quarta-feira, 10 de agosto de 2016

BAÍA DE GUANABARA EM DEBATE NO MAC





Evento faz parte da comemoração dos 20 anos do museu

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói apresenta nesta quarta-feira (10), das 15h às 18h, a 20ª edição do Museu Fórum, cujo tema é Vidas e Águas Escondidas, baseado na exposição “Baía de Guanabara: Águas e Vidas Escondidas”, aberta ao público recentemente. O evento faz parte das comemorações dos 20 anos do MAC e tem o objetivo de proporcionar uma visão geral destas águas e vidas, que nem todos conhecem.

Como afirma Luiz Guilherme Vergara, diretor e curador do MAC Niterói, “o nome de Niterói como ‘Águas Escondidas’ no idioma tupi-guarani é apropriado como inspiração conceitual que aponta para relações que ultrapassam o visível dentro de um ecossistema de vidas. A Baía de Guanabara, bará = mar, ou então guana (‘seio’) bara (‘mar’), ‘mar do seio’, não é habitada apenas para satisfazer as necessidades do reino humano, mas de um universo de seres e belezas que coabitam a paisagem trazendo-as à tona”. Assim, esse debate pretende, entre outras questões, discutir soluções e alternativas para os problemas relacionados ao meio ambiente, de uma forma positiva e consciente que beneficie os seres envolvidos.

Na ocasião haverá a estreia do documentário curta-metragem The Discarded (15 minutos), dirigido por Annie Costner e Carla Dauden. Dentro do contexto Olimpíadas 2016, o filme traça um paralelo entre o volume alarmante de lixo que ocupa as ruas e a Baía de Guanabara, e aqueles que são afetados por essa situação diariamente.

Contando com a participação de especialistas no assunto, o programa Museu Fórum propõe a atualização do sentido público participativo da instituição museu, transformando o MAC em uma arena propícia para reflexões e trocas sobre temas emergentes da sociedade contemporânea.

Convidados – Axel Grael, vice-prefeito de Niterói; Thiago Marques, coordenador de Meio Ambiente – Projeto Grael; Maria Ignes Albuquerque, curadora e idealizadora do Rancho Verde; e Dora Hees Negreiros, fundadora do Instituto Baía de Guanabara (IBG).

A mediação será de Priscilla Grimberg, coordenadora do Museu Fórum – Eixo Ambiental de professores e atendimento a crianças de 0 a 6 anos, entre os quais destaca-se o trabalho continuado com crianças e professoras da Casa da Criança, em 2013 e 2014.

Serviço

Museu Fórum – Águas e Vidas Escondidas
Salão Principal do MAC Niterói
Mirante da Boa Viagem sem número - Niterói

Convidados: Axel Grael, Thiago Marques, Maria Ignês Albuquerque, Dora Hees
Mediação: Priscila Grimberg

Dia 10 de agosto de 2016, quarta-feira, das 15h às 18h
Atividade gratuita

Mais informações: 2620-2481
http://www.macniteroi.com.br/


Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.