sábado, 10 de agosto de 2019

O Globo e Extra destacam os resultados do saneamento e do programa Enseada Limpa, em Niterói



COMENTÁRIO:

O Globo e o jornal Extra publicaram boas matérias sobre o avanço do saneamento em Niterói e os resultados disso para a vida da população.

Na matéria reproduzida abaixo, o destaque é para o crescimento dos esportes náuticos, que além do remo e da vela, tradicionais na cidade, agora vemos um movimento surpreendente de crescimento dos clubes de Canoa Havaiana. que já mobilizam um grande número de praticantes em Niterói.

São os resultados para a cidade de uma política de saneamento que tem melhorado bastante a qualidade das águas na cidade, embora ainda tenhamos um longo caminho a percorrer.

É Niterói avançando para ser uma cidade cada vez mais vibrante, aprazível e sustentável.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói


Leia também: DEPOIMENTO: "DESPOLUINDO A ENSEADA DE JURUJUBA"



--------------------------------------


Com o mar mais limpo, Niterói vive a onda dos esportes aquáticos

Praticantes da canoa havaiana em Charitas: menos poluição Foto: Marcelo Theobald / Agência O GLOBO


Canoa havaiana é uma das opções mais procuradas nas praias da cidade

Letícia Lopes*

RIO — A ampliação do tratamento de esgoto de Niterói acabou estimulando a prática de esportes náuticos nas praias da cidade. A orla de São Francisco e de Icaraí, por exemplo, chega a ter águas consideradas próprias para o banho em 60% dos dias. Há 20 anos, este percentual variava de 10% a 15%, segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização de Niterói, Axel Grael. Por outro lado, os problemas persistem em outras praias banhadas pela Baía de Guanabara. Jurujuba, por exemplo, só esteve própria para o banho em seis semanas de 2018, de acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Há ainda praias que conseguiram manter um bom padrão ao longo do tempo. Desde 2007, por exemplo, Camboinhas — que é oceânica — apresentou condições de balneabilidade, sem restrições, durante quase todo o período, segundo a série histórica do Inea.

— Mas claro que os problemas ainda existem. Quando chove, o esgoto da Baía de Guanabara se mistura às águas pluviais, e parte das praias pode ficar imprópria — reconheceu Axel Grael.

Esclarecimento: o que eu quis dizer foi que quando chove chegam mais poluentes à Baía de Guanabara pelas drenagens e águas pluviais.

Uma das modalidades que ganharam força diante de águas mais limpas foi a canoa havaiana. Geralmente, o esporte é praticado com embarcações para até seis pessoas. Hoje, a cidade conta com 14 clubes dedicados ao esporte, sendo que, dos três mil atletas registrados pela Federação do Rio de Janeiro, a metade mora em Niterói.



— O legal da canoa é que é um esporte fácil de praticar, mesmo por idosos. Tenho atletas até com mais de 70 anos. E não remamos apenas na orla de Niterói. Com frequência, os alunos fazem a travessia entre Charitas e Ipanema — contou Hélio Teixeira, treinador do Niterói Hoe.

Apesar do sol e da temperatura em elevação, o niteroiense não pode se empolgar muito esta semana. O último boletim do Inea mostra que as águas de Icaraí estão impróprias. Já as praias oceânicas da cidade estão liberadas.

* Estagiária sob supervisão de Leila Youssef


Fonte: O Globo




-------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

DEPOIMENTO: "DESPOLUINDO A ENSEADA DE JURUJUBA"Com investimento de R$ 700 milhões, Niterói prevê chegar a 2020 tratando 100% de seu esgoto









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.