domingo, 18 de dezembro de 2016

PROGRAMA ENSEADA LIMPA: Esperança para a Baía de Guanabara



COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

O Programa Enseada Limpa começou a ser desenvolvido pela Prefeitura de Niterói em 2013 e, de lá para cá, os resultados de melhoria de balneabilidade nas praias da Enseada de Jurujuba têm sido significativos, como reconhece o Instituto Estadual do Ambiente - INEA, na matéria abaixo.

Com os resultados alcançados, é possível afirmar que a Enseada será a primeira parte da Baía de Guanabara que poderá ser considerada despoluída.

Os resultados têm sido obtidos através de diversas iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Niterói e a a concessionária Águas de Niterói - como parte do Enseada Limpa, como a melhoria do saneamento nos bairros da bacia hidrográfica da Enseada, a melhoria no sistema de Captação de Tempo Seco do Canal da Avenida Franklin Roosevelt e o desenvolvimento do programa "Se Liga", uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e o INEA.

Saiba mais sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Enseada Limpa para alcançar a melhoria das condiçoes de balneabilidade podem ser verificadas aqui.


Veja os resultados da melhoria da qualidade da água desde o início do Enseada Limpa:
  • 2013: primeiro ano do programa. No segundo semestre, após a solução das línguas de esgoto na Praia de Charitas e Preventório, verificou-se a ocorrência de cinco semanas seguidas com balneabilidade em Charitas. Tal fato já não ocorria há muitos anos.
  • 2014: 40,00% foi a média de semanas com balneabilidade nas praias da Enseada de Jurujuba
  • 2015: 45,68% foi a média de semanas com balneabilidade nas praias da Enseada de Jurujuba
  • 2016: 38,28% foi a média de semanas com balneabilidade nas praias da Enseada de Jurujuba. Os dados aqui apresentados para 2016, só consideram as medições de balneabilidade até julho de 2016, excluindo até então, portanto, o período de estiagem, quando a qualidade tende a ser melhor.

Ainda há muito por se fazer, mas os resultados alcançados são inegáveis e mostram que a recuperação da Baía de Guanabara é um sonho possível. Chegaremos lá!

Axel Grael




----------------------------------------------------------------------------------


Esperança para a Baía de Guanabara

Durante décadas, os governos, sem sucesso, tentam despoluir a Baía de Guanabara, um dos cartões-postais do Rio. Foto: Arquivo/Julio Silva


Com ações do programa Enseada Limpa, Niterói melhora balneabilidade de praias e mostra que é possível salvar a Baía

A distribuição de uma cartilha educativa em escolas da rede municipal e, ainda neste mês, em unidades do Médico de Família é a atividade que encerra mais um ano de execução do programa Enseada Limpa, iniciativa da Prefeitura de Niterói implantada em 2013, que tem como objetivo atingir a meta de 50% de balneabilidade nas praias da Enseada de Jurujuba em todos os registros. A iniciativa é apenas uma do conjunto de ações, que envolve diversos órgãos municipais, entre as quais investimento em saneamento, ampliação da coleta de lixo, trabalho educativo junto às comunidades locais, entre outras.

Os resultados cada vez mais são melhores. Em agosto, três das cinco praias da enseada - Charitas, São Francisco, Adão, Eva e Jurujuba – estiveram próprias para banho, de acordo com os dados de balneabilidade publicados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os excelentes resultados de Charitas, Adão e Eva são atribuídos às iniciativas do programa municipal.

O programa é coordenado pela Vice-Prefeitura, por meio do Escritório de Gestão de Projetos (EGP). O vice-prefeito Axel Grael destaca que Niterói está muito à frente de outras cidades na questão do saneamento básico – no ano que vem a cidade deve chegar a 100% da oferta de rede de coleta e tratamento de esgoto, resultando na melhoria da balneabilidade das praias da enseada.

“As praias da Enseada de Jurujuba, até 2012, estavam sempre fora das condições de balneabilidade. A partir de alguns investimentos que estamos fazendo, já conseguimos avanços muito importantes de recuperação da balneabilidade. Nosso objetivo é conseguir que as praias da Enseada de Jurujuba alcancem 50% de balneabilidade nos registros de coleta. Estamos mostrando que é possível salvar a Baía de Guanabara. Nossa meta é que a enseada seja a primeira parte da Baía de Guanabara totalmente despoluída, e isso passa pela adoção de um novo modelo de saneamento. E mais uma vez Niterói pode mostrar o caminho, já que ano que vem estaremos perto de chegar a 100% de oferta de rede de esgoto”, afirmou Grael.

