terça-feira, 20 de maio de 2014

Prefeitura inaugura UMEI Rosalda Paim, a nona desde o ano passado

 



A Prefeitura de Niterói inaugurou na manhã desta terça-feira (20/5) a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Rosalda Paim, no centro da cidade. É a nona UMEI lançada pela atual gestão e integra o programa Mais Infância, que visa a expansão e democratização da educação infantil no município até 2016, e que conta com o apoio também do projeto Brasil Carinhoso, do governo federal.

A nova unidade tem capacidade para atender até 150 crianças de dois a cinco anos e 11 meses em horário integral (das 8h às 17h). Conta oito salas de aula climatizadas, sala multimeios, sala de recursos, sala de professores, banheiros, secretaria, cozinha e um parquinho. Também foram feitas adaptações para garantir a acessibilidade de alunos com deficiência física e a quadra ganhou uma nova cobertura.

O prefeito da cidade reforçou o compromisso do governo de, até 2016, zerar o déficit da educação infantil na cidade.

"A cada unidade que inauguramos, temos a convicção e a consciência de que está valendo a pena trabalhar muito e se dedicar para construirmos um futuro melhor para as nossas crianças, famílias e a nossa cidade. Estamos ampliando e democratizando a educação infantil em Niterói. Vamos construir 20 novas UMEIs até 2016. Nossa meta até lá é que nenhuma criança das camadas mais pobres da população esteja fora da escola. Temos um compromisso de cuidar dos que mais precisam. Pretendemos tornar Niterói um modelo de educação para o Rio de Janeiro e o Brasil. ", disse.

A nova administração da Prefeitura já inaugurou UMEIs na Vila Ipiranga e na Magnólia Brasil, ambas no Fonseca, e nos bairros de Itaipu, Sapê, Santa Rosa, Caramujo, Jacaré e Maceió.

Para este ano, está prevista para o segundo semestre a inauguração da UMEI do Barreto, que será instalada no Ciep Jacy Pacheco, na comunidade do Buraco do Boi. Em 2015, estão previstas as construções das creches da Matapaca, Teixeira de Freitas, Vale Feliz (Região Oceânica) e Siqueira Campos (Santa Rosa).


Homenagem

A nova UMEI homenageia a professora e enfermeira Rosalda Paim, de 85 anos, que esteve presente na inauguração. Nascida em Vila Velha (ES) e formada pela UFF (Universidade Federal Fluminense), Rosalda foi a primeira enfermeira a se tornar parlamentar (deputada estadual) e autora de uma importante lei, a que criou o Sistema Estadual de Creches.

Filha de Rosalda, Lindaura Paim, agradeceu a homenagem: "É muito orgulho para a nossa família essa homenagem. Minha mãe a vida toda cuidou de crianças, seja como professora e como enfermeira", disse.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, destacou o trabalho feito para a inauguração da nova creche.

"Essa escola foi remodelada, de modo a atender com qualidade as crianças. Criamos uma infraestrutura necessária para termos um trabalho pedagógico de qualidade e de ponta", disse.

O presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes, falou sobre a importância da nova creche para as mães.

"As mães dependem muito deste tipo de equipamento para poderem se lançar no mercado de trabalho e deixarem suas crianças em um local seguro, que ofereça uma alimentação balanceada e trabalho pedagógico de qualidade. Esse novo espaço vai permitir a construção de novas oportunidades para as famílias", disse.

O prédio onde funciona a nova UMEI foi cedido pela UFF à Prefeitura. O novo reitor da universidade, Sidney Mello, afirmou que essa parceria é fundamental.

"Prefeitura e universidade são aliadas na construção de uma grande cidade", salientou.

Ex-secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, o vereador Waldeck Carneiro, destacou os investimentos feitos pelo atual governo em educação. Além das nove UMEIs, foram inauguradas duas novas escolas de ensino fundamental, a Anísio Teixeira, em São Domingos, e a Altineia Miranda, no Caramujo, antigo Ciep que foi municipalizado, além de dois Núcleos Avançados de Educação Infantil, no Cafubá e no Capim Melado.

"Esse conjunto de ações faz com que a atual administração da Prefeitura fique marcada por grandes investimentos, pelo compromisso e por construir uma grande agenda positiva na área de educação", afirmou.


Fonte: Prefeitura de Niterói




Um comentário:

  1. Amo muito essa Umei! Já trabalhei lá. Muitas saudades!!! Vivi momentos inesquecíveis

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.