quinta-feira, 15 de agosto de 2019

HACKNIT: Niterói tem maratona tecnológica neste final de semana





15/08/2019 – Modernizar os procedimentos nas várias áreas da administração pública por meio da tecnologia é o desafio lançado pela Prefeitura de Niterói para as 26 equipes participantes da edição do HackNit 2019, que começa neste final de semana, no Museu da Ciência e Criatividade, no Caminho Niemeyer. Serão dois dias de criação e, no domingo, serão anunciadas as 10 equipes classificadas para a segunda etapa, que acontece em setembro. O HackNit é uma realização da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão. No sábado, acontece também no Caminho Niemeyer a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), organizada pela subsecretaria de Ciência e Tecnologia.

Empregar a tecnologia na construção da cidade é uma das prioridades da Prefeitura de Niterói, como consta no Plano Estratégico Niterói Que Queremos. Dentro desse conceito já funcionam, por exemplo, os Portais de Segurança com câmeras inteligentes para monitoramento e identificação de veículos, e os semáforos inteligentes com controle do fluxo de veículos de uma via, alterando o tempo de cada semáforo visando dar mais fluidez ao tráfego. E é com esse foco que foi pensado o HackNit, uma maratona tecnológica.

“Com mais uma edição do HackNit a Prefeitura de Niterói avança para construir uma gestão cada vez mais moderna e atualizada, com novas formas de gerir com mais eficiência e transparência, e facilitando o acesso da população às informações do Município”, destaca o secretário municipal de Planejamento, Axel Grael. “O HackNit também estimula startups de profissionais da área de TI, que estão em formação ou já no mercado de trabalho, para que eles promovam e desenvolvam seus softwares e suas habilidades em Niterói. Essa nova edição do HackNit avança com relação à edição passada, fazendo com que as atividades sejam mais facilmente apropriadas e utilizadas, na prática, pela administração pública”.

As equipes do HackNit reúnem programadores, profissionais ligados ao desenvolvimento de software, designers, empreendedores, professores e interessados por temas sensíveis à administração pública, que deverão desenvolver seus projetos aplicando técnicas de Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IoT) e Conectividade entre sistemas.

No sábado e domingo, entre 8h e 20h30, acontece a etapa de “Ideação”, com apresentação dos desafios e o desenvolvimento das propostas para solucioná-los. As 10 melhores soluções serão classificadas para a segunda etapa e seus autores terão o prazo de um mês para desenvolvê-las. Em 28 de setembro acontece a final do HackNit 2019.

Robótica – No sábado (17), enquanto acontece o HackNit no Museu da Ciência e Criatividade (Cúpula da Fundação Niemeyer), no Teatro Popular vai ser realizada a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, das 8h às 18h. O evento é uma realização do Programa Niterói Digital, pela subsecretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Niterói. O objetivo é incentivar os jovens às carreiras científicas-tecnológicas, além de promover debates e atualizações no ensino, com foco nos estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico, de escolas públicas e privadas. No programa estão atividades em duas modalidades: prática e teórica, adequadas tanto para quem nunca viu robótica quanto para alunos de escolas que já têm contato com a robótica educacional.

Na Modalidade Prática acontecem os eventos/competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final Nacional, sob a orientação de seus professores e cientistas. Já a Modalidade Teórica é desenvolvida nas escolas e em sedes regionais, onde os estudantes respondem questões escritas, em uma única fase para o Ensino Fundamental, e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico.

Rio Info – Para aquecer a maratona tecnológica do final de semana, nesta sexta-feira (16), Niterói abriga a Rio Info Niterói, com apoio da Rio Soft e do HubNit, com palestras voltadas para o empreendedorismo e a inovação, além de uma rodada de negócios para conectar fornecedores e consumidores, empresas e governos, indivíduos e serviços. O evento acontecerá na Cupula do Caminho Niemeyer, e as inscrições estão abertas no site https://rioinfo.com.br/encontros/circuito-rio-info-niteroi.

Fonte: Prefeitura de Niterói











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.