sexta-feira, 9 de maio de 2014

NITERÓI DE BICICLETA: atividades, notícias e oportunidades



TREINAMENTO DE MOTORISTAS DE ÔNIBUS

Na próxima quinta-feira, dia 15-05 às 11:30, daremos mais um passo importante. Iniciaremos um programa de treinamento dos motoristas de ônibus, visando um ambiente de compartilhamento e respeito nas ruas. O treinamento será feito na Setrerj, Rua Alameda São Boaventura n.81, Fonseca. Ciclistas que queiram contribuir e participar serão muito bem vindos. Nosso objetivo é que os treinamentos sejam mensais.

------------------

NitTrans capacita 40 assistentes de operadores para a II Semana da Mobilidade

Foi realizada no auditório da Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) treinamento de capacitação e instrução de 40 assistentes de operadores de trânsito para atuar de forma intensiva e em dois turnos, pela fluidez e ordenamento nas ciclofaixas e ciclovias da cidade, durante a II Semana de Mobilidade de Niterói, que começa no próximo domingo (11) até o dia 18 de maio.

Os assistentes de operadores atuarão ao longo dos 23 km de ciclofaixas espalhadas pelos bairros do Centro, São Domingos, Boa Viagem, Icaraí, São Francisco, Charitas, Piratininga, entre outros. Munidos de mini-exemplares do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) limitado aos direitos e deveres dos ciclistas e com as leis que defendem os amantes das bicicletas.

O evento, que consiste em mobilização em torno de soluções para a melhoria da mobilidade urbana, terá palestras, oficinas de discussão e finaliza com o Passeio em Família Niterói de Bicicleta, às 08 da manhã do dia 18, com dois pontos de concentração (Ponto Cem Réis e Concha Acústica), até a chegada na Marina II, em São Francisco. A II Semana de Mobilidade antecede o Encontro de Cicloturismo de Niterói, a ser realizado nos dias 24 e 25 de maio, no Museu de Arte Contemporânea.

------------------


Olha quem está ficando pronta!!! A ciclovia da Amaral Peixoto continua avançando!!! \o/

--------------------



ENCONTRO DE CICLOTURISMO DE NITERÓI 2014
24 e 25 de maio no MAC

Com palestras de pessoas que já viajaram bastante pelo mundo e de quem está se dedicando a difundir o cicloturismo hoje no estado do Rio, esperamos que o evento motive quem hoje sonha em viajar de bicicleta e incentive ainda mais os já praticantes.

Maiores informações e inscrições:
http://www.clubedecicloturismo.com.br/eventos/estados/RJ/2014niteroi/


Pela primeira vez, Niterói promove um Encontro de Cicloturismo. Iniciativa idealizada pelo Clube de Cicloturismo do Brasil e realizada em conjunto com o programa Niterói de Bicicleta, com o apoio da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, o evento será realizado nos dias 24 e 25 de maio.

Com palestras de pessoas que já viajaram bastante pelo mundo e de quem está se dedicando a difundir o cicloturismo hoje no estado do Rio, esperamos que o evento motive quem hoje sonha em viajar de bicicleta.

Será uma oportunidade para que os cicloturistas e outros seres pedalantes do estado do Rio de Janeiro se encontrem, reencontrem e se conheçam, troquem ideias e compartilhem suas experiências.

LOCAL
O local escolhido é o emblemático e turístico Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC – do grande arquiteto Oscar Niemeyer. Com seu célebre formato de disco voador, o museu compõe uma paisagem privilegiada, às margens da Baía da Guanabara.

ACESSO

Para quem chega de bicicleta, há uma ciclovia passando na porta do museu e paraciclos serão instalados até a data do evento.

Para quem vem de ônibus, do terminal sai a linha 47B, que passa pelo Plaza e deixa na porta do MAC.

Vindo do Rio, o jeito mais simples, prático e integrado ao evento é pedalar até a praça XV e atravessar a baía de barca. As barcas saem a cada 30 minutos, levam 15-20 minutos para atravessar e não cobram nada a mais para fazer a travessia com a bicicleta, somente a passagem normal (R$ 4,50 ou R$3,20 com bilhete único). Descendo na estação Araribóia, em Niterói, é só seguir à direita pela orla até o MAC, uma pedalada de menos de 10 minutos.

Outra opção é pegar os ônibus das empresas 1001 e Garcia, que atravessam a ponte e deixam a menos de 5 minutos caminhando do MAC. Há também o ônibus 100, que sai da praça XV. Este tem o ponto final no terminal de Niterói, de onde sai o 47B, que em 10 ou 15 minutos está no MAC.

Para quem vem de carro, ao final da Ponte, seguir a saída das placas Centro/Icaraí (segunda da direita para a esquerda) e depois entrar à direita na Rua Miguel de Frias (em uma bifurcação com um posto Petrobrás no meio. Seguir a orla até o MAC.

Da Rodoviária de Niterói até o MAC é fácil ir pedalando pela rua Barão do Amazonas, passando no centro de Niterói.

PALESTRAS

Teremos um ciclo de palestras que vai desde roteiros para quem quer pedalar no estado do Rio, com Horácio Junior, Rodrigo Lima e José Ricardo Lage, até América do Sul, com Leonardo Carvalho e Volta ao Mundo, Arthur Simões. Teremos também o lançamento do filme da viagem de Olinto e Rafaela por uma região inexplorada da Índia. Para quem quer dicas de viagem, uma demonstração prática de tudo que se leva dentro dos alforjes numa cicloviagem e como embalar sua bike para embarcar, com Eliana Garcia, Rodrigo Telles e Leonardo Carvalho.

PASSEIO
Pedal pela orla à Fortaleza de Santa Cruz. Uso de capacete será obrigatório.

Realização: Clube de Cicloturismo do Brasil e Niterói de Bicicleta
Apoio: Prefeitura de Niterói, MAC Niterói e FECIERJ



------------------
Saiba mais sobre o programa Niterói de Bicicleta

Leia também:
Niterói ganhará, até julho, seis quilômetros de ciclovias
Niterói ganhará novo mobiliário urbano a partir de maio
Em Niterói, falta educação no trânsito principalmente perto das escolas
Agentes da NitTrans iniciam patrulhamento com bicicletas em ciclofaixas
Prefeito em exercício tem encontro com ciclistas da cidade

Outros temas correlatos:
Especialistas debatem o problema da mobilidade nas grandes cidades brasileiras. (Vídeo)
Manual “Segurança para Pedestres” é lançado no Brasil
Salvando vidas com transporte sustentável
Por que a Suécia tem tão poucas mortes no trânsito
Enquanto União Europeia reduz mortes no trânsito, Brasil perde mais vidas
Abertura da Semana Nacional Educativa de Trânsito
Urban Density and Sustainability
Desaceleração deve ser tendência nos grandes centros do século 21




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.