sábado, 7 de julho de 2018

CCPAD: Controle populacional de gatos em Niterói adapta mais de cem colônias



Felinos. Gatos castrados no centro de controle e que serão encaminhados para adoção - Pedro_Teixeira / Pedro Teixeira



Por Lívia Neder


Inaugurado há um ano, centro fez duas mil castrações de animais


NITERÓI — Implantadas em 2015 e expandidas no ano passado com a inauguração do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), no Fonseca, ações para o controle de gatos adequaram mais de cem colônias, castrando cerca de dois mil felinos na cidade. O trabalho foi elaborado a partir de um mapeamento anterior à criação do CCPAD, que está completando um ano na próxima semana. Nesse primeiro ano de funcionamento, o centro fez outras duas mil castrações de cães e gatos em toda a cidade.

Segundo o coordenador municipal de Defesa Animal, Marcelo Pereira, a política de capturar, esterilizar e devolver (CED) os felinos às colônias é feita com sucesso em diversos países. Ele afirma que, em Niterói, todas as colônias estão controladas, incluindo as maiores como as do Horto do Fonseca e a do Cemitério de Charitas.

— Muitas pessoas não entendem o motivo de devolvermos os gatos, mas, se removermos uma colônia 100%, criamos um vácuo, e uma nova colônia se formará. Quando castramos todas as colônias, elas se controlam, e não há riscos de proliferação populacional nem de zoonoses. Hoje, gatos são vítimas de uma doença que é transmitida para pessoas também, a esporotricose. Eles não são vilões, como muitas pessoas pensam, já que a doença está no meio ambiente e vai continuar mesmo se acabarem com todos os gatos — explica Pereira.

Na CED, os gatos adultos são devolvidos às colônias, e os filhotes, sempre que possível, são destinados à adoção, em feiras promovidas na cidade. A próxima feira do CCPAD acontece amanhã, no Campo de São Bento. O centro também está promovendo um trabalho de conscientização de proteção animal junto a alunos da rede pública.

— Os animais encaminhados pelo CCPAD para adoção têm um microchip de identificação. A meta é, até o ano que vem, implantarmos o microchip em todos os animais que forem castrados por nós — explica Pereira.

Joana Paes Leme , uma das coordenadoras da feira “Adote seu melhor amigo”, que acontece no primeiro e no terceiro domingo de cada mês, no Campo de São Bento, avalia de forma positiva as ações, mas ressalta que ainda há um longo caminho a ser percorrido:

— Estamos há muitos anos nessa luta, e, até então, não havia uma política pública de proteção animal e castração. O CCPAD virou referência para outros municípios, mas ainda há muito a fazer. É um projeto a longo prazo. O número de castração destinado aos protetores não atende à nossa demanda. Este mês, nos destinaram quatro apenas, mas temos de 15 a 20 animais para castrar mensalmente no nosso grupo..

Inscrições para castração

O CCPAD abre inscrições para castrações gratuitas em sua sede, no dia 17 deste mês. Serão distribuídas 500 senhas, a partir das 8h, na Travessa Luiz de Matos 105, no Fonseca. Os donos do animais devem levar identidade e comprovante de residência (original e cópia) para agendar dia e hora das cirurgias. Cada pessoa tem direito a até duas senhas, podendo castrar dois animais.

Fonte: O Globo Niterói











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.