sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Obras da Praia do Sossego seguem a todo vapor



Secretaria municipal de Meio Ambiente já plantou 400 mudas de espécies nativas no local. Leonardo Simplício/Prefeitura de Niterói


Secretaria municipal de Meio Ambiente já plantou 400 mudas de espécies nativas no local

O caminho para a praia do Sossego, em Camboinhas, começa a ganhar novo contorno. As obras de infraestrutura do local seguem a todo vapor e as escadas que dão acesso a uma das áreas mais bonitas do litoral niteroiense já estão quase prontas e obedecendo o paisagismo rústico do local, que faz parte do Parque Municipal de Niterói (Parnit). Além das melhorias, a área de vegetação já está passando por reflorestamento e recebeu cerca de 400 mudas de espécies nativas para recomposição florística da paisagem.

A previsão é de que a obra seja concluída em cerca de dois meses, antes do início da temporada de verão, quando o movimento aumenta. O local permanece interditado para garantir a segurança dos visitantes durante a intervenção.

Além da escada, o espaço também receberá um mirante, guarita para a Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal e um espaço com banheiro e chuveirão. Também serão implantados jardins de chuva – canteiros rebaixados que captam, limpam e infiltram a água – como forma de drenagem. Por se tratar de uma área de conservação ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, além de realizar todos os estudos técnicos necessários para a escolha dos materiais e dos locais de construção do mirante e das escadas, assinou um Termo de Compromisso Ambiental com o Ministério Público (TCA).

O secretário municipal de Meio Ambiente, Eurico Toledo, explica que após a finalização da obra ainda haverá mais plantio no local assim, como o manejo de plantas exóticas.

“Durante alguns anos a Praia do Sossego sofreu um processo de degradação por conta do seu uso intensivo. A introdução de espécies exóticas também estava mudando a paisagem natural do local. Em 2014, quando o prefeito Rodrigo Neves incluiu a Praia do Sossego no Parnit, o lugar ganhou outra configuração. Essa obra irá permitir um acesso melhor ao local, mas os visitantes também terão que ter responsabilidade ambiental com o lugar, que é preservado e um dos maiores paraísos ecológicos da cidade”, destaca o secretário.

As obras são custeadas pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente e as melhorias estão em conformidade com os demais investimentos que estão sendo realizados pelo Programa Região Oceânica Sustentável - Pro-sustentável, que está implantando a infraestrutura de visitação, gestão e proteção dos ecossistemas no Parnit, incluindo áreas como Parque da Cidade e outras obras importantes.

Fonte: O Fluminense










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.