Focos de incêndio na vertente de Maricá do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Fotos Christa Grael. |
Um foco de incêndio, provavelmente causado por balão, consumiu a vegetação de uma encosta rochosa do lado de Maricá (Itaipuaçu), do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), cuja gestão é de responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), mas conta com o apoio da Prefeitura de Niterói.
A área afetada possui uma vegetação rupícola, adaptada às condições dos paredões com afloramentos rochosos, e alguns dos remanescentes de Mata Atlântica mais bem preservado do Parque.
De manhã, por volta das 10:00h, ao avistar os focos de incêndio, entramos em contato com equipes do PESET, que liderados pelo Administrador do parque e ambientalista, Jhonatan Ferrarez, já estavam se dirigindo ao local. Com a ajuda da Defesa Civil de Niterói, o Corpo de Bombeiros também foi acionado.
Alguns voluntários treinados pela Defesa Civil de Niterói para atuar em situação de incêndio em vegetação também estiveram no local.
A fumaça do incêndio chegou a ser tão intensa que também podia ser avistada do lado de Niterói. Foi o que relatou o ambientalista Cassio Garcez, que avistando a fumaça nas proximidades do Córrego dos Colibris, também entrou em contato com o PESET.
Os focos de incêndio custaram o dia inteiro de trabalho das equipes do PESET e do Corpo de Bombeiros, que dedicaram o dia de Natal para dar combate ao fogo. O trabalho foi dificultado pelos fortes ventos, o calor intenso e o difícil acesso ao local do fogo.
Aeronave do Corpo de Bombeiros apoia a atuação das equipes de terra. Foto Jhonatan Ferrarez. |
No fim da tarde, uma aeronave do Corpo de Bombeiros veio dar suporte ao trabalho das equipes de terra. O helicóptero transportou água do Canal de Itaipuaçu para os locais afetados, mantendo o trabalho até cerca de 19:00h, quando as condições de segurança para a continuidade da operação não eram recomendadas, devido ao ocaso.
Às 19:10, Jhonatas Ferrarez informou: "Encerramos os trabalhos agora, com alguns pontos quentes persistentes, vamos continuar o monitoramento e se for necessário, amanhã de manhã entraremos em ação cedo".
Por volta de 20:30, Cassio Garcez alertou: "Acabei de passar pelo Córrego dos Colibris e observei uma grande quantidade de fumaça bem no topo da serra. Temo que até amanhã o fogo já tenha passado para a vertente niteroiense".
SOLTAR BALÃO É CRIME
Soltar balão é crime tipificado na legislação ambiental e a sua prática, além de oferecer riscos ao à vida das pessoas, ao meio ambiente e ao patrimônio de terceiros, pode levar os responsáveis por esta prática à prisão.
Forças policiais do estado e a Guarda Municipal de Niterói tem intensificado a fiscalização sobre a prática criminosa de soltar balões. Segundo informou o Cel José Maurício Padrone, em 2016, a Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais - Cicca (vinculada à Secretaria Estadual do Ambiente - RJ) e a Polícia Ambiental apreenderam mais de 500 balões.
No Município de Niterói, solicitamos a contribuição da população fazendo denúncias para Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), através do número 153.
Axel Grael
Vice-Prefeito
Niterói
-----------------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
QUEIMADAS: MITOS E VERDADES
PARQUE DA SERRA DA TIRIRICA: Lazer e aventura na natureza
Niterói Contra Queimadas
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Defesa Civil realiza Ronda Preventiva contra incêndio em vegetação e queima de lixo
MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Prefeitura cria o Grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas de Niterói (GE-CLIMA)
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Prefeitura promove "Rondas Preventivas"
NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS: Drone começa a ser usado no monitoramento de queimadas em Niterói
NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS: queimadas no RJ diminuíram em 2015, mas Niterói teve elevado número de focos
TECNOLOGIA PARA EVITAR TRAGÉDIAS - cooperação UFF e Defesa Civil de Niterói
NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS - Acordo permite que Niterói remunere bombeiros para atuar na prevenção e reposta a incêndios em vegetação na cidade
AUMENTA O RISCO DE INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO EM NITERÓI - Colabore fazendo a sua parte. Evite o fogo, não solte balões e tome cuidado com fogos de artifício!
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS - Experiência da Defesa Civil de Niterói na prevenção e combate às queimadas é premiada
NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS - saiba mais detalhes técnicos sobre o programa anunciado pela Prefeitura de Niterói
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Bombeiros firmam parceria com Prefeitura de Niterói
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS - Prefeitura de Niterói lança programa de combate às queimadas
Curso de Formação de Voluntários Contra Queimadas
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Defesa Civil de Niterói forma mais uma turma de voluntários contra queimadas
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Trabalho de campo noturno no Morro da Boa Vista para a capacitação dos voluntários do NUDEC Queimadas
NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS - Niterói forma primeira turma do curso de Defesa Civil contra queimadas em vegetação
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS - Defesa Civil de Niterói forma a primeira turma de voluntários para o combate a incêndio em vegetação
NITERÓI RESILIENTE - NUDEC QUEIMADAS: Voluntários contra queimadas
Queimadas no estado do Rio de Janeiro
Queimadas crescem em 200% no Estado do RJ
Outras postagens de interesse
Polícia Ambiental ultrapassa 2,8 mil ocorrências em 2016
Secas e desmatamento podem levar à savanização da Amazônia
QUEIMADAS: Incêndios criminosos devastam a Amazônia em 2016
QUEIMADAS: Inpe alerta para aumento de 65% no número de queimadas florestais em 2016
FAO: pecuária causou 80% do desflorestamento no Brasil entre 1990-2005
Pesquisa indica que preservação e regeneração de florestas secundárias pode mitigar os efeitos do aquecimento global
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.