quarta-feira, 14 de maio de 2014

Semana da Mobilidade: Circuito Universitário começa a ser implantado na cidade




Como parte da Semana da Mobilidade, foi iniciada na manhã desta quarta-feira (18/5) a implantação do Circuito Universitário da cidade.

O Circuito Universitário contempla sete quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Ele começa na estação das barcas e vai até o MAC (Museu de Arte Contemporânea), na Boa Viagem, e passa também por ruas no Ingá e Gragoatá, como José Bonifácio, Nilo Peçanha, Tiradentes e Lara Vilela. Ele conecta alguns campi da UFF (Universidade Federal Fluminense) e museus como o Solar do Jambeiro, MAC e Janete Costa.

O prefeito da cidade acompanhou a implantação. Acompanhado do vice-prefeito Axel Grael e do coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Argus Caruso, o prefeito foi de bicicleta de Santa Rosa até ao bairro da Boa Viagem e percorreu parte do Circuito.

O Circuito Universitário contempla sete quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Ele começa na estação das barcas e vai até o MAC (Museu de Arte Contemporânea), na Boa Viagem, e passa também por ruas no Ingá e Gragoatá, como José Bonifácio, Nilo Peçanha, Tiradentes e Lara Vilela. Ele conecta alguns campi da UFF (Universidade Federal Fluminense) e museus como o Solar do Jambeiro, MAC e Janete Costa.

Até julho, o circuito vai ganhar plaqueamento, sinalização, bicicletários e segregadores que vão impedir que os carros ocupem o espaço das bicicletas. Nas duas primeiras semanas de implantação, cerca de 40 funcionários da Prefeitura estão orientando motoristas, ciclistas e pedestres.

Além do Circuito Universitário, a cidade está ganhando outros três quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em outras localidades, como a rua Timbiras, em São Francisco, e as avenidas Almirante Tamandaré e Acúrcio Torres, em Piratininga.

O prefeito afirmou que, até o fim do ano, Niterói deve ganhar cerca de 20 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Ele destacou a importância do estímulo ao uso da bicicleta na cidade.

"Nosso objetivo é estimular um transporte mais saudável e de mobilidade mais sustentável. Niterói tem distâncias muito curtas. Fiz de Santa Rosa até o centro entre 12 e 15 minutos. O programa Niterói de Bicicleta está consolidado, veio para ficar e será consolidado. É uma mudança de cultura, de conceitos, que não se faz da noite para o dia. É necessário que pedestres, ciclistas e motoristas contribuam para humanizar o trânsito e melhorar a cidade", disse.

"A bicicleta não é somente uma opção lúdica ou de passeio, é uma alternativa de mobilidade, de deslocamento. Uma cidade em que as pessoas usam mais a bicicleta, tem menos automóveis nas ruas e, com isso, é uma cidade menos estressada, menos poluída e mais agradável para todos"

O chefe do Executivo municipal destacou ainda que serão implantados até junho na cidade vários bicicletários, como na Praça Arariboia, estação hidroviária de Charitas, Cantareira, MAC, avenida Ernâni do Amaral Peixoto, entre outras localidades.

Um dos principais incentivadores do uso de bicicleta na cidade, o vice-prefeito Axel Grael, disse que o transporte é muito viável.

"A bicicleta não é somente uma opção lúdica ou de passeio, é uma alternativa de mobilidade, de deslocamento. Uma cidade em que as pessoas usam mais a bicicleta, tem menos automóveis nas ruas e, com isso, é uma cidade menos estressada, menos poluída e mais agradável para todos", explicou.

Para Argus Caruso, ao estimular o uso da bicicleta, Niterói está seguindo o exemplo de outras cidades no mundo onde o modelo se tornou vitorioso.

"Niterói é uma cidade privilegiada. Quase toda malha viária é no terreno plano. É muito fácil andar de bicicleta. Fazendo mais ciclovias e espaços seguros para o uso da bicicleta, tenho certeza, que muitas pessoas vão optar pela bicicleta. Estamos seguindo o exemplo de várias cidades cujo foco foi melhorar o transporte público e abrir espaço para a bicicleta. Aqui em Niterói já vemos um crescimento muito grande do uso de bicicletas", observou.

A Semana da Mobilidade será encerrada no próximo domingo (18/5) com um passeio ciclístico. O evento terá duas concentrações. Uma às 8h no Ponto Cem Réis e outra às 8h30 na Concha Acústica. Os dois grupos irão se encontrar e vão pedalar pela orla até a Marina 2, em São Francisco.

