domingo, 21 de agosto de 2016

Rodrigo Neves lidera corrida por votos em pesquisa



Niterói quer seguir em frente! O Jornal O Fluminense divulgou a pesquisa do Instituto Gerp onde aparecemos com 52% considerando-se os votos válidos.


CDL Niterói divulga consulta feita pelo instituto Gerp. Se a eleição fosse hoje, o atual prefeito venceria no 1º turno

Pesquisa do Instituto Gerp, encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói, aponta o prefeito Rodrigo Neves (PV), candidato à reeleição pela coligação Para Seguir em Frente, com 30% das intenções de voto, seguido por Felipe Peixoto (PSB), com 19%; Flávio Serafini (PSOL), com 7%, e Danielle Bórnia (PSTU), 2%.

Se as eleições fossem hoje, segundo a pesquisa, não haveria segundo turno em Niterói. Como a soma dos adversários não alcança o montante de votos do primeiro colocado, Rodrigo Neves estaria reeleito no primeiro turno. A margem de erro é de 3,78 pontos percentuais. Desconsiderando votos brancos ou nulos e indecisos, que somam 42%, o atual prefeito chegaria a 52%, Felipe Peixoto teria 33%, Flávio Serafini, 12%, e Danielle Bórnia, 3%.

No estudo, 23% dos entrevistados disseram que não votam em nenhum dos candidatos apresentados e 19% não sabem ou não responderam. Na simulação de um eventual segundo turno, contando apenas os votos válidos, o resultado foi Rodrigo Neves à frente, com 62% dos votos, e Felipe Peixoto, com 38%.


Na corrida eleitoral pela Prefeitura de Niterói o candidato Rodrigo Neves (PV) lidera a disputa.. Fotos: Marcelo Feitosa e Evelen Gouvea


Na pesquisa espontânea sobre o primeiro turno, quando os nomes dos candidatos não são mencionados pelos entrevistadores, Rodrigo Neves também ficou na frente, com 36% das intenções de voto, seguido por Felipe Peixoto, com 17%.

Quanto à rejeição, Rodrigo Neves e Felipe Peixoto aparecem empatados, com 19%, enquanto Flávio Serafini tem 18% e Danielle Bórnia, 16%. Nesta questão, 24% dos eleitores disseram que poderiam votar em qualquer um destes candidatos, enquanto 23% disseram que não votariam em nenhum deles.

O presidente do Instituto Gerp, Gabriel Pazos, avalia como significativa a vantagem entre Rodrigo Neves e o segundo colocado, Felipe Peixoto. “Esta é a primeira pesquisa divulgada após o início da campanha. É natural que o prefeito esteja à frente, uma vez que se mantém em visibilidade constante devido a suas realizações. Mas onze pontos é uma vantagem bem significativa. Em política nada é impossível mas os adversários terão muito trabalho para reverter o cenário que está colocado”, avalia.

“Esta pesquisa é de extrema importância para balizar os eleitores de Niterói neste início de corrida eleitoral. Trata-se de um instrumento a serviço dos niteroienses, sobretudo numa eleição atípica, com menos tempo de campanha em que precisamos, mais do que nunca, estar bem informados sobre o cenário eleitoral”, ressaltou Roberto Rocha, conselheiro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL).

O Instituto Gerp ouviu 700 entrevistados em Niterói, entre os dias 13 e 17 de agosto de 2016. As entrevistas foram feitas pessoalmente. A pesquisa é do tipo quantitativa e os entrevistados foram selecionados por cotas em função das variáveis sexo, faixa etária, renda do chefe do domicílio e área de residência. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo RJ-07374/2016. O nível de confiança é de 95,55%.

Fonte: O Fluminense






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.