domingo, 1 de julho de 2018

PARNIT terá pista de Downhill com infraestrutura mais adequada para o esporte e proteção do parque



COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

As obras de estruturação da pista de Downhill do Parque Natural Municipal de Niterói, considerada uma das melhores do Rio, é mais uma iniciativa para fazer desta unidade de conservação uma alavanca do ecoturismo e dos esportes radicais na cidade. 

Parques precisam cumprir um papel ambiental, mas também um papel social: proteger ecossistemas, rios e nascentes, paisagens, ecossistemas e a biodiversidade, mas também oferecer oportunidades de lazer, recreação, esportes, educação, ecoturismo e serviços ambientais para a cidade (amenização climática, prevenir riscos geotécnicos etc.). Portanto, a Prefeitura de Niterói já anunciou uma agenda de investimentos para fazer do PARNIT, que já é uma das maiores atrações turísticas do Grande Rio, um patrimônio da cidade cada vez mais presente no cotidiano da população de Niterói e de seus visitantes.

Os recursos para os investimentos virão do próprio orçamento municipal, do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável) e de emendas parlamentares.

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói



---------------------------------------------------------






Incentivo para as pedaladas radicais

Parque da Cidade terá trilha para downhill revitalizada, uma antiga reivindicação de praticantes de mountain bike na cidade

Praticantes de downhill, uma modalidade de mountain bike, terão seu local de treinos e provas revitalizado em Niterói. A prefeitura homologou neste último final de semana o resultado da licitação que escolheu a empresa responsável pelas intervenções na trilha Waimea, no Parque da Cidade, a partir dos próximos dias. A obra, que tem o orçamento de R$ 343 mil e deve durar 3 meses, inclui instalação de rampas, muro de contenção e passarela.

De acordo com Alex Figueiredo, administrador do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), a revitalização prevista funcionará para preservar a trilha e o ecossistema do local, uma vez que o estado da pista utilizada diariamente por praticantes e em campeonatos é, segundo ele, calamitoso.

“Uma das intervenções é a instalação de um sistema de drenagem do solo, o que evitará que ocorram processos erosivos no local. Essa erosão pode acontecer por excesso de uso ou por solo exposto e, no caso da Waimea, é a erosão pluvial, as chuvas arrastam o solo da trilha justamente por falta de sistema de drenagem”, explica o administrador.

Utilizada para campeonatos, a trilha recebeu em novembro a 1ª Copa Niteroiense e foi uma das etapas do Campeonato Carioca de Downhill. O autônomo Frederico Duarte, de 39 anos, que usa a Waimea pelo menos três vezes por semana para diversão, diz que, nestes casos, quando há campeonato, os patrocinadores se juntam para tornar o percurso apresentável. No resto do ano, a iniciativa é dos próprios usuários.

“É a única pista de Niterói. Ela é uma trilha bem técnica, que serve de treino para muitos que querem se qualificar para o campeonato brasileiro. Atualmente ela está razoável, pois tentamos mantê-la de alguma forma; com nosso dinheiro revitalizamos as rampas e os pallets que usamos”, conta. Segundo ele, cerca de 100 pessoas de Niterói e São Gonçalo usam o local semanalmente, com ápice nos fins de semana.

Quem também viu com alegria a revitalização foi a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj). Para o presidente Rodrigo Rocha, as intervenções vão favorecer os ciclistas que utilizam a trilha tanto para treino quanto para diversão. Além disso, esta medida poderá suscitar em revitalizações das demais trilhas do Parque da Cidade, já que o local recebe diversas competições de mountain bike.

Não há uma data correta da abertura da trilha. Atualmente ela é para uso exclusivo de ciclistas e recebe público diariamente.

Outro local apontado por Figueiredo que necessita da intervenção é a travessia São Francisco-Cafubá, onde as modalidades são trekking – caminhada que une a atividade física saudável ao contato com a natureza – e o mountain bike.

Trilha Waimea – Segundo a Prefeitura de Niterói, o projeto inclui cinco rampas, um muro de contenção e uma passarela. A empresa terá três meses para conclusão das intervenções, a partir da assinatura da ordem de início, o que deve acontecer nos próximos dias. O valor do investimento é de R$ 343.050,55. Questionada se iria interditar o local para as obras, a prefeitura não respondeu.


Fonte: O Fluminense



-------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

PARNIT: Prefeitura licita projetos para incentivar o esporte e ecoturismo em Niterói
Infraestrutura nas trilhas do PARNIT vai promover esportes, turismo e dar mais segurança aos usuários
Campeonato de Downhill no Parque da Cidade (PARNIT)
PARNIT: com os avanços na implantação de trilhas ecológicas, Niterói é convidada a integrar iniciativa nacional do ICMBio

Áreas verdes em Niterói

POLÍTICA DE ÁREAS VERDES DE NITERÓI É APRESENTADA EM EVENTO INTERNACIONAL NO PERU
PARQUES E ÁREAS VERDES: Niterói possui um dos maiores índices de áreas verdes/habitante

PARNIT e trilhas em Niterói

TRAVESSIA TUPINAMBÁ: Desbravando novos caminhos por Niterói
PRO-SUSTENTÁVEL: Prefeitura de Niterói está implantando a maior trilha da cidade no PARNIT
PARNIT: Travessia Tupinambá será aberta ao público em maio
PARNIT - TRAVESSIA TUPINAMBÁ: Novo caminho para trilhar na cidade
PARNIT - Niterói terá trilha de 7km em maio
PARNIT: Esportistas redescobrem o Parque da Cidade, que terá trilhas revitalizadas
PRO-SUSTENTÁVEL: Prefeitura reúne lideranças comunitárias para debater Parque Orla de Piratininga
PRO-SUSTENTÁVEL: Ciclovia ligará Itacoatiara a Charitas, via lagoas oceânicas
PRO-SUSTENTÁVEL: Região Oceânica terá investimentos em infraestrutura e sustentabilidade
PRO-SUSTENTÁVEL: medidas para salvar a Lagoa de Piratininga
Campeonato de Downhill no Parque da Cidade (PARNIT)
PARNIT: Prefeitura de Niterói implanta infraestrutura na Ilha do Pontal, na Lagoa de Piratininga









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.