sábado, 1 de setembro de 2018

Niterói sedia seminário Democracia e Gestão Pública no Século XXI





Marcelo Almeida

Sociólogo português Boaventura Sousa Santos abriu o evento nesta sexta-feira

Começou nesta sexta-feira (1°) o seminário “Democracia e Gestão Pública no Século XXI”, no Teatro Popular e no auditório do Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói. O evento realizado pela Prefeitura em parceria com o Instituto Novos Paradigmas (INP) e com apoio da Escola de Governo e Gestão de Niterói, é aberto ao público e tem eventos também neste sábado (2).

Na noite de ontem, a abertura ficou por do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o ex-ministro e ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. A jornalista Luciana Barreto foi a mediadora da noite que teve como principal conferencista o sociólogo português Boaventura Sousa Santos, autor do livro "A Difícil Democracia". Na abertura da noite, Genro e Neves teceram elogios ao pensador português e ambos falaram que a obra de Boaventura foi muito importante para embasar os seus governos, em Porto Alegre e em Niterói, respectivamente.

Com a palavra, antes de entrar no tema de sua falação, Boaventura Sousa Santos abriu dizendo que visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Curitiba, que falou que se deve manter as esperanças quanto ao futuro do país.

Entrando no foco do tema de sua palestra, Boaventura começou com uma pergunta: Pode ser a democracia compatível com o capitalismo? Em seguida ela coloca que esta é uma questão fundamental para o entendimento do que ocorre no mundo atual. "Há uma tensão entre a democracia representativa e a soberania popular contra os interesses do capitalismo. A melhor forma de resolver é fazer que a democracia regule o capitalismo”, afirmou.


Sociólogo português Boaventura Sousa Santos foi o palestrante que abriu o seminário. Lucas Benevides.



De acordo com a interpretação do sociólogo, a queda do muro de Berlim não determinou apenas a derrota do mundo comunista, mas também a derrota da social democracia que só foi implantada para demonstrar uma superioridade do capitalismo sobre o mundo comunista. “Hoje temos argumentos autoritários e que dizem que a democracia custa muito caro, que as pessoas estão tendo acesso a muitos direitos. Caso o capitalismo entenda que a democracia não lhe serve, ela troca”, disse.

O pensador afirmou que a Europa está tomada de governos neoliberais que caminham para as demandas do mercado, assim como os EUA, e que existe um investimento do mercado econômico para interferir da democracia também na América Latina através de institutos que ficam influenciando para que neoliberalismo esteja em pauta. “Quando sai uma pesquisa eleitoral a primeira coisa que analisam é a reação dos mercados, mas mercado não vota. Na verdade, a impressão do mercado é a visão de cinco ou seis famílias que controlam as grandes empresas que coordenam esse mercado”, afirmou.

Como saída, Boaventura aponta uma radicalização da democracia, pois com a democracia representativa em xeque, basta criar a democracia participativa onde os cidadãos sejam consultados sobre os destinos das cidades, estados e países. “Não é preciso romper os limites, mas se pode chegar até a barreira desses limites e aumentar suas barreiras. Em lugar nenhum do mundo o liberalismo deu certo, pois só aumento o lucro”, declarou.

Segundo dia - Neste sábado, a partir das 10h acontece a palestra “participação e democracia no Século XXI”, com Christina Freitas, Renato Rovai, Tiago Peixoto com a mediação do secretário executivo de Niterói, Axel Grael. O objetivo da mesa é fazer uma reflexão sobre as possibilidades democráticas abertas pela comunicação digital, pela emergência de movimentos sociais organizados em rede e pelas mudanças no tecido social das sociedades pós-industriais.

Além disso, os debatedores irão comentar sobre as novas dinâmicas sociais, os novos sujeitos e novos impasses que pressupõem a emergência de uma democracia renovada. A crise de legitimidade das instituições da democracia representativa só será superada a partir de um novo pacto democrático a ser construído a partir do diálogo e da participação efetiva da cidadania.

Já a partir das 11h30, acontece o painel “Cidades Inteligentes e Desenvolvimento Econômico Local”, com Bruna Santos, Eduarda La Rocque e Leonardo Muls e conta com a mediação de Giovanna Victer, secretária de Planejamento, Modernização da Gestão, Orçamento e Controle de NIterói. As cidades são o espaço privilegiado para a experimentação de novas possibilidades econômicas e de organização da vida em sociedade. O debate sobre instrumentos de gestão inteligente das cidades vem ganhando relevância crescente nos últimos anos.

Da mesma forma, novos arranjos econômicos, novos negócios, novas relações de trabalho e geração de renda produzem tensões e abrem inúmeras possibilidades para o desenvolvimento econômico local. Refletir sobre essas duas questões (smart cities e desenvolvimento local) de forma integrada é o objetivo deste painel.

As inscrições podem ser feitas no site: http://seminariodemocraciaegestao.com.br Com o objetivo de promover um ambiente de diálogo em torno dos principais desafios da gestão pública na atualidade, o seminário vai reunir diferentes visões sobre o desenvolvimento das instituições que constituem as administrações públicas em várias esferas.

Fonte: O Fluminense













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.