sábado, 15 de setembro de 2018

DISQUE DENÚNCIA: Niterói ganha canal exclusivo para denúncias via Whatsapp



Parceria: Zeca Borges, coordenador do Disque Denúncia, e o prefeito Rodrigo Neves assinam convênio de dois anos - Bruno Eduardo Alves / Prefeitura de Niterói


Giovanni Mourão

Ao custo mensal de R$ 20 mil, prefeitura fecha parceria com Disque-Denúncia

NITERÓI — Como medida integrante do Pacto Niterói Contra a Violência, a prefeitura firmou um convênio com o Disque-Denúncia e se tornou a primeira cidade da Região Metropolitana a contar como uma estação de trabalho exclusiva dentro da estrutura do programa. O custo é de R$ 20 mil mensais, e a parceria tem como objetivo agilizar o atendimento de denúncias feitas na cidade e repassá-las a autoridades competentes, incluindo, a partir de agora, o 12º Batalhão da Polícia Militar e o núcleo operacional do programa municipal.

A partir deste sábado, além do telefone e do aplicativo estadual do Disque-Denúncia, moradores de Niterói podem denunciar crimes por meio da página Disque-Denúncia Niterói, no Messenger do Facebook; e pelo WhatsApp (21) 99973-1177. Com o novo projeto, relatórios diários e semanais serão encaminhados pelo serviço à prefeitura e às forças policiais da cidade, com o objetivo de acelerar monitoramentos e investigações de eventuais ocorrências.

DISQUE DENÚNCIA: telefone 2253-1177, aplicativo Disque-Denúncia Niterói, no Messenger do Facebook; e pelo WhatsApp (21) 99973-1177.

Há quase três semanas, a sede do Disque-Denúncia conta com uma estrutura específica para receber denúncias sobre a criminalidade em Niterói: dois funcionários foram destacados para atender exclusivamente a casos do município. É o que explica o coordenador, Zeca Borges:

— Além dessa estrutura, a cidade continuará contando com o que já é fornecido atualmente a todos os demais municípios, por meio de outros três funcionários: um gestor de clientes responsável pelos relatórios de prestações de contas, um analista de inteligência para redigir os relatórios de criminalidade e um analista de relações institucionais.

Segundo o prefeito Rodrigo Neves, o impacto positivo que a cidade vai receber com a parceria será proporcional ao engajamento das instituições policiais e, sobretudo, dos cidadãos na realização de denúncias.

— Assim como foi feito em Nova York e Medellín, uma das nossas propostas para alcançar a redução dos índices de violência é promover medidas que contem com o apoio da sociedade. Uma delas é o Disque-Denúncia. O anonimato do denunciante permanecerá preservado, e esperamos que essa nova ferramenta contribua para a apreensão de armas, a prisão de criminosos e a elucidação de outros crimes — diz, acrescentando que o convênio tem duração de dois anos, que podem ser prorrogados.

Crise no estado

A crise econômica enfrentada pelo Estado do Rio vem inviabilizando os repasses ao Disque-Denúncia. Atualmente, o serviço, que já chegou a ter 60% de seu orçamento oriundos de verbas estaduais, sobrevive quase que exclusivamente graças a doações. Desde 2015, o governo estadual não destina verbas para o funcionamento do programa.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.