quarta-feira, 17 de agosto de 2016

CULTURA EM NITERÓI: Orquestra alemã faz temporada no Rio e em Niterói



A Orquestra Jugge e os músicos do Programa Aprendiz na Escola também se apresentarão no Teatro Municipal de Niterói (no dia 31 de agosto) e na Biblioteca Parque de Niterói (dia 2 de setembro). 


16/08/2016 - A Orquestra de Sopros alemã JUGGE chega ao Brasil para participar de uma série de concertos nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, ao lado de formações orquestrais do Programa Aprendiz Música na Escola. A maratona, resultado do programa de intercâmbio musical Brasil x Alemanha realizado pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), terá início no dia 30 de agosto, terça-feira, às 18h30, no Salão Leopoldo Migues (Escola de Música da UFRJ). Ao todo serão quatro apresentações. Além do dia 30, haverá shows nos dias 31, no Teatro Municipal de Niterói; no dia 2 de setembro, na Biblioteca Parque de Niterói; e, por último, no dia 6, na Biblioteca Parque Estadual (Centro do Rio).

Composta por 40 jovens músicos, entre 13 e 21 anos, a JUGGE será conduzida pelo maestro Milos Gluckmann e traz no repertório algumas “Folks Songs”– as canções populares germânicas – como “Stell Dich Ein in Oberkrain”, “Vom Egerland Zum Moldaustrand”, “Polka Party”, “Schlag auf Schlag” e “Die Tollkühnen Männer”.

Já os músicos do Programa Aprendiz vão mostrar obras de grandes artistas brasileiros, como Chiquinha Gonzaga (Lua Branca), Jacob do Bandolim (Assanhado), Villa-Lobos (Preludio, Bachianas nº4), e clássicos de nomes consagrados como Mozart (sinfonia 38) e Ravel (Pavane pour une enfant defunt).

A Orquestra JUGGE

A Orquestra de sopros Jugendorchester Gersthofen Schwäbische Bläserbuben, conhecida como JUGGE, é originária da região histórica e cultural de Gersthofen, que fica a cerca de 60 quilômetros de Munique, na Baviera.

Fundada em setembro de 1955, a JUGGE tem como objetivos proporcionar formação musical para jovens e promover a cultura e as artes por meio de atividades e encontro musicais variados, contribuindo para valores como os da compreensão e da tolerância internacional. A orquestra já realizou intercâmbios musicais com diversos países como Áustria, Grã-Bretanha, Dinamarca, Suécia, República Checa, Noruega, Rússia etc.

Em 2013, a formação orquestral “Gersthofer Blasharmoniker”, composta por ex-membros da JUGGE, esteve no Brasil para uma série de concertos, realizando um deles junto com alunos do Programa Aprendiz, em Niterói (RJ). A apresentação resultou em parceria e, em 2014, três jovens músicos do Programa Aprendiz foram para Gersthofen, onde participaram de concertos, divulgando a musicalidade brasileira e conhecendo a cultura local. Essa troca de experiências entre a JUGGE e o Aprendiz se repetiu em 2015, quando mais seis alunos do programa brasileiro foram para a Alemanha.

O Programa Aprendiz
O Programa Aprendiz Música na Escola é um programa de educação musical criado na cidade de Niterói - RJ em 2001, pela Prefeitura municipal.

A iniciativa tem como objetivo principal ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens por meio do ensino da música. Assim, estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão) gratuitamente.

Após quase uma década de atuação, o Programa Aprendiz se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA), em 2008. Ao longo da trajetória de 15 anos de trabalho – celebrados em 2016 – mais de 20 mil crianças e adolescentes passaram pelo Aprendiz, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.

Fonte: Prefeitura de Niterói e Cultura Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.