domingo, 18 de dezembro de 2011

Campeonato Mundial de Vela de Perth: compromissos socioambientais

PERTO DOS OLHOS: regatas realizadas bem próximo da praia para aumentar o interesse do público. Foto Christopher Favreau.
 
Hoje foi o último dia de competições no Campeonato Mundial de Vela da ISAF (ISAF Sailing World Championships), realizado em Perth, costa Oeste da Austrália.
 
Além de um saldo muito positivo para o Brasil, que teve a sua melhor participação da história dos Mundiais da ISAF, garantindo sete vagas para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, o evento deu exemplos de compromissos ambientais e educacionais.
 
Meio ambiente
 
 

Segundo os organizadores do Mundial, apesar da vela ser vista como um esporte sustentável, há muito o que se avançar para fazer com que os impactos ambientais de um evento como esse seja ainda mais limpo. Para isso, desenvolveram o Programa de Meio Ambiente e Sustentabilidade abrangendo seis aspectos fundamentais: energia, mudanças climáticas, social, água, oceano e reciclagem.
 
Atletas participantes do campeonato, dirigentes esportivos e empresas participantes do evento foram convidados a se envolver com ações específicas em cada área. Como exemplo, cada um pode ter o impacto ambiental da sua participação no evento calculado e teve a oportunidade de fazer doações específicas ou "comprar árvores" que serão plantadas para ajudar a neutralizar as emissões calculadas pela realização do evento. Até a presente data, os organizadores anunciaram o plantio de 7.792 árvores.
 
Saiba mais aqui.
 
Escolas
 
Todas as escolas primárias de Western Australia foram convidadas para visitar as instalações montadas para receber os atletas de todo o mundo que foram a Perth lutar por uma vaga para Londres 2012, uma vez que 75% das vagas disponíveis estavam em jogo neste evento.
 
Estar diante dos velejadores permitiu que os alunos despertassem o interesse pelo esporte, pelos países participantes e suas respectivas culturas.
 
Foram oferecidas ainda clínicas sobre a teoria do barco a vela, puderam participar da construção de miniaturas de barcos e assistiram a demonstrações de helicóptero e equipes de resgate no mar.

O Programa de Participação Escolar teve o patrocínio do Ministério da Educação.
 
Para saber mais, clique no Programa de Participação Escolar ou outras informações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.