terça-feira, 13 de maio de 2014

Horto do Fonseca ganhará nova paisagem e muitas mudanças


Maioria dos frequentadores demonstra otimismo com as mudanças que o Horto do Fonseca está para receber. Foto: Evelen Gouvêa


Patrícia Vivas

Prefeitura vai investir R$ 10 milhões na reforma do local, que contará com área para cães, pista de skate, academia e brinquedos infantis

Após anos sendo considerado abandonado pelas autoridades, o Horto do Fonseca, na Zona Norte de Niterói, passará por reformas. Segundo o secretário regional da Zona Norte, Leonardo Reis, o repasse do local do Governo do Estado para o município já está quase concluído e a licitação para a empresa que será responsável pelas melhorias acontece na próxima sexta-feira. O investimento da Prefeitura é de R$ 10 milhões.

Diversos problemas foram relatados pelos frequentadores da área, entre eles, o abandono de animais, mau cheiro, aparelhos quebrados, ruas destruídas e falta de lazer. No entanto, a maioria demonstrou otimismo com as mudanças que serão realizadas no local e apoiou a ação da Prefeitura.

“Enfrentamos problemas como mau cheiro, abandono de animais e lixo acumulado em certos locais. Mas acredito que a reforma vá trazer o antigo Horto do Fonseca de volta, com mais vida, mais movimentação e muito lazer”, afirmou a vendedora Márcia Knupp.

A moradora do Fonseca, Ana Cristina Viana, de 45 anos, também falou sobre as melhorias necessárias para que o local volte a ser uma boa opção de lazer para a população.

“Precisamos de mais atividades, tanto para crianças quanto para os adultos. O incentivo à atividade física é bom para o Horto e para a população. O espaço é enorme, lindo. Só precisa ser mais bem utilizado. Se investirem no paisagismo, em praças com opções de lazer, com certeza será um local muito bem frequentado”, disse.

O secretário regional da Zona Norte, Leonardo Reis, comentou sobre as mudanças que serão feitas no espaço.

“Muita gente diz que o Horto do Fonseca está abandonado, isso não é verdade. O local pode sim ter alguns problemas, mas tem gente lutando para resolver. Eu, particularmente, acho que o local melhorou muito nos últimos cinco anos. O espaço é muito grande e resolver as questões do Horto era muito complicado por não ser uma área do município. Mas acredito que a população vai ficar satisfeita com a reforma”, disse.

Mudanças – O Horto do Fonseca terá uma área de lazer com aproximadamente 8 mil metros quadrados, que contará com um parcão (área para cães), pista de skate, patins, academia para a terceira idade, brinquedos infantis, pista de caminhada, áreas de estar, banheiros, bicicletários, quiosques para lanche, além da reforma do coreto. Esta área também vai abrigar a sede do Parnit.

O espaço terá uma área de 2,5 mil metros quadrados direcionada para atividades culturais. Contará com um anfiteatro, um espaço para feira de artesanato, playground, bicicletários, banheiros e quiosques. Ao lado, haverá uma quadra poliesportiva coberta com arquibancada, vestiários e banheiros, com guarita, aparelhos de ginástica, bicicletário e playground.

Além dessas mudanças, a quadra poliesportiva será reformada, assim como a Sede da Clin e a Guarda Ambiental e Escoteiros. Próximo à área do Instituto Baía de Guanabara serão feitas atividades como tirolesa e escalada. A pista de caminhada, que atualmente sofre com problema de água fluvial, passará por adaptações e os eucaliptos, no fundo do Horto, serão retirados para reflorestamento. Por fim, um abrigo de animais domésticos será construído no local.

Fonte: O Fluminense



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.