sexta-feira, 30 de maio de 2014

Prefeitura e Águas de Niterói iniciam construção de rede coletora de esgoto em Maria Paula





A Prefeitura de Niterói e concessionária Águas de Niterói deram início das obras de implantação da rede coletora de esgoto que vai compôr a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Maria Paula, na região de Pendotiba.

A rede coletora tem cerca de 150 quilômetros de extensão e ficará pronta no ano que vem, juntamente com a ETE, que está ainda em fase de licenciamento.

A estação vai atender a bacia que integra as localidades de Maria Paula, Matapaca, Muriqui e Vila Progresso. A capacidade de vazão será de 60 l/s. Junto à essa ETE será construída uma UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) e já existe um posto de saúde.

O prefeito da cidade, disse que a iniciativa será um dos maiores investimentos da história da região de Pendotiba e destacou a parceria público-privada com a concessionária.

"Niterói vai se tornar a primeira cidade do Estado do Rio a ter 100% de rede coletora e tratamento de esgoto". Prefeito Rodrigo Neves


"Serão doze frentes de obras, cerca de 150 quilômetros de rede coletora e tratamento de esgoto. Três estações pelos próximos três anos. Isso contribui para termos uma cidade mais saudável porque saneamento ambiental tem a ver com a saúde das pessoas. Niterói vai se tornar a primeira cidade do Estado do Rio a ter 100% de rede coletora e tratamento de esgoto. É uma alegria muito grande ver esse projeto sendo implementado. A Prefeitura acredita nesta parceria com a Águas de Niterói, que tem sido exemplar na estruturação deste projeto. E a população está feliz já que há muito tempo esperava por esses investimentos", disse.

Sobre a obra, o superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes, explicou que, na implantação da rede, vai disponibilizar aos imóveis os ramais de ligação para o esgoto. Assim que a ETE entrar em operação, a concessionária comunicará aos moradores que eles poderão fazer a interligação e jogar o esgoto no sistema coletor, separando-o da rede de águas pluviais. Ele também falou sobre a importância da parceria com a municipalidade.

"A Prefeitura está fazendo vários investimentos e mudando a cara da cidade com essas parcerias com os governos estadual e federal. Tudo é planejado em conjunto", disse.

Além de Maria Paula, a região de Pendotiba ganhará outras duas ETEs, que serão construídas no Badu e no Sapê pelos próximos anos.

Fonte: Prefeitura de Niterói



--------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:
COMEÇAM AS OBRAS DE IMPLANTAÇÃO DA REDE DE ESGOTO DA REGIÃO DE PENDOTIBA, NITERÓI
Niterói terá 100% de esgoto tratado até 2018 - Plano de Saneamento Ambiental investirá R$ 120 milhões
Município vai receber investimentos de R$ 120 milhões em saneamento básico até 2017

PROGRAMA ENSEADA LIMPA - Saiba o que está sendo feito para despoluir a Enseada de Jurujuba (Saco de São Francisco):

PRIMEIROS TESTES DA ECOBARREIRA DO CANAL DE SÃO FRANCISCO, NITERÓI
Ações do programa Enseada Limpa são apresentadas a comunidades de Jurujuba, Preventório, Charitas e São Francisco
ENSEADA LIMPA: Conheça detalhes do Plano de Ação 2014 para a despoluição da Enseada de Jurujuba
Programa Enseada Limpa entra em nova etapa
Niterói lança programa para despoluir Enseada de Jurujuba



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.