sexta-feira, 30 de agosto de 2019

NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura publica edital para Bicicletas Compartilhadas




A Prefeitura de Niterói, através do Programa Niterói de Bicicleta, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG, publicou hoje o edital para a implantação em Niterói de um sistema de bicicletas compartilhadas.

O edital intitulado "AUTORIZAÇÃO DE ATIVIDADE PARA IMPLANTAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE BICICLETAS COMPARTILHADAS, com estações no Município de Niterói, incluindo as estações de bicicletas, as bicicletas de aluguel, acompanhado do respectivo sistema de operação e controle de uso, por um período de 5 (cinco) anos prorrogáveis por mais 5 (cinco) anos, de acordo com as especificações mínimas estabelecidas neste edital e seus anexos", terá a abertura das propostas no dia 03 de outubro e, concluído o processo licitatório, a empresa selecionada será contratada e estará apta para implantar a rede de bicicletas compartilhadas.

O planejamento preparado pelo Niterói de Bicicleta prevê a implantação das estações em três fases, conforme o mapa abaixo:

Fases de implantação 

Acesse o edital aqui


Fases de implantação do Sistema

A implantação do Sistema de Bicicletas Compartilhadas será realizada em quatro fases.

A primeira fase compreende um raio de cinco quilômetros a partir do centro da cidade, onde há maior concentração tanto de população residente quanto da população flutuante. Esta fase engloba predominantemente parte da região das Praias da Baía e Centro. São regiões que possuem as principais vias de acesso à cidade, importantes ligações intermodais, além de maior concentração de infraestrutura de comércio, serviços e outras facilidades urbanas. Nestas regiões, o sistema será implantado de forma a consolidar uma rede densa de estações de bicicleta, que irão distar, em média, quatrocentos metros umas das outras.

A segunda e terceira fases contemplarão maior cobertura das regiões de Praias da Baía, e contemplará também a Região Oceânica. A Região Oceânica é um importante ponto de lazer e de apelo da paisagem em Niterói, sendo um atrativo ao uso da bicicleta tanto para residentes quanto para visitantes. Entretanto, nesta região, as estações serão implantadas de forma um pouco menos densa.

A quarta fase contemplará predominantemente a Região Norte. O alcance desta fase pretende abranger a locomoção de usuários que venham de outras localidades fora do município, principalmente São Gonçalo, e de bairros menos centrais, através da intermodalidade da bicicleta com os outros meios de transporte existentes.

É possível considerar que, embora a implantação não contemple fisicamente todo o município de Niterói, abrange os principais destinos dos residentes não somente deste município, mas também dos municípios vizinhos como o Rio de Janeiro e São Gonçalo. Isto permitirá que a população que não possui a oferta do sistema compartilhado de bicicletas no seu local de origem possa utilizar este modal na “última perna” da sua viagem em direção ao seu destino final.
Cronograma

As quatro fases serão implantadas de acordo com o seguinte cronograma previsto no edital:

  • Fase 1: 150 dias após a assinatura do contrato
  • Fase 2: 180 dias após a assinatura do contrato
  • Fase 3: 210 dias após a assinatura do contrato
  • Fase 4: 240 dias após a assinatura do contrato


É Niterói seguindo em frente para se tornar uma referência de cidade ciclável e de políticas públicas de sustentabilidade.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.