terça-feira, 11 de setembro de 2018

Lars Grael faz palestra motivacional em MT e associa superação ao agronegócio



Velejador Lars Grael, 54, apresenta em Cuiabá palestra sobre superação e conta trajetória, com ênfase em seu recomeço, após ter perna decepada


O velejador Lars Grael, 54 anos, veio a Cuiabá nesta segunda (10) para apresentar uma palestra sobre superação. No auditório do Cenarium Rural, o medalhista olímpico comentou sobre sua trajetória, com ênfase em seu recomeço, após ter sua perna decepada pela hélice de uma lancha, há 20 anos.

Para o público da capital mato-grossense, composto por produtores rurais e pessoas relacionadas ao agronegócio, o atleta contou sobre sua história e fez uma analogia com o agronegócio. Ele esteve na Capital mato-grossense a convite da Associação de Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e da Famato.

Nos próximos cinco dias, o medalhista olímpico irá a cidades do interior do Estado – Canarana, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Sorriso e Rondonópolis – para ministrar outras palestras motivacionais.

Em conversa com o , o atleta comenta que tem feito diversas palestras ao redor do Brasil. “Sempre faço um paralelo entre a minha trajetória de velejador, atleta olímpico e cidadão brasileiro. A minha história não é só de vitórias, há também derrotas. Mostro uma analogia de valores, sobretudo baseado na superação, que é o tema da minha trajetória”, diz.

"Mostro, de uma forma muito natural, como o ser humano tem dificuldades, mas pode manter a vontade de superar cada obstáculo na vida. Assim como superei diversas situações, seja no esporte ou no acidente”, acrescenta.


"Produtores são pessoas empreendedoras, lidam com variáveis não-controláveis. No caso do esporte, essa variável é a natureza. Para os agricultores, as variáveis que não controlam são o valor da safra, política cambial, pestes e contaminações, a própria dificuldade governamental, burocracia, impostos".


Ele afirma acreditar que a superação é um tema que também pode estar relacionado à produção rural. “Os produtores são pessoas empreendedoras, lidam com variáveis não-controláveis. No caso do esporte, essa variável é a natureza. Para os agricultores, as variáveis que não controlam são o valor da safra, questão de política cambial, pestes e contaminações, a própria dificuldade governamental, burocracia, impostos, entre outros”.

Além de ressaltar os riscos enfrentados pelos agricultores, Grael elogia o trabalho exercido no campo. “Os produtores rurais são brasileiros que estão olhando para a frente, inovando, sempre superando seus próprios desafios e dificuldades que surgem. Eles mostram um Brasil que hoje é vencedor. Eu, que sou um ser humano urbano e marítimo, admiro muito o trabalho que é feito em Mato Grosso”, asseverou.

Projetos sociais

Uma das características de Grael é o apoio a causas sociais. Desde que sofreu o acidente no qual perdeu a perna, o medalhista olímpico passou a se dedicar mais a iniciativas para jovens pobres. Ele considera que o mais importante é o Projeto Grael, que completou 20 anos em 2018, auxiliado pelo Instituto Rumo Náutico. “Já passaram mais de 20 mil jovens nesse projeto. É muito gratificante, porque democratizamos o nosso esporte [a vela]”, pontua.

Segundo ele, a ajuda aos jovens é uma forma de devolver ao país toda a torcida que recebeu desde que começou a carreira de velejador e o apoio durante o acidente. “Para mim, é muito importante ter essa iniciativa”, declara.

Conforme o velejador, o interesse em se aprofundar nos projetos sociais foi uma das características que adquiriu após o acidente de 20 anos atrás. “Mudou muita coisa [desde que perdeu a perna]. Tive uma restrição de ordem locomotora, mas acho que abriram opções e oportunidades para eu atuar na vida pública e fazer as palestras em todo o país. Isso pra mim é muito gratificante. Então, a vida segue e estou muito feliz”, finaliza.


Fonte: RDNews













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.