terça-feira, 27 de maio de 2014

CHARITAS-CAFUBÁ: TJ derruba ação contra rescisão de contrato para túnel com pedágio




Desembargadores decidem, por unanimidade, ratificar decisão da prefeitura que cancelou licitação feita na administração passada

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro derrubou, por unanimidade, nesta terça-feira, 27.5, o mandado de segurança da empresa Via Oceânica que buscava anular a rescisão de contrato firmado entre a empresa e a antiga administração da prefeitura para a construção do túnel Charitas-Cafubá, com cobrança de pedágio. A decisão da 21ª Câmara Cível do TJ reafirma a legalidade do cancelamento unilateral do contrato pela nova gestão de prefeitura de Niterói que apresentou um projeto de mobilidade urbana, a TransOceânica, com uma extensão de 9,3 quilômetros, incluindo o túnel, mas sem qualquer cobrança para os usuários.

De acordo com o procurador-geral de Niterói, Carlos Raposo, a rescisão do contrato anterior se baseou no princípio do interesse público e na ocorrência de irregularidades durante o processo licitatório.

"A decisão mostra que a prefeitura agiu da forma correta e absolutamente legal ao rescindir um contrato que era lesivo ao município e aos cidadãos. A licitação anterior foi feita sem que houvesse um estudo de impacto, dando um prazo de concessão de 35 anos, prorrogáveis por mais 35, quando uma lei municipal determina que o prazo máximo é de 25 anos, renováveis por outros 25. Também não havia licença ambiental, e a obra seria somente a de um túnel com cobrança de pedágio, completamente diferente da proposta da TransOceânica." explica Raposo.

O procurador revela, ainda, que o recurso impetrado pela empresa para tentar reverter o cancelamento do contrato alegava descumprimento do direito de defesa, o que não ocorreu, conforme ficou claro para os desembargadores.

"A empresa dizia que não teve direito de se defender adequadamente, o que não é verdade. Tudo o que deveria ser feito para que a empresa se defendesse foi feito. Mesmo assim, seus representantes entraram com uma ação tentando induzir o judiciário a erro, mas o município apresentou todas as argumentações deles, comprovando que todas as etapas foram respeitadas. Assim, o pedido de anulação da rescisão foi negado por 3 a 0", explica Raposo.

O prefeito comentou a decisão:

"A proposta da TransOceânica é uma proposta de mobilidade urbana radicalmente diferente desse projeto insustentável da administração passada, de um túnel com pedágio. A rescisão desse contrato lesivo ao interesses dos cidadãos é consistente, tanto do ponto de visto jurídico quanto do ponto de vista moral. Em nome da população de Niterói agradeço a decisão do TJ e vamos prosseguir com o cronograma de implantação do projeto da TransOceânica, que segue inalterado.”

Fonte: Prefeitura de Niterói


---------------------------------------

Saiba mais sobre a TransOceânica:
Estudo de Impacto Ambiental da TransOceânica será apresentado em audiência pública no próximo dia 3
Acertos finais: Transoceânica a um passo de virar realidade
Prefeitura debate projeto da TransOceânica com moradores da Região Oceânica
INEA aceita o estudo de impacto da TransOceânica
TransOceânica: Projeto já foi entregue para a CEF. Obras começam no segundo semestre.
2014: o ano destinado as obras da TransOceânica
TransOceânica: entrevista do prefeito Rodrigo Neves ao BOM DIA RIO
TRANSOCEÂNICA: início de um novo tempo na mobilidade de Niterói
Vídeo: Apresentação da TransOceânica aos vereadores na Câmara Municipal de Niterói
Verena Andreatta detalha o projeto da TransOceânica
Prefeito Rodrigo Neves sanciona Lei da TransOceânica
TRANSOCEÂNICA: CÂMARA AUTORIZA PEDIDO DE EMPRÉSTIMO PARA MOBILIDADE URBANA
AXEL GRAEL E SECRETÁRIOS EXPLICAM PROJETOS DE MOBILIDADE NA CÂMARA DE VEREADORES
VLT Charitas-Centro: Prefeitura de Niterói avança na agenda da mobilidade sustentável





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.