sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

TRANSOCEÂNICA: Após 70 anos, Charitas-Cafubá sai do papel e vira realidade


 
Foto: Divulgação.
Os carros antigos puxaram a fila na primeira travessia do Charitas-Cafubá. Foto: Divulgação/ PMN


André Luiz Coutinho

Por causa de obras nos acessos, galerias só serão liberadas ao trânsito em fevereiro de 2017

Contando com a presença de diversas autoridades políticas da cidade, incluindo o atual vice-prefeito, Axel Grael, e o vice eleito, Comte Bittencourt, o prefeito Rodrigo Neves entregou no início da tarde desta quinta-feira (22) as galerias Luís Antonio Pimentel e João Sampaio do túnel Charitas-Cafubá, com um evento-teste que teve carros, alguns deles históricos, motocicletas, quadriciclos e ônibus. Batizadas de Luís Antonio Pimentel e João Sampaio em homenagem, respectivamente, ao escritor niteroiense e ao ex-prefeito que governou a cidade entre 1993 e 1997, ambos já falecidos, as galerias contam cada uma com 1.350 metros, com ciclovias exclusivas. Elas deverão ser abertas em definitivo a partir de fevereiro, no entanto, todo o trecho da TransOceânica, inclusive o sistema de transporte BHS, só deverá ser entregue no segundo semestre do ano que vem.




O prefeito revelou que um dos motivos de estar fazendo esse evento agora em dezembro e não no ano que vem é para que o nome do seu atual vice-prefeito, Axel Grael, que não estará na sua legislatura a partir de 2017, sendo substituído pelo deputado estadual Comte Bittencourt.

“Eu não podia fazer essa entrega das obras das galerias em fevereiro, eu quis fazer em dezembro porque eu queria colocar o nome do Axel na placa”, afirmou deixando Grael nitidamente emocionado.

Sobre a entrega das obras, Rodrigo afirmou estar vivendo um dos momentos mais felizes de sua vida pública. “Depois desse esforço gigantesco que a gente tem feito nesses últimos três anos e dez meses na Prefeitura, meu sentimento é de orgulho e de gratidão por entregar essas galerias. É um projeto de mais de 70 anos que finalmente saiu do papel. Não foi fácil tirar essa obra do papel, nós vencemos muitos desafios até aqui”, declarou o Rodrigo Neves, que fez questão de frisar que o túnel será o mais moderno da América Latina e trará qualidade de vida. “Tudo isso para vocês terem mais tempo com sua família, mais tempo para o lazer. O morador que levava uma hora para ir do Engenho do Mato até Charitas vai levar agora dez minutos e atravessar o túnel em dois minutos”, disse.

O prefeito revelou que um dos motivos de estar fazendo esse evento agora em dezembro e não no ano que vem é para que o nome do seu atual vice-prefeito, Axel Grael, que não estará na sua legislatura a partir de 2017, sendo substituído pelo deputado estadual Comte Bittencourt.

“Eu não podia fazer essa entrega das obras das galerias em fevereiro, eu quis fazer em dezembro porque eu queria colocar o nome do Axel na placa”, afirmou deixando Grael nitidamente emocionado
.


“A gente está entregando os túneis, mostrando pra população que eles estão prontos, foi uma obra feita sem incômodos nesse trecho, foi mais fácil do que nas obras urbanas onde a gente teve que tomar os devidos cuidados para não incomodar a vida de quem está no comércio e de quem passa pelo entorno diariamente. Os 9 quilômetros e meio do corredor praticamente serão entregues no segundo semestre, mas já podemos ter esse trecho aqui do túnel disponível a partir de fevereiro, com um trânsito talvez mais limitado, a gente tá estudando ainda”, afirmou a secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta.

Axel Grael elogiou o esforço de toda a equipe responsável pela construção dos túneis.

“Eu queria dizer que eu estou emocionado e muito orgulhoso de termos conseguido fazer essa obra dentro do cronograma e com a qualidade que a gente sempre sonhou. Então vamos em frente ainda. Estamos trabalhando agora com o pró-sustentável, que vai complementar e fazer com que a Região Oceânica de Niterói atinja um outro patamar de sustentabilidade.”

Durante a abertura simbólica, familiares do escritor Luís Antonio Pimentel e do ex-prefeito João Sampaio foram homenageados pelo prefeito.

Fonte: O Fluminense










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.