sábado, 31 de agosto de 2019

LIGADO NA REDE: Acompanhando mais uma inspeção em imóveis para verificar conexão com a rede de esgoto





COMENTÁRIO:

Neste sábado, a Prefeitura de Niterói promoveu mais uma campanha do Programa Ligado na Rede, para a inspeção em imóveis comerciais e residenciais para verificar se está corretamente conectado à rede de esgoto.

A ação faz parte de uma das principais prioridades da Prefeitura de Niterói, que é o saneamento e a recuperação das Lagoas de Piratininga e Itaipu.

Na agenda do saneamento, a cidade investe através da concessionária Águas de Niterói, na ampliação e otimização de Estações de Tratamento de Esgoto - ETE e da rede de coleta de esgoto, devendo chegar a 100% de esgoto coletado e tratado até o final 2020. Com esse esforço, a cidade figura entre as 10 melhores do país no ranking do Instituto Trata Brasil 2019.

Para a recuperação do Sistema Lagunar de Piratininga e Itaipu, a Prefeitura desenvolve várias outras iniciativas, como as que compõem o Programa Região Oceânica Sustentável - PRO Sustentável, a Prefeitura desenvolve os seguintes projetos:

Modelo esquemático indicando o funcionamento dos Jardins Filtrantes.


Parque Orla de Piratininga (POP): o Parque Orla de Piratininga (POP) ocupará o entorno da Lagoa de Piratininga e, além de recuperação de ecossistemas, implantação de trilhas, ciclovia, equipamentos culturais, educacionais, de lazer e esportes, contará com Jardins Filtrantes (vide figura acima), equipamentos que interceptarão águas provenientes das drenagens antes que cheguem às lagoas carreando sedimentos e poluentes (nutrientes) que acabam por provocar a eutrofização da lagoa.

Renaturalização do Rio Jacaré: trata-se de projeto pioneiro no país e que encontra-se no momento em fase final de licitação para a seleção da empresa que detalhará o projeto para a renaturalização. Para saber mais sobre os trabalhos, assista o vídeo "Um Rio Chamado Jacaré" sobre o projeto.

Monitoramento das Lagoas: o Pro Sustentável mantém um trabalho de monitoramento sistemático das condições físicas, químicas e biológicas do sistema lagunar, de forma a subsidiar as iniciativas de recuperação das lagoas. Você poderá encontrar dados sobre a circulação das águas, salinidade, composição química e física dos sedimentos, quantidade de sedimentos acumulados, fauna e flora, acessando aqui.

Infraestrutura: obras de drenagem, urbanização e pavimentação de vias, estão dando mais qualidade urbana aos bairros da Região Oceânica, ao tempo que evita que os processos erosivos nas vias e outros espaços causassem o assoreamento de rios e lagoas. Há poucos dias, o prefeito Rodrigo Neves assinou a Ordem de Início para o Projeto de Drenagem e Pavimentação do Bairro Santo Antônio.

Túnel do Tibau: há algumas semanas, ocorreu o desabamento do teto do túnel que faz a ligação da Lagoa de Piratininga com o mar, impedindo a troca de águas. A Prefeitura está próxima de lançar licitação para contratar empresa que providencie a desobstrução.

Seminário: A Prefeitura, através do PRO Sustentável, promoveu, juntamente com a UFF, o Seminário Lagoa de Piratininga: como recupera-la, reunindo especialistas da própria universidade, da UFRJ e da Alemanha e Holanda.

LIGADO NA REDE:

Niterói aproxima-se da universalização da coleta e tratamento do esgoto e para que se alcance a efetiva restauração de rios e lagoas, é preciso que se promova a correta conexão dos imóveis à rede de esgoto. Caso contrário, o esgoto acaba chegando aos rios e lagoas através da rede de drenagem.

Para isso, a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade - SMARHS, a concessionária Águas de Niterói e equipes do PRO Sustentável, desenvolve o programa "Ligado na Rede", ou programa "Se Liga", quando podemos contar com a parceria do INEA.

As obras da Prefeitura e de Águas de Niterói levam a rede até o limite de cada imóvel e cabe ao proprietário providenciar a ligação dentro do seu terreno. A conexão com a rede é verificada lote a lote e, quando não houver a devida conexão, o proprietário é notificado a providencia-la.

Vale destacar alguns números deste programa:

2013 - 2019:

  • 22.815 vistorias realizadas
  • 14.275 imóveis estavam ligados corretamente
  • 967 não estavam conectados e foram notificados
  • Proporção de não-ligados sobre ligados: 7%

Janeiro a agosto de 2019

  • 1.853 vistorias
  • 1.224 imóveis estavam ligados corretamente
  • 13 não ligados
  • Proporção de não-ligados sobre ligados: cerca de 1% 

Temos apelado aos moradores para que colaborem com a qualidade ambiental do bairro e a sobrevivência das lagoas providenciando a devida ligação.

Vamos em frente!

Axel Grael
Coordenador Geral do PRO Sustentável

Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói




------------------------------------


Prefeitura promove mais uma campanha do programa Ligado na Rede



Inspecionando a rede e conexões

Vistoriando imóveis comerciais.

Entrevista para o SBT sobre o trabalho da Prefeitura.

Com o administrador regional Carlos Boechat, conversando com morador.


Neste sábado (31/08) o Secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, participou de uma vistoria na Região Oceânica onde moradores foram avaliados sobre a responsabilidade de realizar a conexão dos seus imóveis com a rede de esgoto. 

A ação faz parte do "Ligado na Rede" e teve a participação da SEPLAG/UGP PRO Sustentável, Águas de Niterói, Administração da Região Oceânica, Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói, e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos. Desde 2013 o projeto já realizou mais de 22 mil vistorias, cerca de 1850 só em 2019.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na ocasião o Secretário concedeu entrevista para o SBT Rio, falando sobre o projeto e sua importância, além de outras ações realizadas pela Prefeitura de Niterói na região, através do Programa Pro-Sustentável. Previsão é que a matéria vá ao ar na segunda-feira (03/09), 11:45

Fonte: SEPLAG






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.