segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Depoimento do aluno Artur Pimenta ao Portal Ahê emociona equipe do Projeto Grael


A descoberta e a paixão pela vela estimuladas pelo Projeto Grael

Campeão juvenil, que sonha com olimpíadas, vai assistir ídolos da vela em regata que homenageia família Grael.

Concentração e foco são duas das principais características de um atleta, geralmente aprendidas ao longo do tempo, após vivenciar (nos músculos) a sua rotina. Mas a lição não demorou a ser aprendida por Arthur Pimenta, de 12 anos, um dos muitos jovens que fazem parte do Projeto Grael (de iniciação à vela) que funciona em Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Ele dedica parte do seu dia para aprender (o máximo que puder) com a finalidade de chegar ao posto de velejador.


Alunos preparando o barco. Foto de Mariza Formagginni.

- Com humildade e paciência você consegue. Quando eu comecei, achava o curso chato porque precisava assistir às aulas teóricas, mas depois me apaixonei e fiquei viciado, dependente - , brinca o atual campeão estadual juvenil, de sorriso fácil e objetivos bem definidos para a pouca idade que tem.

Artur é um exemplo para os outros colegas do projeto que, desde sua fundação, em 1996 (antes dos Jogos Olímpicos de Atlanta), atendeu mais de 10 mil crianças da rede pública de ensino educando esses jovens com o uso da vela. Esses alunos não aprendem apenas a velejar, mas a construir barcos, motores, habilidades que não servem apenas para a indústria náutica. Enquanto ainda não tem idade para frequentar os cursos (abertos para alunos a partir dos 16 anos), ele foca no maior de seus objetivos: velejar nas Olimpíadas.

- Ainda tem muita coisa pela frente, mas é o que eu quero -, conta o jovem que faz questão de compartilhar a admiração pela família Grael e pelo ídolo Torben. - Ele é um excelente velejador e está sempre por aqui, conversando com a gente. Isso ajuda muito a ter mais conhecimento sobre o que a gente está fazendo aqui.
 
Regata tradicional reúne os ídolos de Artur

Daqui a pouco, às 11h, será dada a largada da XII Regata Preben Schmidt em homenagem ao avô dos velejadores Axel, Torben e Lars Grael. O evento faz parte do calendário da Federação de Vela e acontece na Baía de Guanabara, partindo do Rio Yacht Club (Sailing), em Niterói.


Projeto Grael. Foto de Mariza Formagginni.

A regata Preben Schmidt é a mais tradicional competição de barcos clássicos do Brasil e os destaques da prova são os veleiros antigos, como o Aileen, que completará 100 anos em 2012. O barco, da classe Seis Metros, pertenceu a Preben e hoje está sob o comando do neto Torben Grael, ídolo de Artur.
 
Foi neste barco que três gerações da família Schmidt Grael aprenderam a velejar.

Este ano, a regata promove uma campanha estimulando a doação de velas, cabos e ferragens não mais utilizadas nas embarcações para o Projeto Grael. Os produtos serão reutilizados para a confecção de bolsas, chapéus e demais acessórios.

Essa pegada sustentável está diretamente ligada ao projeto que abraça a comunidade, oferecendo cerca de 10 cursos profissionalizantes e conscientização de meio ambiente.

- Esse contato que temos com o mar e com a natureza passa para a gente uma visão muito boa de meio ambiente, de que cada um deve fazer a sua parte. Aqui, aprendemos a não jogar lixo no chão e reciclamos tudo - explica, completando que a vela é fundamental e imensurável em sua vida.

- O tamanho? Ah, é tão forte que eu nem sei dizer qual o tamanho da vela em minha vida. Ele não tem tamanho porque a cada dia cresce mais.
 
Fonte: Portal Ahê

Um comentário:

  1. Eu sou muito grata a esta familia e colaboradores deste lindo projeto!!Obrigado!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.