sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Projeto Grael forma velejadores em Três Marias, sede do próximo Campeonato Brasileiro da Classe Laser

Sede do Projeto VERSOL, mantido pelo Projeto Grael em parceria com a CEMIG e a Prefeitura de Três Marias (MG), forma velejadores para se beneficiarem de um reservatório 2,5 vezes maior que a Baía de Guanabara. Foto acervo do Projeto Grael.

Campeonato Brasileiro de Laser acontece pela primeira vez em reservatório de usina

Da Cemig

Os mineiros têm um encontro marcado com os esportes náuticos entre os dias 19 e 27 de janeiro. O reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias, no Noroeste de Minas Gerais, será o primeiro do País a receber o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser. Apesar de ser muito difundida no litoral brasileiro, a prática da vela ainda é pouco explorada nos reservatórios de usinas hidrelétricas.

Organizado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Prefeitura Municipal de Três Marias e Associação Brasileira da Classe Laser (ABCL), o campeonato já conta com mais de 300 pré-inscritos e deverá receber um número recorde de velejadores. Nesta edição, além da participação de velejadores consagrados, o campeonato também será disputado por três integrantes do Projeto Versol – Vela, Remo, Responsabilidade Socioambiental e Lazer.

O Projeto Versol investe na iniciação esportiva, educação ambiental e profissionalizante de jovens de escolas públicas da região, com idades entre nove e 24 anos. Idealizado pela Cemig, em parceria com a Prefeitura de Três Marias e o Instituto Rumo Náutico, coordenado pelos irmãos Axel, Lars e Torben Grael, o projeto oferece, há quase dois anos, aulas práticas e teóricas de natação, vela (classes Dingue e Optimist) e remo. Por semestre, são formados cerca de 150 alunos.

Competidores do Versol

Lucas Rocha Chaves pratica a vela desde o início do Versol, em fevereiro de 2010, e aguarda ansioso o dia em que vai competir com velejadores de todo o Brasil e do exterior. “Vou disputar com os melhores do ranking. Para mim vai ser difícil, porque é meu primeiro campeonato, mas sei que sou capaz de conseguir um bom resultado.” Lucão, como é conhecido, entrou para o projeto por influência de seus primos e se encantou pelo esporte. “Tenho aulas nas terças e quintas-feiras, mas vou ao reservatório todos os dias porque gosto de ajudar os instrutores e os outros alunos”, conta.

Instrutor do Projeto Versol há quase dois anos, Anderson Alves Lopes também vai competir. Ele começou dando aulas de mecânica náutica, curso profissionalizante no qual os alunos aprendem sobre motores de barcos, e atualmente ensina o remo. O contato com a vela despertou seu interesse e, durante seis meses, o instrutor fez um curso na Lagoa dos Ingleses, em Belo Horizonte.

Entre a faculdade de Engenharia Ambiental e o trabalho, Heuler Leone Rocha, também instrutor do Versol, encontra tempo para treinar duas vezes por semana para a competição. Ele foi aluno de vela por um ano e agora prepara futuros guias turísticos da região, dando aulas no curso profissionalizante de ecoturismo. Heuler acredita que o campeonato vai ser uma oportunidade única para a região. “A cidade vai ficar mais conhecida, vai atrair mais turistas e velejadores. Precisamos de investimento e divulgação para usufruir o potencial turístico e desenvolver esportes náuticos em Três Marias”, explica.
 
Fonte: Revista Náutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.