segunda-feira, 16 de maio de 2016

PROGRAMA DEFESA CIVIL NAS ESCOLAS - alunos da rede municipal em Niterói recebem aulas de prevenção de desastres




Semana passada, a Defesa Civil de Niterói iniciou as aulas de capacitação em prevenção de desastres nas escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa faz parte do projeto Defesa Civil nas Escolas, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Essa etapa do programa contemplará durante dois meses as escolas Nossa Senhora da Penha, na Ponta D’Areia; Sebastiana Gonçalves Pinho, no Viçoso Jardim; e Santos Dumont, no Bairro de Fátima. A previsão é de que cerca de 120 alunos do quinto anos sejam beneficiados.

As aulas serão divididas em módulos e irão abordar diversas áreas de atuação da Defesa Civil. A ideia é que as crianças estejam capacitadas a agir em casos de riscos ambientais em suas comunidades.

Estevão Escudeiro, que trabalha na área de Minimização de Desastres na Defesa Civil, irá ministrar as aulas.

"Nessas oito semanas, eles terão aulas de primeiros socorros, prevenção de incêndio, noções de Defesa Civil, análise de risco, meio ambiente e meteorologia. Faremos um mapeamento da escola para montar uma rota de fuga. No último dia, teremos um simulado de evacuação. Todos os alunos irão receber certificado de participação. O objetivo é fazer com que eles sejam multiplicadores dos ensinamentos", explicou Escudeiro.

O projeto de Defesa Civil nas escolas começou em 2014, quando foram capacitados 114 alunos. O número subiu para 256 em 2015, e este ano a meta é que ele seja dobrado. No total, dez escolas que são pontos de apoio em casos de emergências serão atendidas em 2016.

"... em 2014, quando foram capacitados 114 alunos. O número subiu para 256 em 2015, e este ano a meta é que ele seja dobrado".


O subsecretário de Defesa Civil de Niterói, Walace Medeiros, explicou que a iniciativa é prevista em lei federal que determina que noções de defesa civil e meio ambiente sejam transmitidas para alunos do Ensino Fundamental. Desta forma, o trabalho visa dar este conhecimento aos jovens.

"Estamos trabalhando com essas crianças para poder de um resultado a médio e longo prazo, fazendo com que elas entendam sobre defesa civil, saibam quais ações a serem tomadas e tenham entendimento acerca disso", explicou o subsecretário.

Juliana Martins, coordenadora de Projetos interdisciplinares da Secretaria de Educação, acompanhará todas as aulas. Ela acredita que a iniciativa pode ter importância significativa para os alunos e suas comunidades.

"Os desastres fazem parte de uma dinâmica natural que não vai parar de acontecer. O projeto é para que essas crianças consigam perceber e se comportar de forma diferente frente a toda essa dinâmica. Ter uma percepção total, uma educação ambiental para prevenção de riscos, serem os futuros multiplicadores."

Fonte: Defesa Civil de Niterói





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.