segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Equipe de Operações com Drone da Defesa Civil de Niterói auxilia Bombeiros no combate a incêndio em Charitas








02/08/2019 - A Equipe de Operações com Drones da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói atuou nesta sexta-feira (2) apoiando o Corpo de Bombeiros no combate a um incêndio florestal em Charitas. O equipamento contribuiu para avaliar as condições de extensão da área queimada, direção e possível localização do foco de incêndio além de analisar possíveis rotas de acesso.

A Equipe de Operações com Drones foi criada recentemente, com o objetivo de apoiar as ações que integram o Sistema Municipal de Defesa Civil em caráter preventivo e durante as emergências. Localização de construções irregulares em áreas protegidas, mapeamento de áreas de risco, apoio ao Corpo de Bombeiros em grandes operações e identificação de focos de mosquito são algumas das atividades do grupo.

“A Secretaria de Defesa Civil foi informada sobre o incêndio em área próxima ao túnel Charitas-Cafubá e, de imediato, entrou em contato com os bombeiros, seguindo para o local com o objetivo de oferecer suporte aos militares que estavam na área”, conta o secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, tenente-coronel Walace Medeiros. Ele ressalta que, com a aproximação de uma frente fria e previsão de chuva para o fim de semana, a tendência é de diminuição do risco de fogo em vegetação.

A Equipe de Operações com Drones recebeu um treinamento específico para atuar nas mais diversas situações, inclusive no monitoramento do deslocamento de balões em períodos de alto risco para queimadas.

Queimadas – Desde 2014, o programa Niterói Contra Queimadas realiza o monitoramento meteorológico voltado para ameaças de fogo em vegetação e possui um Plano de Contingências que prevê a ação integrada entre a Defesa Civil Municipal, a Guarda Ambiental, o Corpo de Bombeiros e o Inea.

O programa tem como finalidade também a formação de grupos de voluntários capacitados (Núcleo de Defesa Civil Contra Queimadas), que participam de um curso composto por 2 módulos (aulas teóricas e práticas) voltado para a conscientização, formas de prevenção, monitoramento de balões e apoio às equipes de combate nas grandes ocorrências de queimadas.

“Também são realizadas rondas preventivas em áreas vulneráveis previamente mapeadas, além da interação e conscientização dos moradores. Cada residência vizinha à área de vegetação é catalogada e georreferenciada, proporcionando monitoramento constante. Esse trabalho é feito com voluntários do Nudec Queimadas, lideranças comunitárias e secretarias da Prefeitura”, explica Walace Medeiros.

A Defesa Civil de Niterói solicita que, caso a população verifique a prática criminosa de queimadas ou demais focos de incêndio em vegetação, entre em contato com o Corpo de bombeiros pelo telefone 193, e com a Defesa Civil, através do número 199.

Fonte: Prefeitura de Niterói










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.