domingo, 11 de agosto de 2019

Prefeitura de Niterói prevê usar drones na prevenção contra alagamentos



O secretário Comte Bittencourt aponta as 26 áreas mais propícias a enchentes na cidade: Região Oceânica e Zona Sul lideram, com oito cada Foto: Gabriela Fittipaldi / Agência O Globo


Estudo mapeou 26 pontos críticos de enchente. Município intensificou ações de desobstrução de bueiros, que serão permanentes

Giovanni Mourão

NITERÓI — Niterói tem 26 pontos de alagamento , segundo levantamento da Secretaria Executiva da prefeitura. Para dar uma resposta mais rápida aos impactos negativos decorrentes das fortes chuvas , cujo período crítico se inicia em outubro, o município vem realizando intervenções preventivas nos canais e ralos da cidade desde junho. A força-tarefa quase triplicou, em um mês, o número de desobstruções de bueiros: foram 2.249 no mês passado contra 774 em junho, uma alta de 190%.

Comentário: O deputado Comte Bittencourt é o secretário municipal de Governo.

Em entrevista ao GLOBO-Niterói, o titular da pasta, Comte Bittencourt , explicou que um grupo de funcionários da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) vem atuando exclusivamente na limpeza de rios e canais em todas as regiões. Quando necessário, a concessionária Águas de Niterói é acionada.

Ainda este ano, a prefeitura também usará drones em locais de difícil acesso, por meio de uma parceria com a distribuidora, diz Bittencourt.

— Utilizando esses equipamentos (drones), vamos traçar um diagnóstico das galerias pluviais , dos rios e dos canais subterrâneos mais extensos. Assim, poderemos elaborar estratégias mais apropriadas e eficientes para retirar o acúmulo de resíduos . As intervenções, aliadas à desobstrução dos bueiros, prepararão a cidade para enfrentar esses eventos climáticos.

O número de bueiros desobstruídos será ainda maior nos próximos meses, pois tais ações serão realizadas de forma permanente:

— A bacia do Rio Icaraí tem três ramificações que desembocam no canal da Avenida Ary Parreiras. Em julho, concluímos a limpeza de uma delas, a da Rua Martins Torres, em Santa Rosa. Já iniciamos a desobstrução do canal do Viradouro e, depois, vamos fazer o mesmo na terceira ramificação, no Cubango.


Zeladoria da prefeitura limpa valão da Rua Mario Vianna, em Santa Rosa Foto: Prefeitura de Niterói

O estudo aponta 26 pontos com maior risco de alagamento. Na Região Oceânica, são oito: a entrada de Itacoatiara; a Avenida Antônio Carlos da Silva e a esquina da Avenida Central com a Rua Adalgisa Monteiro, ambas no Maravista; o encontro da Avenida Central com a Rua Jornalista Ari Guanabara, na Serra Grande; em frente ao Hortifruti da Estrada Francisco da Cruz Nunes, no trecho da Rua Salomão Vergueiro da Cruz entre as ruas Jairo Mendes e Cornélio de Melo Júnior e às margens da Lagoa de Piratininga na Via Chico Xavier, em Piratininga; e na Rua dos Corais, no Jardim Imbuhy.

Na Zona Sul, também há oito pontos: dois na praia de Charitas; um em São Francisco, na esquina das ruas Timbiras e Tupinambás; um no encontro entre a Avenida Presidente Pedreira e Rua Pereira Nunes, no Ingá; a Rua Lemos Cunha (perto da 77ª DP) e a Rua Presidente Backer (próximo ao Caio Martins), em Icarai; a esquina das avenidas Ary Parreiras e Padre Francisco Lanna, no Vital Brasil; e o Largo do Marrão, em Santa Rosa.

Na região central, foram identificados quatro pontos propícios a enchentes: um em São Domingos, entre a Cantareira e a Enel ; dois no Centro, nas imediações do Plaza Shopping e na esquina da Avenida Jansen de Melo com a Rua São Lourenço; e um na Ponta d’Areia, próximo ao Mercado São Pedro.

Na Zona Norte, estão listadas a região em frente ao Horto do Fonseca; o encontro das ruas Monteiro Lobato e Estilac Leal, na Engenhoca; e as proximidades do Colégio Pedro II, no Barreto.

Em Pendotiba, há dois pontos: a Rua Leonor da Glória, no Largo da Batalha; e a esquina das estradas Caetano Monteiro e Monan Pequeno, no Badu. Na Zona Leste, a região afetada é o trecho da RJ-108 próximo ao Médico de Família, no Rio do Ouro.


Fonte: O Globo Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.