sábado, 15 de setembro de 2018

Mutirão de limpeza em praias de Niterói



Ação de limpeza mobilizou cerca de 500 pessoas. Foto: Douglas Macedo


Lucas Schuenck

Somente em Icaraí, cerca de 500 pessoas participaram da mobilização. Ação também ocorreu em praias da RO

Retirar do meio ambiente a maior quantidade de lixo possível. Este foi o objetivo de cerca de 500 pessoas que marcaram presença na manhã deste sábado, na Praia de Icaraí por um motivo nobre. No Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, a organização internacional “Clean Up The World”, que significa Limpando o Mundo, em tradução livre, promoveu, em parceria com a Prefeitura de Niterói, um mutirão de limpeza nas praias de Itaipu, Piratininga, Camboinhas, Itacoatiara, São Francisco, Jurujuba e em rios como o Córrego da Viração, no Cafubá, e no Jacaré, em Itaipu.

Mostrando que o amor pelo meio ambiente pode e deve ser estimulado dentro de casa, uma família trocou um programa convencional de sábado por uma causa sustentável. Maria de Fátima Soares, Antonio Soares e Carolina Soares, às 8h, já estavam no ponto de encontro, em frente ao Clube Central, na Praia de Icaraí para contribuir com a preservação da natureza.

Estimulada a exercer um olhar diferenciado para o meio ambiente desde pequena, Carolina, filha de Maria de Fátima e Antonio, acabou escolhendo se aprofundar na área na qual presta trabalho voluntário.

“Eu cresci em um sítio, sempre convivi com o meio ambiente e sua degradação. A partir disto, decidi me profissionalizar na área e hoje estudo engenharia de recursos hídricos e meio ambiente na UFF”, explicou.

A estudante também considera que seu esforço serve a múltiplos propósitos: sua paixão e, mais recentemente, sua vocação profissional.

“Esta causa é o que vou fazer pelo resto da minha vida, então não faz sentido eu ficar em casa dormindo enquanto as pessoas estão fazendo o bem. Para mim, isto é um tipo de estágio voluntário”, disse.

Sérgio Marcolini Filho, funcionário da secretaria de meio ambiente de Niterói, parabenizou os voluntários que, sem preguiça, acordaram cedo e fizeram sua parte. “Este é um projeto mundial. Só em Icaraí, tivemos cerca de mil inscritos. Sabemos que é difícil trabalhar em um sábado de manhã, mas os voluntários estão de parabéns”, afirmou.

Ao redor do mundo, a iniciativa reúne, por ano, cerca de 35 milhões de pessoas. Em Niterói, por meio da Secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), cerca de quatro mil pessoas se inscreveram para participar das atividades socioambientais.

Fonte: O Fluminense









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.