terça-feira, 24 de julho de 2018

Defesa Civil de Niterói concorre a certificação da ONU





por defesacivil

Com capacitação do SAMU e workshop, Defesa Civil de Niterói intensifica esforços em campanha global “Construindo Cidades Resilientes”

A Defesa Civil de Niterói capacitou, na quarta-feira (17), a equipe do SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, para atuação dentro de seu sistema. A ideia é alinhar a atuação conjunta dos órgãos em ocorrências de desastres naturais e no Sistema Municipal de Defesa Civil. Essa integração fortalece os esforços da campanha global “Construir as Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando”, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O município vem implementando ações para se adequar ao título de cidade resiliente, dentro dos padrões da ONU. Além da capacitação do Samu, em julho, Niterói se tornou a primeira cidade da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, além da capital, a possuir rede pluviométrica autônoma, operada 100% pela Defesa Civil Municipal. O órgão realiza, ainda, rondas preventivas, organiza os Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades (Nudecs) e capacita, periodicamente, voluntários para agir em casos de desastres naturais.

Niterói é uma das sete cidades brasileiras, entre os 5.570 municípios do país, que concorrem ao certificado Cidade Modelo em Resiliência, conferido pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres. Na semana passada, a Defesa Civil participou de um workshop promovido pela ONU, parte da campanha Cidades Resilientes.

O seminário, na sede da Defesa Civil de Angra dos Reis, teve como objetivo a elaboração do Plano Local de Resiliência (PLR). O secretário municipal de Defesa Civil, Walace Medeiros, contou que a equipe está focada em atender os pré-requisitos da organização mundial para conquistar o certificado.

“Dentro da programação da campanha, essa é uma das mais importantes etapas, com criação do plano local de resiliência, que vai abordar características da cidade e desenhar passos seguintes na busca por condição estratégica e sólida de gestão de risco de desastres”, explicou.

O município foi indicado pela Secretaria Estadual de Defesa Civil para concorrer ao certificado por já apresentar ações de resiliência nos últimos quatro anos. Assim como Petrópolis, na Região Serrana, e as demais cidades participantes, Niterói está sendo avaliada em 90 itens e terá que apresentar o plano de municipal de resiliência até o final de 2018.

Fonte: Defesa Civil de Niterói










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.