segunda-feira, 17 de julho de 2017

Livro aborda controle de plantas daninhas nos processos de restauração florestal






Um dos grandes desafios enfrentados nos projetos de reflorestamento é o crescimento de plantas daninhas junto com as mudas recém-inseridas no ambiente. Esse foi o ponto de partida do livro Controle de plantas daninhas em restauração florestal, editado pelo pesquisador da Embrapa Agrobiologia Alexander Resende e pelo professor da UFRRJ Paulo Sérgio dos Santos Leles. A obra conta com a contribuição de diversos autores – entre engenheiros florestais, agrônomos e biólogos – e será lançada no próximo dia 23, às 17 horas, na Universidade, durante o workshop Desafios da restauração florestal no Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo do livro foi reunir um material consistente sobre as diferentes estratégias utilizadas para controlar as plantas daninhas, especialmente tendo em vista a premente necessidade de plantio florestal em grandes áreas para adequação de propriedades ao cadastro ambiental rural. “Restaurar áreas onde a matriz predominante é formada por pastagem é um desafio, que pode ser vencido a partir de técnicas muitas vezes mais relacionadas ao bom planejamento do que a elevados investimentos”, destacam os editores, na apresentação do livro. A obra chama a atenção para questões que devem ser levadas em conta antes, durante e após o plantio das mudas.

A obra é dividida em cinco capítulos. O primeiro contextualiza o problema do controle de plantas daninhas na restauração florestal; o segundo trata da escolha de espécies e de espaçamento como ferramentas de controle dessas plantas. O terceiro capítulo, por sua vez, fala sobre o uso de herbicidas na restauração florestal. Já o quarto aborda o uso de plantas companheiras para o controle das daninhas. Por último, o quinto capítulo fala do controle de plantas daninhas em propriedades rurais, visando à restauração florestal.

O livro está disponível gratuitamente para download no portal da Embrapa, aqui.

Liliane Bello (MTb 01799/GO)
Embrapa Agrobiologia
agrobiologia.imprensa@embrapa.br
Telefone: (21) 3441-1500

Fonte: Embrapa



---------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Caixas de pizza podem baratear reflorestamento











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.