O passeio é aberto para toda a população. As inscrições são feitas na loja Bicicletas Amazonas - Rua Barão do Amazonas, 273 - Centro ( Tel. 2707-6700). Para os inscritos, haverá o sorteio de seis bicicletas.



SEMANA DA MOBILIDADE - Programação



********************************************
14/05/14 – quarta

* Pedal Sonoro edição especial
Cicloponto Icaraí - Calçadão em frente à UFF
20:00 às 21:00
Concentração para Pedal Sonoro
Percurso a definir no local com os participantes

* Debates sobre mobilidade
Escolas do SENAI Barreto
Manhã

**********************************************
15/05/14 – quinta

* Debates sobre mobilidade
Escola Municipal Noronha Santos
Rua Prefeito Brandão Júnior, 184
9:00 às 10:00 e 15:30 às 16:30
Visita à escola e entrega de prêmio (bicicletas) para concurso de melhor logomarca da III Semana de Mobilidade a ser realizada pelos estudantes

* Início do programa de treinamento de motoristas de ônibus
Setrerj
Alameda São Boaventura, n.81, Fonseca
11:30 às 13:30

* II Ciclocine Niterói
Cicloponto Icaraí - Calçadão em frente à UFF
18:00 às 21:00
Mostra de filmes com o tema bicicleta e mobilidade urbana seguidos de debates com o público.

************************************************
16/05/14 – sexta

* Vaga viva
Rua da Conceição - próximo (entre a rua Maestro Felício Toledo e rua Luiz L F Pinheiro)
8:00 as 18:00
Dia da vaga viva – ambientação em vagas de automóveis pela cidade.
Serão feitas instalações em vagas de automóveis nas ruas, mostrando possibilidades que podem ser realizadas em uma área que fica tomada por um veículo.
Interessados em participar, favor enviar email para salete.cartola@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. até dia 10-05

* Bicicletada Massa Crítica
Depois da Vaga Viva iremos para a Bicicletada Niterói, que acontece toda terceira sexta-feira do mês. Concentração na estação da barca Araribóia às 18:30 e saída às 19:30.

************************************************
17/05/14 – sábado

* Bike Anjo
MAC
10:00 às 12:00
Leve sua bicicleta e aprenda a pedalar!

* II Cicloexperiência Niterói
MAC
14:00 às 20:00
Uma tarde inteira dedicada a bicicletas com oficinas, debates, projeções de vídeos, mutirão de recupeação de bicicletas.

* Confraternização
Cicloponto Icaraí - Calçadão em frente à UFF
20:00 ...

**************************************************
18/05/14 – domingo

* Delírios Itinerantes - Semana Nacional de Museus
MAC
7:00 às 18:00
A rua Benjamim Sodré, em frente ao MAC, ficará fechada para veículos motorizados e seu espaço ficará livre para pedestres, bicicletas, skates etc.

* Praia de São Francisco aberta para pedestres, bicicletas, skates etc
7:00 às 18:00
A praia de São Francisco ficará fechada para veículos motorizados e seu espaço será utilizado para atividades de conscientização e esclarecimentos sobre a mobilidade urbana.

* Bike test, Arena virtual, Oficina de reflexões alimentares (SESI)
Praia de São Francisco
8:00 às 14:00
Lançamento do projeto SESI na Rua. Obs: Após este lançamento em São Francisco, este projeto será desenvolvido de forma permanente em Niterói, na Praia de Icaraí em frente a Reitoria da UFF, no Cicloponto, todos os sábados pela manhã

* Passeio em Família Niterói de Bicicleta
Concentração 1 - Ponto Cem Réis
8:00
Concentração
8:30
Largada em direção à concentração 2 - Concha Acústica
Concentração 2 - Concha Acústica
8:30
Concentração
9:00
Largada em direção a São Francisco
11:00
Chegada na Marina II, praia de São Francisco.

Obs: O pelotão de ciclistas que sair do Ponto Cem Réis se unirá ao pelotão concentrado na Concha Acústica e todos seguirão juntos, pela orla, para a Marina II, em São Francisco.
Inscrições na loja Bicicletas Amazonas - Rua Barão do Amazonas, 273 - Centro, Niterói.
Tel. 21-27076700


Fonte: Prefeitura de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.