segunda-feira, 17 de julho de 2017

CLIN realiza plantio de mudas em área utilizada como vazadouro irregular de resíduos



Ação transformou um vazadouro irregular em novo local de plantio de mudas. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Niterói



Ação contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Eulália de Bragança

14/07/2017 – Na manhã desta sexta-feira (14/07) a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), realizou o plantio de mudas da Mata Atlântica, em um ponto da Estrada Frei Orlando, no Jacaré, em Piratininga. O local havia sido transformando em um vazadouro irregular de lixo. A ação ambiental contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Eulália de Bragança, que fica localizada em frente ao ponto de descarte. A ação teve como objetivo evitar novos despejos e conscientizar a população quanto a necessidade de ser obedecer os horários e locais corretos de coleta.

Equipes da CLIN, limpavam o local diariamente, com auxílio de maquinários específicos e semanalmente retiravam, apenas deste ponto, cerca de 07 toneladas de resíduos, descartados irregularmente pela população.

“Tivemos a iniciativa de revitalizar uma área que estava degradada e com isso evitar que volte a ocorrer o descarte irregular de entulho neste ponto, além disso, o plantio de mudas deixa o local bem mais agradável", analisa Claudio Lyrio, superintendente da CLIN.

As mudas plantadas no local, foram produzidas no viveiro da CLIN que conta com mais de 140 mil unidades, sendo aproximadamente 90 espécies da Mata Atlântica, como pau-brasil, babosa branca, aroeira, angico vermelho, figueira da pedra, além de mudas de ipê branco e roxo, açaí, jabuticaba, pitanga, dentre outras espécies frutíferas. Existe ainda um projeto piloto de produção de mudas de plantas medicinais, que ajudará na prevenção e no tratamento de doenças em comunidades carentes. O viveiro da CLIN serve como base para o reflorestamento, recuperação de encostas e áreas degradadas e arborização de regiões da cidade. Todas as mudas são produzidas a partir de resíduos de poda, já que este material é rico em nutrientes e auxilia no desenvolvimento das plantas. A empresa não tem gasto com as embalagens em que as mudas são plantadas, já que são utilizados materiais recicláveis recebidos nos ecopontos, principalmente as embalagens de leite.

CLIN faz alerta sobre respeito aos dias e horários de coleta

Com o intuito de coibir o descarte irregular de resíduos e orientar sobre a importância de respeitar os dias e horários da coleta domiciliar, a CLIN vem intensificando as ações de conscientização e fiscalização. Nos últimos 12 meses, 1.354 notificações foram emitidas e 213 pessoas autuadas.

A orientação passada pela CLIN é que os resíduos sejam disponibilizados apenas 1 hora antes do início da coleta, ou seja, a partir das 06h da manhã onde a coleta é diurna e a partir das 19h onde a coleta é noturna. Em caso de chuva forte o lixo não deve ser colocado para fora, evitando assim que os resíduos se espalhem causando ainda mais transtornos.

Se a equipe da CLIN vir ou receber uma denúncia sobre a colocação de lixo na rua fora do horário da coleta, ou sobre despejo de entulho em local irregular, poderá cobrar uma multa, no valor de R$ 1459,47. Os munícipes podem colaborar com a manutenção da cidade denunciando infratores pelo 0800-022-215 ou pelo link da ouvidoria no site http://www.clin.rj.gov.br/?a=ouvidoria. Os horários da coleta no seu bairro podem ser conferidos no link http://www.clin.rj.gov.br/?a=horariodecoleta.

Vale lembrar que atualmente toda cidade é atendida pela coleta domiciliar e pela coleta seletiva. Além disso, existem diversos pontos de entrega voluntária de resíduos recicláveis e mais de 2.000 papeleiras instaladas, para acondicionamento de pequenos detritos, em toda o município.


Fonte: Prefeitura de Niterói













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.