sábado, 17 de agosto de 2019

HACK NIT 2019: Rio Info abre maratona tecnológica de três dias








16/08/2019 – Símbolo da arquitetura moderna, a Cúpula do Caminho Niemeyer se transformará, de sexta (16) a domingo (18), na capital da tecnologia e da inovação. O local recebeu nesta sexta-feira a segunda edição do Rio Info Niterói, um dos principais eventos dedicados à Tecnologia da Informação (TI), inovação e empreendedorismo no país. O Rio Info Niterói é considerado um aquecimento para o HackNit, hackathon que acontece neste fim de semana (17 e 18) no Caminho Niemeyer. O hackathon é uma maratona em que programadores, designers e outros profissionais reúnem-se para discutir ideias e desenvolver ferramentas, aplicativos e soluções tecnológicas para problemas urbanos. Durante o fim de semana, a cidade recebe ainda a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

“Temos aqui neste espaço uma junção de dois eventos. A Rio Info Niterói 2019 e o HackNit são uma grande oportunidade de troca de conhecimento e experiências”, disse Axel Grael, secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão na abertura da Rio Info. “Niterói é uma cidade universitária. Temos sete universidades aqui, e a UFF é hoje a maior do país em número de alunos. Queremos criar um ambiente de negócios onde haja essa interação com as empresas para que Niterói seja uma referência em conhecimento. Importante que se divulguem essas iniciativas da Prefeitura de Niterói. Queremos fazer com que a gente atraia ainda mais eventos de tecnologia e inovação para criar um ambiente de modernidade e geração de empregos para a cidade”.

Giovanna Victer, secretária municipal de Fazenda, disse, na abertura do evento, que a Prefeitura está pronta para receber ideias da sociedade com o objetivo de criar um ambiente favorável de negócios em Niterói.

“Colocamos Niteroi à disposição para seus negócios, seus empreendimentos e suas ideias. Estamos oferecendo nossos serviços. Somos todos ouvidos. A dinâmica da sociedade é muito mais diversa do que o governo pode acompanhar. Por isso, é importante que fique claro que estamos abertos para ouvir e nos adaptar. Para que Niterói seja uma terra de prosperidade e novos negócios”, disse a secretária. Giovanna lembrou ainda da criação da casa do empreendedor, espaço criado pelo Município para auxiliar o pequeno empresário niteroiense.

Sigeo – O secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão apresentou a plataforma de Geoinformação da Prefeitura (Sigeo). A ferramenta, segundo Axel Grael, foi premiada pela transparência e facilidade de acesso a dados fundamentais da cidade para a aplicação de políticas públicas, a decisão de investimentos para a iniciativa privada e até a criação de soluções tecnológicas para os desafios das grandes cidades.

“O Sigeo reúne dados de diversas secretarias como Defesa Civil, Fazenda, Meio Ambiente, Conservação e Saúde, como Programa Médico de Família. A ferramenta reúne todos os dados produzidos por estas e outras pastas em um mesmo lugar", explicou Axel. "Temos hoje 182 camadas de informações no banco de dados. Destas, 64 são camadas públicas, tais como zoneamento, qualidade ambiental das bacias hidrográficas, dados econômicos da cidade e de mobilidade que podem ser acessadas pela internet".

O Sigeo pode ser acessado em sigeo.niteroi.rj.gov.br. Hoje, o sistema disponibiliza dados para um investidor que deseje, por exemplo, verificar a viabilidade de abrir um negócio em Niterói. Com poucos cliques, pode ter informações valiosas como outras empresas do mesmo ramo na região, detalhes da localização, regras de zoneamento e acesso à legislação específica do local estudado, camadas de tráfego alimentadas pelo Waze e até restaurantes e atrativos culturais próximos.

O Sigeo está sendo utilizado para a elaboração do guia de trilhas de Niterói e do guia botânico da cidade. Também serve como base para aplicações em mobilidade, com informações sobre as linhas de ônibus municipais.

“Niterói é hoje um celeiro de ciência, pesquisa e tecnologia”, disse Adriana Neves, diretora-geral da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia. Â “Temos muita felicidade com esse movimento que começa hoje e vai até domingo. Pela primeira vez, vamos sediar a Olimpíada Brasileira de Robótica, uma olimpíada científica com apoio do CNPq. Tecnologia, inovação e conhecimento são pulsantes no Caminho Niemeyer".

Programação – O Rio Info trouxe palestras em temas diversos como Nova Economia e Gestão 4.0, mindset empreendedor, finanças para empreendedores e técnicas de networking. As palestras do Rio Info Niterói 2019:

14:00 as 14.30 – Gestão 4.0 – Luiz Guilherme Guedes

14.30 as 15:00 – Mindset Empreendedor – Rafael Sommerfeld

15:00 as 15.30 – Finanças para empreendedores – Aline Rodrigues

15.30 as 16:00 – Marketing digital de impacto – Rodrigo Azevedo

16:00 as 16:30 – Bitcoin e Blockchain – Graziela Moraes

16:30 as 17:00 – Anjos e Financiamentos – Carlos Soares

17:00 as 17:30 – Técnicas de Networking – Rodrigo Abreu

17:30 as 18:00 – Filosofia empreendedora – Eric Gerhard



Fonte: Prefeitura de Niterói











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.