Para atingir o objetivo, o programa utiliza a integração e cooperação de todos os atores dentre públicos, privados e sociedade civil que trabalham na bacia hidrográfica contribuinte a esta enseada, uma vez que as atividades realizadas no território em questão contribuem expressivamente para a qualidade da água. Dessa forma, o programa pretende ampliar impactos, reduzir recursos e inovar, mediante reuniões regulares, fortalecimento e integração do trabalho cotidiano já existente, além da construção conjunta de novas ações.

Fonte: O Fluminense



-------------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

ENSEADA LIMPA: Praia de Charitas volta a ser opção de lazer em Niterói
PROGRAMA ENSEADA LIMPA: melhoria da balneabilidade nas praias da Enseada de Jurujuba - Esclarecimentos
ENSEADA LIMPA - conheça as ações para a despoluição da Enseada de Jurujuba (Saco de São Francisco)
ENSEADA LIMPA: Agentes comunitários desenvolvem projetos de saúde ambiental 
 
OUTRAS AÇÕES DA PREFEITURA DE NITERÓI RELACIONADAS À BAÍA

NITERÓI ECOCULTURAL - GESTÃO CRIATIVA E RESPONSÁVEL DO LIXO: Resíduos são utilizados em projetos que valorizam a sustentabilidade
Crianças da rede municipal de ensino abraçam causa ambiental no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias


PROJETO GRAEL E A BAÍA DE GUANABARA

PROJETO GRAEL NA MÍDIA: Assista à matéria sobre o Projeto Grael no Programa Stadium, da TV Brasil
Barco solar para pesquisa oceanográfica é apresentado no Projeto Grael, em Niterói
BAÍA DE GUANABARA: lançamento em Niterói de livro sobre programa que teve a participação do PROJETO GRAEL
BOM DIA RJ NO PROJETO GRAEL: Barco-laboratório que dá volta ao mundo chega em Niterói para parceria com o Projeto Grael
PROJETO GRAEL RECEBE BARCO SUSTENTÁVEL: Nômades do ambiente ancoram em Niterói
Lars Grael anuncia programa educacional sobre o lixo em parceria do Projeto Grael com a Parley Ocean School e com patrocício da Adidas
PROJETO GRAEL REPERCUTE NA ESPANHA: "Los otros Juegos: un medallista olímpico de vela ayuda a miles de niños desfavorecidos"
BAÍA DE GUANABARA: "Gestão do lixo flutuante será legado dos Jogos Olímpicos para a Baía de Guanabara", secretário André Correia
NBC News publica reportagem sobre a contribuição do Projeto Grael para a despoluição da Baía de Guanabara
BAÍA DE GUANABARA EM DEBATE NO MAC
Niterói terá lançamento de filme sobre a Baía de Guanabara e debate

Atividades ambientais

PROJETO GRAEL RECEBEU O "NOMADES DES MER": Expedição dá volta ao mundo em busca de tecnologias sustentáveis
PROJETO GRAEL: Nova parceria para despoluir a Baía
Lars Grael anuncia programa educacional sobre o lixo em parceria do Projeto Grael com a Parley Ocean School e com patrocício da Adidas
Projeto Grael divulga relatório para contribuir para a solução do lixo flutuante na Baía de Guanabara
PROJETO GRAEL, PARLEY FOR THE OCEANS E ADIDAS lançam programa educativo sobre lixo marinho
PARLEY OCEAN SCHOOL, PROJETO GRAEL E ADIDAS lançam programa educacional sobre o lixo marinho
BAÍA DE GUANABARA - "THE DISCARDED": Filme lançado ontem em Niterói aborda poluição e outros desafios da baía
GLOBO ESPORTE: Axel Grael, irmão de Torben e Lars, se divide entre lixo da Baía e torcida pela família
NBC News publica reportagem sobre a contribuição do Projeto Grael para a despoluição da Baía de Guanabara

OUTRAS POSTAGENS

BOTOS DA BAÍA DE GUANABARA: Campanha alerta para extinção do boto-cinza no litoral do Rio






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.