domingo, 22 de julho de 2018

Niterói revitaliza a Orla da Zona Sul





Carolina Ribeiro

Projetos para Icaraí e Gragoatá já estão sendo elaborados. Moradores de Charitas terão que aguardar licitação

Marcada para o início de 2019, a obra de revitalização das orlas de Gragoatá, Icaraí e Charitas, na Zona Sul, estão sendo aguardadas ansiosamente pelos moradores e frequentadores. No momento já estão sendo elaborados os projetos de revitalização da Orla Arariboia (Mercado de Peixe São Pedro até o Reserva Cultural), cujo projeto básico de urbanismo está orçado em R$1.044.651,21; e da Orla Icaraí/Boa Viagem (da Praia da Boa Viagem até o Skate Parque de São Francisco), com projeto básico de Urbanismo orçado em R$795.095,84. Moradores de Charitas, porém, terão que aguardar ainda o processo de licitação, ainda sem data divulgada. A previsão é de que os projetos sejam concluídos em outubro e as obras comecem no ano que vem.

O plano da Prefeitura de Niterói prevê a implantação de um deque, a construção de novos quiosques e áreas de lazer. Moradora de São Francisco desde que nasceu, e frequentadora assídua de Charitas e Icaraí, a aposentada Claudia Stefanelli, de 60 anos, acredita que a revitalização das orlas fará bem ao comércio e ao turismo da cidade, pois deixará os espaços mais modernos e bonitos.

“Os quiosques estão velhos, sem atrativo. Poderiam ser semelhantes aos de Copacabana, com um design bonito. Acredito que mais pessoas visitarão as orlas para passar o dia. Porém, é preciso respeitar a natureza sempre, não pode ter aquele cimentado nos quiosques como tinha antes em Charitas”, opina.

A garçonete Analice Maselli, 28, gosta de aproveitar seu dia de folga caminhando pelo calçadão. Depois do Túnel Charitas-Cafubá, a orla deste lado da cidade passou a ser o foco da moradora do Cafubá.

“Passo de carro por aqui (Charitas) e acho o pôr do Sol lindo, uma das melhores vistas da cidade. Ainda não parei em um dos quiosques, mas depois da obra, acredito que será mais um atrativo”, afirma.

Em maio, o prefeito Rodrigo Neves declarou que o projeto para revitalização das orlas estava em fase de elaboração e seria apresentado em outubro deste ano e que o trâmite licitatório estava previsto para dezembro, e as obras em janeiro de 2019. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2020.

Enquanto a padronização dos quiosques não ocorre, moradores e comerciantes muitas vezes enfrentam impasses. Recentemente, um quiosqueiro foi acusado de cimentar um trecho da faixa de areia para aumentar seu negócio. O comerciante, no entanto, alegou que apenas estava consertando um pedaço da faixa de concreto já existente.

Outro quiosqueiro de Charitas explicou que, durante um choque de ordem da Prefeitura de Niterói alguns anos atrás, toda a parte cimentada dos estabelecimentos foi destruída restando apenas entre 1 e 2 metros de concreto para ordenamento do ambiente, limitado pela equipe da fiscalização.


Fonte: O Fluminense










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.