domingo, 11 de agosto de 2019

PRO SUSTENTÁVEL: Prefeitura inicia obras para acabar com alagamentos no bairro Santo Antônio






Na próxima terça-feira (13), o prefeito Rodrigo Neves assina a ordem de início das obras de infraestrutura urbana, drenagem e pavimentação do bairro Santo Antônio, na Região Oceânica, dentro do projeto Bairro Melhor.

“Nos anos recentes, e apesar da grave crise geral no Estado e no país, com um planejamento sério e transparente e muito trabalho, conseguimos tirar do papel projetos esperados há muitos anos pelos cidadãos. Já realizamos, em pouco tempo, investimentos expressivos na Região Oceânica, além da extraordinária entrega do túnel Charitas-Cafubá. Centenas de ruas em vários bairros da Região Oceânica, que sofriam com enchentes e lama, hoje têm qualidade urbana e de vida, também valorizando o patrimônio das pessoas. O projeto Santo Antônio era o mais complexo, mas, finalmente, superamos esse desafio. Há mais de 40 anos, os moradores do local cobram uma solução para as inundações constantes registradas ali. Estou muito feliz em poder dar a ordem de início e concretizar essa reivindicação e sonho dos moradores”, disse o prefeito.

O bairro Santo Antônio fica abaixo do nível do mar e da Lagoa de Piratininga, também recebendo, nos dias de chuva, uma quantidade grande de água que desce do maciço do Jacaré. Por isso, foi necessário um estudo complexo para definir quais intervenções seriam necessárias para acabar com as enchentes. Para o trabalho, a prefeitura contratou por concorrência pública uma empresa internacional especializada nesse tipo de projeto. Foi feito um estudo de engenharia, de hidráulica e de procedimentos de macrodrenagem para definir o projeto executivo da obra.

Devido ao grande número de empresas interessadas em participar da licitação, houve uma redução de 22% no preço final da obra – o que representa uma economia de mais de R$ 20 milhões para os cofres públicos. O investimento total no projeto será de R$ 52,8 milhões e o Consórcio Bairro Santo Antônio, vencedor da concorrência pública, terá um prazo de 24 meses para concluí-lo. A contratação do consórcio foi homologada nesta semana.

A obra de macrodrenagem do Canal de Santo Antônio beneficiará mais de 13 quilômetros com obras de drenagem e pavimentação, contemplando 24 ruas do bairro. Já outros dois projetos que beneficiarão também os bairros da Região Oceânica, Maravista e Serra Grande passam por análise do TCE para serem liberados.

“Estamos trabalhando firmemente para concretizar essas obras tão esperadas pelos moradores da Região Oceânica, uma das que mais cresceu nas últimas décadas na cidade e, em muitos lugares, sem a infraestrutura necessária para atender o aumento das residências e, consequentemente, da população. Queremos, por meio do projeto Bairro Melhor, solucionar vários desses problemas”, destaca Vicente Temperini, secretário municipal de Obras.

O administrador da Região Oceânica, Carlos Boechat, explica que o loteamento que gerou o bairro Santo Antônio foi autorizado há 50 anos apesar de ser uma área de inundação.

“A atual administração da Prefeitura não mediu esforços e, hoje, temos um projeto para ser executado que vai acabar definitivamente com o problema”, explica Boechat.


Fonte: A Tribuna









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.