo, nos dias de chuva, uma quantidade grande de água que desce do maciço do Jacaré. Por isso, foi necessário um estudo complexo para definir quais intervenções seriam necessárias para acabar com as enchentes. Para o trabalho, a prefeitura contratou por concorrência pública uma empresa internacional especializada nesse tipo de projeto. Foi feito um estudo de engenharia, de hidráulica e de procedimentos de macrodrenagem para definir o projeto executivo da obra.
Devido ao grande número de empresas interessadas em participar da licitação, houve uma redução de 33% no preço final da obra - o que representa uma economia de mais de R$ 20 milhões para os cofres públicos. O investimento total no projeto será de R$ 52,8 milhões e o Consórcio Bairro Santo Antônio, vencedor da concorrência pública, terá um prazo de 24 meses para concluí-lo. A contratação do consórcio foi homologada nesta semana.
A obra de macrodrenagem do Canal de Santo Antônio beneficiará mais de 13 quilômetros com obras de drenagem e pavimentação, contemplando 24 ruas do bairro. Já outros dois projetos que beneficiarão também os bairros da Região Oceânica, Maravista e Serra Grande passam por análise do TCE para serem liberados.
“Estamos trabalhando firmemente para concretizar essas obras tão esperadas pelos moradores da Região Oceânica, uma das que mais cresceu nas últimas décadas na cidade e, em muitos lugares, sem a infraestrutura necessária para atender o aumento das residências e, consequentemente, da população. Queremos, por meio do projeto Bairro Melhor, solucionar vários desses problemas", destaca Vicente Temperini, secretário municipal de Obras.
O administrador da Região Oceânica, Carlos Boechat, explica que o loteamento que gerou o bairro Santo Antônio foi autorizado há 50 anos apesar de ser uma área de inundação.
“A atual administração da Prefeitura não mediu esforços e, hoje, temos um projeto para ser executado que vai acabar definitivamente com o problema”, explica Boechat.
Fonte: Prefeitura de Niterói
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ASSINADA ORDEM DE INÍCIO DA REURBANIZAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO
DESCRIÇÃO
Começarão, nos próximos dias, a mobilização para o início das obras esperadas há décadas pelos moradores do bairro Santo Antônio, na Região Oceânica da cidade: a reurbanização de 24 ruas, com rede de drenagem e pavimentação. A obra promete minimizar os problemas das enchentes que sempre atingiram a região. A ordem de início foi assinada na noite desta terça-feira pelo prefeito Rodrigo Neves e a empresa vencedora da licitação no auditório da Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga.
O projeto, financiado pelo projeto Pró Sustentável, terá um investimento de R$52,8 milhões, 33% a menos que o valor previsto no edital de licitação. O Consórcio Bairro Santo Antônio, vencedor da concorrência pública garantiu, na ocasião, finalizar as obras até dezembro de 2020, diminuindo o prazo inicial de 24 para 17 meses. Ao todo, mais 13 quilômetros de vias serão contempladas.
Nele, estão incluídas as bacias 02 (entre a Estrada Francisco da Cruz Nunes, Condomínio Ubá III e Av. São Gualter) e 03 (entre a Estrada Francisco da Cruz Nunes, ruas Átila Nunes, Jornalista Sidney Correa e Av. Almirante Tamandaré) faz parte desta segunda fase das obras de Santo Antônio. As intervenções começarão pela drenagem da bacia 02, que realizará o deságue das águas pluviais para a nova galeria da Av. Almirante Tamandaré, executada com as obras da Transoceânica.
De acordo com o presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, foi necessário um estudo minucioso para definir as intervenções que responderiam de forma eficaz à complexidade que o bairro Santo Antônio representa, dada a quantidade de aterro que sofreu ao longo dos anos e ao fato de ficar localizado abaixo do nível do mar e da própria Lagoa de Piratininga.
“Ele acaba recebendo uma grande quantidade de água que desce do maciço do Jacaré e que não tem para onde escoar, causando os constantes alagamentos em qualquer dia de chuva. Nós contratamos então, por concorrência pública, uma empresa internacional especializada neste tipo de obra que fez um estudo de engenharia, de hidráulica e de procedimentos de macrodrenagem para definir a melhor intervenção”, explicou Reinaldo.
O prefeito Rodrigo Neves lembrou dos ajustes que teve que fazer nas contas públicas desde que assumiu a Prefeitura de Niterói, em 2013, o que tem permitido a realização de grandes obra estruturais na cidade. “O que está acontecendo aqui não é obra do acaso. Fizemos em sete anos o que não foi feito em 50. Trabalhamos duro para devolver qualidade de vida à Região Oceânica. Tenho orgulho de ser o prefeito que tirou do papel o túnel Charitas-Cafubá, sem pedágio conforme prometido, e já ter urbanizado bairros como Fazendinha, Cafubá, Boa Vista, Bairro Peixoto, Piratininga. Muitas outras obras virão”, garantiu ele, referindo-se ao lançamento, em setembro, do Projeto Parque da Lagoa de Piratininga, o primeiro de jardins filtrantes do Brasil, que captam as águas das galerias e filtram para despoluir a Lagoa de Piratininga. A revitalização do canto de Itaipu também foi anunciada para setembro.
Sobre os projetos de Serra Grande e Maravista, o prefeito explicou que ainda está andamento e será enviado na próxima semana ao Tribunal de Contas do Estado após ter sofrido 28 questionamentos do órgão. “Até o final do ano esperamos dar início a mais esta obra”, disse. Sobre Engenho do Mato, encontra-se em fase de projeto executivo, que também deve estar concluído até o final deste ano. A previsão é que as obras comecem no início de 2020.
“É muito prazeroso para nós estarmos acompanhando de perto a evolução pela qual passa a nossa região, ouvir e entender por parte do prefeito todo o processo burocrático que existe até o início efetivo de uma obra, isso nunca existiu aqui na Região Oceânica. Estamos felizes e esperançosos que tudo acabará bem e teremos mais qualidade de vida “, disseram o casal Renato Buarque e Virgínia de Souza, presentes ao evento.
Também participaram da cerimônia os secretários municipais de Obras, Vicente Temperini; da Seplag, Axel Grael; de Fazenda, Geonava Victer; da Saúde, Maria Célia; o administrador da Região Oceânica, Carlos Boechat, os diretores da Emusa, Linconl da Silveira e Paulo César Carrera, além de vereadores, assessores e colaboradores.
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