sábado, 17 de agosto de 2019

Obras do parque esportivo do Caramujo serão concluídas até o fim deste ano





Nova área de lazer contará com campo de futebol com medidas oficiais, pista de skate, bicicross e caminhada

16/07/2019 - A comunidade da Igrejinha, no Caramujo, região Norte de Niterói, se prepara para receber, até o fim deste ano, um parque esportivo. As intervenções para a construção da nova área de lazer fazem parte do pacote de obras de urbanização da comunidade, que incluem contenção de encostas, drenagem e pavimentação.

Para a criação do parque esportivo, o campo de futebol que existia na comunidade está sendo completamente revitalizado, com grama sintética e ganhará medidas oficiais, além da implantação de arquibancadas, vestiários e sanitários. A área de lazer contará ainda com pista de skate e bicicross, pista de caminhada e playground, além de uma quadra poliesportiva coberta. A Praça Nilo Peçanha também passará por reformas e a Praça da Rua do Alto ganhará academia da terceira idade, além de novo paisagismo.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, ressalta a importância deste projeto para a comunidade e lembra os investimentos realizados na região Norte nos últimos anos.

“Estas obras trarão mais qualidade de vida para os moradores do Caramujo, terão um importante significado no resgate da autoestima de quem mora aqui e no desenvolvimento social. Com a conclusão deste projeto, estaremos virando mais uma página na história da região Norte, que já recebeu casas populares, teve o Getulinho reaberto e a revitalização do Horto do Fonseca e do Barreto, além das obras de contenção de encostas, que são de extrema importância para salvar vidas e trazer mais segurança”, enfatiza Axel.

Para a realização deste projeto, a Prefeitura de Niterói captou recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e estruturou o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis), do qual a obra de infraestrutura da Igrejinha é um dos componentes, com um investimento de aproximadamente R$ 27 milhões.

Também faz parte do PRODUIS, as obras da Comunidade de São José, que são contíguas à Igrejinha e que estão transformando toda a região.

Infraestrutura - Além do parque esportivo, a comunidade está recebendo obras de urbanização, com drenagem e pavimentação, além de contenções de encostas. Somente no trabalho de contenção, o investimento passa dos R$ 6,4 milhões, com intervenções em locais como o Ramo 500 e Rua Central.

Nestas áreas, além das técnicas convencionais como solo grampeado e cortina atirantada, estão sendo aplicadas técnicas modernas como a implantação do capim Vetiver com geomanta, método inovador sustentável para controlar a erosão através de uma espécie de capim indiano plantado após a fixação dos taludes. A técnica, de acordo com a Empresa Municipal de Moradia urbanização e Saneamento (Emusa), garante maior estabilidade à encosta.

“Já finalizamos as obras nas escadas de acesso. O trabalho de drenagem e pavimentação das vias possui cerca de 80% de obra concluída, e entre as frentes de trabalho estamos atuando nas áreas do Ramo Central, 200 e 300”, explica o diretor de Planejamento e Captação de Recursos da Emusa, Paulo César Carrera.


Fonte: Prefeitura de Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.