Crescimento de ciclofaixas impulsionam vendas e abertura de lojas especializadas
POR LEONARDO SODRÉ
NITERÓI - A percepção dos niteroienses de que as ruas estão cada vez mais cheias de bicicletas é comprovada pelos números: contagens feitas pelo grupo Mobilidade Niterói, em parceria com o programa Niterói de Bicicleta, revelam um crescimento de 36% no número de ciclistas que passam diariamente na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, no último ano. O que antes era apenas uma diversão passou a ser encarado como opção sustentável de transporte para todas as idades, observação sustentada pelo surgimento de 35 quilômetros de faixas exclusivas para as magrelas nos últimos quatro anos. E quem não para de comemorar são os comerciantes do setor, que viram as vendas subirem até 50% em um ano, apesar da crise. Muitos investem em novas lojas.
"...contagens feitas pelo grupo Mobilidade Niterói, em parceria com o programa Niterói de Bicicleta, revelam um crescimento de 36% no número de ciclistas que passam diariamente na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, no último ano".
"...os comerciantes do setor, que viram as vendas subirem até 50% em um ano, apesar da crise. Muitos investem em novas lojas".
Um exemplo de guinada profissional é o mecânico José Carlos Costa Vieira. Ele trabalhou por 18 anos em lojas especializadas e, há oito meses, abriu seu próprio negócio com um sócio, num dos pontos mais valorizados de Icaraí: na Avenida Roberto Silveira, próximo à esquina com a Rua Lopes Trovão, em Icaraí, funciona a GarageBike, loja onde recebe clientes até da Região Oceânica.
— Com a abertura do túnel Charitas-Cafubá, as distâncias encurtaram, e a bicicleta passou a ser vista como uma opção. Todo dia eu atendo alguém aqui que mora lá. As pessoas também consideram muito a segurança, e as ciclofaixas estão motivando todos a pedalarem. Antes, a maior parte dos meus clientes era de homens, mas, de um ano para cá, cresceu muito o número de mulheres que compram bicicletas e até cadeirinhas para levar os filhos para a escola. Ninguém quer ficar preso no trânsito — analisa, evitando falar em números, mas confirmando o crescente movimento na loja. — Cada dia cresce mais, até porque o movimento da ciclovia da Roberto Silveira, que passa aqui na frente, é grande e sempre tem alguém precisando de um reparo.
ESTRUTURA INCENTIVA USO
A melhoria da estrutura das ciclofaixas é apontada como fator fundamental para o sucesso dos negócios pelos comerciantes, que não têm o que reclamar da onda de bonança. O bicicletário da Praça Araribóia começou a funcionar em março e vive cheio: somente no mês de maio, o estacionamento de bikes recebeu 7.179 ciclistas e cadastrou 729 novos usuários.
O cicle de Carlos Alberto Guimarães Santos funciona ha 80 anos na Avenida Sete de Setembro: “movimento cresceu 50%“. - Fernando Lemos / Agência O Globo |
Carlos Alberto Guimarães Santos, tem um cicle herdado do pai que funciona há 80 anos na Avenida Sete de Setembro, em Icaraí. Desde os 10 anos trabalhando no conserto das bikes, ele diz que o momento é mesmo especial:
— De um ano para cá, meu movimento cresceu em média 50% — conta ele, que também vê mudanças no perfil dos clientes. — Antes, eram mais pais que investiam na bicicleta para o lazer dos filhos, para passear na praia, no Campo São Bento. Atualmente, as pessoas estão se equipando para irem ao trabalho, à faculdade. Estão percebendo que podem se locomover melhor e ainda fazer um exercício.
A tendência é que o setor continue em alta. Essa semana a prefeitura iniciou a desapropriação de 35 imóveis na Avenida Marquês do Paraná para alargar a via e implantar uma ciclofaixa. A pista para ciclistas no trecho é essencial para a ligação das faixas do Centro com as das zonas Sul e Norte — esta, via Rua São Lourenço. O projeto foi um dos dez tópicos assumidos pelo prefeito numa carta-compromisso pela mobilidade ativa com grupos de cicloativistas, durante a campanha para reeleição. Na última segunda-feira, a prefeitura lançou um plano de metas para serem realizadas até 2020 que inclui a consolidação de cem quilômetros de malha cicloviária, sendo 57 quilômetros na Região Oceânica.
Fonte: O Globo Niterói
------------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
NITERÓI DE BICICLETA: Cicles resistem e voltam à moda
Prefeitura inicia desapropriação de 35 imóveis para alargamento da Avenida Marquês do Paraná
NITERÓI DE BICICLETA: Zona Norte terá nova ciclofaixa
NITERÓI DE BICICLETA: Mais de mil registros no Bicicletário Arariboia
TRANSOCEÂNICA: Túnel Charitas-Cafubá aberto para o tráfego de veículos
ABERTURA DO TÚNEL CHARITAS-CAFUBA: ciclovia ligará a Estrada Fróes ao túnel, passando pela orla de São Francisco e Charitas
NITERÓI DE BICICLETA: Seis novos bicicletários serão construídos em Niterói
Niterói: patrulhamento em duas rodas
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário Arariboia é inaugurado no Centro de Niterói
NITERÓI DE BICICLETA: Niterói ganha o primeiro bicicletário coberto da cidade
NITERÓI DE BICICLETA - BICICLETÁRIO DA PRAÇA ARARIBOIA SERÁ INAUGURADO AMANHÃ
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário da Praça Arariboia será inaugurado dia 27 de março
NITERÓI DE BICICLETA: Niterói tem o maior crescimento do número de ciclistas no RJ
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário da Praça Arariboia na contagem regressiva
NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura incentiva a instalação de paraciclos e bicicletários pela cidade
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário da Praça Arariboia pronto em março
NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura anuncia início de obra de bicicletário com 424 vagas no Centro
NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura publica aviso de licitação para a construção do bicicletário da Praça Araribóia
NITERÓI DE BICICLETA - Prefeitura de Niterói implantará bicicletário na Praça Arariboia
NITERÓI DE BICICLETA: Bicicletário da Praça Arariboia entra na fase final
NITERÓI DE BICICLETA: Instalação de bicicletários chega às escolas municipais
Visita aos bicicletários da Supervia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.