segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Revitalização da Marquês do Paraná com sinal verde



Comentário:

A nova Marquês do Paraná dará a Niterói uma solução para o principal gargalo de trânsito da cidade, responsável por engarrafamentos diários e oferecerá uma via de chegada a Niterói com um paisagismo e qualidade urbana muito mais adequada.

Além disso, implantará a ligação cicloviária entre as avenidas Roberto Silveira e Amaral Peixoto, duas ciclovias mais movimentadas da cidade.

As contagens de usuários neste trecho chega a picos de cerce de 500 bicicletas/hora e por volta de 3.000 bicicletas/dia. Com o oferecimento da ligação cicloviária, a tendência é aumentar em muito o número de usuários da bicicleta a transitar entre a Zona Sul e o Centro da cidade.

Cabe ressaltar que outra intervenção urbana estruturante será implantada praticamente de forma concomitante, que é a nova Praça Arariboia. Esta obra permitirá a duplicação do bicicletário da Praça Arariboia, que resultará num estímulo ainda maior ao uso da bicicleta.

É Niterói melhorando cada vez mais a sua infraestrutura urbana e a mobilidade sustentável, para se tornar uma cidade cada vez melhor para os seus moradores.

Viva Niterói!

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói




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Revitalização da Marquês do Paraná com sinal verde





05/08/2019 – O prefeito Rodrigo Neves assinou nesta segunda-feira (5) a ordem de início da obra de requalificação e urbanização da Avenida Marquês do Paraná. Rota quase obrigatória para quem vai de Icaraí, São Francisco e Charitas para o Centro e para acessar a Ponte Rio-Niterói, a Avenida Marquês do Paraná ganhará duas faixas exclusivas para ônibus - uma em cada sentido -, ciclovia bidirecional e paisagismo. O prazo para conclusão da obra é abril de 2020.

“Esse projeto de requalificação da Marquês do Paraná, esperado há muitos anos, se integra a um plano de mobilidade que começou com a conclusão do mergulhão Ângela Fernandes, com a abertura do túnel Charitas-Cafubá, a construção da TransOceânica, a construção do bicicletário da Praça Arariboia e das ciclovias da cidade, com o sistema de monitoramento por câmeras feito pelo Cisp, pela instalação de sinais de trânsito inteligentes em toda a cidade”, disse o prefeito. “Esse projeto resolverá vários problemas do trânsito na região, como os engarrafamentos na Avenida Roberto Silveira e na Doutor Celestino, onde, na hora do rush, motoristas ficam mais de 40 minutos. Um problema histórico”.

O projeto prevê a reurbanização e ampliação da via, com implantação de uma faixa exclusiva para ônibus em cada sentido da avenida, e uma ciclovia bidirecional ligando as ciclofaixas e ciclovias das avenidas Roberto Silveira (Icaraí) e Ernani do Amaral Peixoto (Centro).

“Vai ser mais estimulante para o usuário de bicicleta chegar ao Centro por essa nova estrutura que será implantada na Marquês do Paraná. Mais pessoas se sentirão incentivadas a usar a bicicleta nesse trajeto entre Icaraí e o Centro. A cidade ganha muito como isso”, destacou o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, as intervenções serão iniciadas pela parte viária, com o alargamento da pista e a implantação da ciclovia e das calçadas dentro das normas de acessibilidade, no sentido Centro-Icaraí. Em seguida, será executado o mesmo procedimento no sentido contrário (Icaraí-Centro).

Com o alargamento, a Marquês do Paraná ganhará uma parada de ônibus sobre o mergulhão Ângela Fernandes, nos mesmos moldes arquitetônicos das estações da TransOceânica. O projeto prevê a reurbanização completa da via, com a implantação de calçadas acessíveis dos dois lados da avenida, novo paisagismo, melhorias na drenagem, iluminação de LED e sinalização para pedestres.

“O alargamento da Marquês do Paraná beneficiará motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres, reduzindo o tempo de deslocamento e melhorando a qualidade de vida da população”, enfatiza o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier.

Mais de 50 desapropriações - A primeira parte do projeto, já concluída, foi a desapropriação e demolição de mais de 50 imóveis no trecho entre as ruas Doutor Celestino e Miguel de Frias que eram necessárias para o alargamento da via e a implantação da ciclovia bidirecional.

O alargamento da Rua Marquês do Paraná será a primeira obra realizada com recursos obtidos através do modelo de outorga onerosa, que financiará ações do processo de requalificação do Centro. Serão utilizados R$ 12 milhões, dos R$14 milhões já pagos por investidores que tiveram seus projetos aprovados para a região central da cidade.

Também participaram da solenidade de assinatura da ordem de início de obra os secretários municipais de Obras, Vicente Temperini; de Fazenda, Giovanna Victer; de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; do procurador-geral do Município, Carlos Raposo; e do presidente da Emusa, Reinaldo Pereira, entre outras autoridades.

Fonte: Prefeitura de Niterói












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