quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Tubarão deixa Mundial de vela em alerta e organização muda até regra

A velejadora japonesa Sayoko Harada vira a sua embarcação na prova de laser radial. Greg Wood/France Presse

Um tubarão de aproximadamente quatro metros foi avistado por um pescador em Fremantle, local próximo do local são disputadas as regatas do Mundial de vela, em Perth, na Austrália.

O diretor da organização do evento, John Longley, afirmou que foram tomadas precauções extraordinárias nesta quarta-feira, incluindo patrulhas feitas por helicópteros para localizar o tubarão.

Brasil garante 2 vagas olímpicas no Mundial de vela na Austrália

"É um pescador profissional e o encaramos como uma fonte confiável", disse Longley. "Informamos às autoridades do governo da Austrália Ocidental, que garantiram que o helicóptero de patrulha de tubarões vai concentrar-se na área de Fremantle. Nossos barcos e o serviço de regate de Frematle também estarão em alerta."

Não houve regatas adiadas por causa do alerta, mas a organização frisou que a segurança dos atletas é a prioridade. Mais de 1.100 velejadores disputam o Mundial de Perth, que garante 75% das vagas da vela para a Olimpíada de Londres-2012.

Desde setembro, já foram registrados três ataques fatais de tubarões na Austrália Ocidental. Por conta da ameaça de tubarões, os organizadores do Mundial decidiram mudar uma das regras. Não serão punidos os velejadores que precisarem de ajuda para subirem de novo nos barcos caso a embarcação vire.

Nas disputas, duas brasileiras --Patrícia Freitas, da RS:X, e Adriana Kostiw, da laser radial-- asseguraram vaga olímpica para o Brasil.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.