sábado, 14 de julho de 2018

PRODUIS: Visita às obras de infraestrutura de São José



Equipes reunidas decidindo caminhos das obras. 


Na quarta-feira, 11/07, visitei as áreas de reflorestamento da Prefeitura de Niterói no Morro da Boa Vista e as obras de urbanização na região das ruas São José, Jerônimo Afonso e Travessa São José, no Fonseca.

As obras fazem parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói - PRODUIS e atendem às demandas de infraestrutura e equipamentos sociais na região que se localiza entre o Morro do Bumba e o Caramujo, que apresenta um dos mais baixos índices de desenvolvimento social de Niterói.

O PRODUIS é coordenado pela Unidade de Gestão de Projetos (UGP-PRODUIS), vinculado à Secretaria Executiva da Prefeitura de Niterói.

Os recursos do PRODUIS são o resultado de uma negociação da Prefeitura de Niterói com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e inclui dentre outros ações, a urbanização de uma comunidade vizinha, a Igrejinha do Caramujo. Veja aqui todas as iniciativas do PRODUIS: Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (PRODUIS): conheça o escopo do projeto financiado pelo BID 

O escopo dos investimentos em São José é apresentado a seguir:



Mapa das intervenções:


Apresentamos, a seguir, alguns registros da visita aos Núcleos de Intervenção da obra em São José que já estão em fase de implantação. Estiveram comigo, técnicos e dirigentes da Secretaria Executiva, UGP-PRODUIS, EMUSA, Aguas de Niterói e do consórcio de empresas que venceu a licitação para a execução das obras:

Obras de infraestrutura na comunidade do "Sem Terra"


Sem Terra: Localização do Núcleo de Intervenção 9 e o escopo dos trabalhos no local.

Escada de acesso implantada pelo projeto. Foto Axel Grael

Urbanização de vias. Foto de Axel Grael


Infraestrutura na comunidade da Biquinha


Biquinha: Localização do Núcleo de Intervenção 7 e escopo dos trabalhos no local.

Vista do alto da Biquinha. Ao fundo, à direita, o aterro do Morro do Céu. Foto Axel Grael

Contenção de encosta com técnica alternativa de plantio do capim vetiver. Saiba mais sobre o uso do vetiver pela Prefeitura de Niterói. Foto Axel Grael

Área de plantio do capim vetiver e, ao fundo, o pico mais à direita, é o Morro da Boa Vista, onde a Prefeitura desenvolve trabalho de reflorestamento de encostas.

Vista da Biquinha. Ao fundo, do outro lado do vale, a comunidade da Igrejinha do Caramujo, onde a Prefeitura deu Ordem de Início para as obras de urbanização.


O PRODUIS ainda está em fase de implantação tanto em São José como na Igrejinha do Caramujo, mas estamos certos que o projeto mudará muito a realidade daquelas comunidades. Estamos certos também, que o projeto será também um marco nas políticas públicas de urbanização e resiliência em comunidades.

Vamos em frente!

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói



--------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

PRODUIS: Em São José, nova técnica para conter encostas PRODUIS: Entrega das obras de infraestrutura do bairro do Caramujo, em Niterói, está prevista para 2019
PRODUIS: Mais investimentos estratégicos para transformar o Caramujo
PACOTE DE OBRAS PARA A ZONA NORTE DE NITERÓI - PRODUIS
Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (PRODUIS): conheça o escopo do projeto financiado pelo BID
PRODUIS: Prefeitura de Niterói anuncia na Comunidade São José a maior obra já realizada na Zona Norte
Obra de urbanização e infraestrutura na comunidade São José, no Fonseca, começa em setembro
NITERÓI RESILIENTE: Contenção nas encostas avança em várias regiões PRODUIS: Obras de urbanização financiadas pelo BID estão avançando no Fonseca
Prefeitura assina primeiro contrato de obra contemplada pelo financiamento do BID
Comunidade da Igrejinha, no Caramujo, receberá urbanização, áreas de lazer, nova creche e unidades habitacionais
Prefeitura conclui obras de contenção no Caramujo este mês
No RJTV de hoje, celebramos com a comunidade a obra de contenção de uma encosta na Rua Machado, no Caramujo, Niterói
Rua Machado, no Caramujo: promessa feita, obra pronta
Caramujo é o primeiro bairro de Niterói a receber o projeto “Prefeitura Móvel”








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.