quinta-feira, 29 de novembro de 2018

PRO-SUSTENTÁVEL: Prefeitura de Niterói assina contrato para elaboração do projeto executivo para sistema cicloviário da Região Oceânica



Assinatura do contrato com a empresa Oficina Consultores Associados, na presença de SaintClair Giaccobo (UGP PRO_Sustentável), Arlindo Fernandes (sócio-diretor da empresa Oficina), Warner Vonk (Oficina), Andressa Lima (UGP-PRO-Sustentável), Felipe Simões (Programa Niterói de Bicicleta), João Pedro Gomes Boechat (Niterói de Bicicleta) e Helena Seyfarth de Souza Porto (Niterói de Bicicleta).


Na última terça-feira, Niterói deu um importante passo no caminho de se tornar uma cidade ainda mais ciclável e sustentável. Assinei o contrato com a empresa Oficina Consultores Associados, vencedora do processo licitatório promovido pela Prefeitura de Niterói para a elaboração do projeto executivo do Sistema Cicloviário da Região Oceânica.  

O projeto é um dos componentes do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável), desenvolvido com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que além da implantação do sistema cicloviário, terá a implantação do Parque Orla de Piratininga, a Renaturalização do Rio Jacaré, a implantação do Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT, ações de recuperação do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu, além de obras de infraestrutura, como a pavimentação e drenagem de ruas da Região Oceânica e outras intervenções de infraestrutura.

O Sistema Cicloviário da Região Oceânica integra todos os bairros e terá como ciclovia estruturante, a TransLagunar, que ligará o Túnel Charitas-Cafubá as praias de Itacoatiara e Itaipu, passando pela orla da Lagoa de Piratininga (Parque Orla de Piratininga) e pelo Setor Lagunar do Parque Estadual da Serra da Tiririca (no entorno da Lagoa de Itaipu.


Sistema Cicloviário da Região Oceânica. A Ciclovia TransLagunar está marcada em cor escura no mapa.


O prazo que a empresa terá para a conclusão dos estudos é de sete meses, portanto o projeto executivo estará pronto para a licitação das obras em julho de 2019.

Bicicletas compartilhadas

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), lançou o Edital de Chamamento Público para Apresentação de Estudos Técnicos destinados à Implantação, Operação e Manutenção do Sistema de Bicicletas Compartilhadas no Município de Niterói. 

O edital é parte do Procedimento de Manifestação de Interesse, que resultará numa Parceria Público-Privada para viabilizar a oferta de um sistema de bicicletas compartilhadas em Niterói.

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói




PRO-SUSTENTÁVEL: Ciclovia ligará Itacoatiara a Charitas, via lagoas oceânicas
PRO-SUSTENTÁVEL: medidas para salvar a Lagoa de Piratininga
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário Arariboia foi apresentado na VELO-CITY
NITERÓI DE BICICLETA: perfil do usuário do Bicicletário Arariboia
NITERÓI DE BICICLETA: Seis novos bicicletários serão construídos em Niterói

Bicicletas compartilhadas

NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura lança edital para projeto de bicicletas compartilhadas










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.