sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

DEFESA CIVIL: Niterói entra em situação de alto risco de queimadas






Altas temperaturas e baixa umidade contribuem para propagação de incêndios em vegetação

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, a partir da Seção de Meteorologia, informa que as atuais condições meteorológicas, constituídas de elevada temperatura e baixa umidade relativa do ar em alguns pontos, aumentam a vulnerabilidade para a ocorrência de incêndios em vegetação no município. Niterói está em situação de alto risco para a ocorrência e propagação de incêndios em áreas protegidas e de vegetação urbana.

A Defesa Civil de Niterói - com o apoio de seus voluntários do Núcleo de Defesa Civil Contra Queimadas (NUDEC Queimadas) e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Conservação, Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Civil Municipal, CLIN e Corpo de Bombeiros Militar - implementou o programa Niterói Contra Queimadas. Esse programa consiste em uma série de medidas de monitoramento, prevenção e apoio às equipes de combate aos focos de incêndio.

Confira algumas atividades importantes do Programa Niterói contra Queimadas:

- O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil realiza o acompanhamento constante das condições meteorológicas e consequente avaliação do nível de risco para a ocorrência de incêndio em Vegetação.
- Formação de grupos de voluntários capacitados (NUDEC Queimadas) – voluntários participam de curso voltado para a conscientização, formas de prevenção, monitoramento de balões e apoio às equipes de combate nas grandes ocorrências de queimadas.
- Realização de rondas preventivas em áreas vulneráveis previamente mapeadas - interação e conscientização dos moradores. Cada residência vizinha à área de vegetação é catalogada e georreferenciada, proporcionando monitoramento constante.
- Convênio com o Corpo de Bombeiros para desenvolvimento de ações preventivas e de combate com o apoio dos guardas ambientais da prefeitura, em conformidade com o estabelecido no Plano de Contingências da Defesa Civil.

Para evitar a ocorrência de incêndios, é preciso seguir as orientações:

- Não solte balões. Além do risco de gerar incêndios, essa prática constitui crime;
- Não solte fogos de artifício em áreas de vegetação.
- Não queime lixo.
- Não lance pontas de cigarro nas margens das ruas e rodovias.
- Não use fogo para eliminar a vegetação dos terrenos.

Além de destruir a vegetação, as queimadas também podem destruir residências, comércios e indústrias, além de causar muitos outros prejuízos, tais como: destruição da fauna local; empobrecimento do solo; redução da qualidade do ar, e aumento da temperatura local.

Para os próximos dias, a previsão é de permanência da condição de ausência de chuva e temperatura elevada. Tal condição favorece a manutenção do cenário atual de ALTO RISCO para a ocorrência de incêndios em vegetação.

Há previsão de ocorrência de pancadas de chuva isoladas apenas a partir da tarde deste domingo (1°). A Prefeitura de Niterói ainda alerta que, caso verifique a prática criminosa de queimadas ou demais focos de incêndio em vegetação, entre em contato com o Corpo de bombeiros – 193 e com a Defesa Civil – 199. A ligação é gratuita.

Fonte: O Fluminense






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.