sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Prefeitura lança projeto de revitalização da orla da Zona Sul de Niterói



Comentário:

O projeto apresentado ontem em evento realizado no auditório do Museu de Arte Contemporânea - MAC, valorizará um dos maiores patrimônios da cidade, que é a beleza e as atrações da sua vibrante orla na Baía de Guanabara.

Com o MAC, as praias de Icaraí, Flechas e Boa Viagem, Ilha da Boa Viagem, pedras do Índio e de Itapuca e a inigualável paisagem que se descortina na Baía de Guanabara, a Orla da Zona Sul de Niterói reúne as mais conhecidas marcas turísticas e um dos mais apreciados espaços de esportes, lazer e cultura da cidade.

O projeto integra-se a outra iniciativa de valorização da orla do Centro de Niterói, que abrange do Gragoatá à Ponta D'Areia, passando pela Cantareira, Concha Acústica (que receberá um ginásio poliesportivo e outros equipamentos esportivos), Praça Arariboia, Avenida Rio Branco até o Mercado de Peixe.

Além de embelezar e dar novas funcionalidades à orla, esses dois projetos (três, se considerarmos também o alargamento da Avenida Marquês do Paraná) abrigarão soluções para uma boa infraestrutura cicloviária integrando a Zona Sul ao Centro pela orla ou pelo eixo Roberto Silveira/Marquês do Paraná/Amaral Peixoto, privilegiará o pedestre, mas também resolverá problemas de trânsito existentes atualmente.

No trecho da Praia de Icaraí, serão implantados novos quiosques, cujo projeto foi escolhido em consulta à população através do aplicativo COLAB.

Em seu pronunciamento, o prefeito Rodrigo Neves destacou que o investimento na orla da cidade se dará num momento virtuoso de investimentos em todas as regiões da cidade, com destaque para todas as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas na Zona Norte e Região Oceânica de Niterói, além de Pendotiba e outras regiões.

O projeto prevê a implantação de alguns mirantes em locais de valor paisagístico destacado. Um deles, será na entrada da Estrada Fróes, que homenageará a tradição náutica e, em particular, da vela em Niterói.

É Niterói repaginando e modernizando a sua infraestrutura para se tornar, cada vez mais, a melhor cidade para se viver e ser feliz.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói




----------------------------------------------------



Prefeitura lança projeto de revitalização da orla da Zona Sul de Niterói







08/08/2019 – A orla da Zona Sul de Niterói, que já possui uma paisagem deslumbrante da Baía de Guanabara, vai ficar ainda mais bonita. A Prefeitura de Niterói apresentou nesta quinta-feira (8), no Museu de Arte Contemporânea (MAC), os detalhes do projeto de revitalização da orla, do Forte Gragoatá até o início da Estrada Fróes, passando pela Boa Viagem, Ingá e Praia de Icaraí. O trajeto vai ganhar ciclovia, decks, mirantes, intervenções viárias, quiosques e novo paisagismo, entre outras melhorias. O edital para a escolha da empresa que fará a obra será publicado no Diário Oficial e a previsão é de que os trabalhos comecem já nos próximos meses.

“Esse projeto recupera e qualifica o espaço público para o niteroiense e para os visitantes e tem um impacto positivo para a projeção da cidade. Estamos emoldurando essa paisagem natural lindíssima, que é motivo de orgulho para todo niteroiense”, disse o prefeito Rodrigo Neves.

O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade e integra um conjunto de intervenções que também serão feitas na orla do Centro e de São Francisco e Charitas. Foi o secretário de Urbanismo, Renato Barandier, que apresentou as novidades do projeto.

“O objetivo é trabalhar nos detalhes, a Praia de Icaraí continuará com o padrão visual atual, a paginação do piso será mantida no calçadão, com acréscimo de uma ciclovia, de pontos de ônibus seguros, com acessibilidade, novos quiosques e paisagismo ao longo de toda a orla”, destacou Renato Barandier.

A ciclovia seguirá por todo o trecho da orla, entre o Forte Gragoatá e o início da Estrada Fróes e se conectará com a ciclovia que partirá do Mercado de Peixe São Pedro, cruzando todo o Centro e o bairro de São Domingos. Para a construção da ciclovia, as vagas de estacionamento ao longo do calçadão da Avenida Litorânea serão transferidas para o outro lado da via, junto ao muro da UFF.


Vídeo do evento de apresentação do projeto: assista aqui


Ao lado do Forte, a Prefeitura construirá uma praça, com mirante junto ao mar e uma sequência de decks ao longo da Avenida Litorânea. Em frente à Ilha da Boa Viagem será construída uma praça e um centro de atendimento ao turista.

Junto ao MAC, serão construídos decks com vista para o mar e para o museu. Na Praia das Flechas, o prédio na esquina da praia João Caetano com Rua Dr. Pereira Nunes será desapropriado e demolido para melhorar a mobilidade viária no local.

Em toda a orla, o guarda corpo atual será substituído por um novo, de inox, seguindo o novo padrão de orla. No início da Praia de Icaraí, haverá uma nova travessia de pedestre sinalizada em frente à Pedra do Índio.

De acordo com o projeto, a ciclovia terá uma segregação maior ao longo da Praia de Icaraí. Os pontos de parada de ônibus serão ampliados e ganharão uma baia separada da ciclovia. A praia ganhará também novos quiosques. O padrão será o modelo aprovado pelos moradores do bairro através de votação, via Colab. O calçadão junto aos prédios terá um novo paisagismo padronizado.

No início da Estrada Fróes será construído um parque de sustentabilidade e sensorial, com decks e um grande mirante, que se chamará Mirante Grael, em homenagem à família Grael.


Fonte: Prefeitura de Niterói












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.