sábado, 10 de maio de 2014

Niterói será a primeira cidade do país a ter escola pública de matemática




A cidade de Niterói será a primeira do Brasil a ter uma unidade pública de ensino destinada exclusivamente à matemática. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9.5) pelo prefeito e pelo secretário estadual de Educação, Wilson Risolia. Além da escola de ciências exatas, foram definidas outras duas ações: a cessão, em definitivo, pelo estado ao município, da área da antiga escola estadual Fagundes Varela, no Engenho do Mato e a cessão, também em caráter definitivo, do Ciep Anísio Teixeira, no Fonseca para a prefeitura.

“Niterói será a primeira cidade a ter essa escola de matemática numa parceira com a secretaria estadual de Educação. A Casa da Princesa, que foi totalmente restaurada com investimentos de mais de 20 R$ milhões do governo do estado, vai receber a essa escola de ciências exatas e terá, ainda, atividades para idosos nos fins de semana.” Revelou o prefeito, indicando que as atividades para a terceira idade já devem começar em agosto deste ano.


Neves recebeu Wilson Risolia ao lado de várias autoridades de Niterói. Foto: Divulgação / Luciana Carneiro


Na área da Fagundes Varela será construída uma unidade de ensino fundamental pelo município. A previsão é publicar o edital da obra até o próximo dia 15 de junho e iniciar a construção da unidade de ensino até o fim deste ano.

No caso do Ciep Anísio Teixeira, hoje funcionando apenas como arquivo da secretaria estadual de Educação, o acordo entre município e estado prevê a disponibilização pela prefeitura de um prédio para abrigar os documentos estaduais, liberando, assim, as instalações da escola. Após a municipalização, a prefeitura vai implantar na unidade um projeto voltado para jovens, com educação, oficinas de arte, cultura e ciência e tecnologia.

O prefeito agradeceu, ainda, ao secretário, a cessão do Ciep do Caramujo, onde funciona, desde o início do ano uma escola municipal de ensino fundamental e do Ciep Jaci Pacheco, no Buraco do Boi, que permaneceu abandonado por vários anos e que, agora, receberá uma reforma completa e se transformará numa unidade infantil, a primeira daquela região e que deverá estar pronta neste segundo semestre.

Risolia explicou a importância da implantação da escola de ciências exatas e revelou que a unidade é inspirada num modelo sulcoreano, que apresenta excelentes resultados nesta área.

“Estamos muito próximos de realizar um sonho que é implantar a primeira escola de ciências exatas do país de ensino médio integrado do Brasil e bilíngue, com ensino de inglês. Isso será feito nesta cidade”, ressalta Risolia.

A secretária municipal de Educação, Flávia Monteiros de Barros, reforçou a importância da parceria entre as duas esferas de governo.

“A reunião consolida a parceria entre município e estado. Nosso objetivo comum é melhorar a educação básica e oferecer um ensino público de qualidade. Essa cessão do Fagundes Varela, por exemplo. é de grande importância, pois aumentaremos a oferta de vagas do ensino fundamental na Região Oceânica.”

Fonte: Prefeitura de Niterói

--------------------------------------------------

Leia também:
Um pouco da história da Casa da Princesa, no Preventório, que será um Centro de Convivência para Idosos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.