terça-feira, 17 de maio de 2016

DEFESA CIVIL DE NITERÓI: Alunos da UFF finalizam primeiro módulo do curso de formação de voluntários da Defesa Civil







Nesta sexta-feira (13), foi concluído o primeiro módulo do curso de formação de voluntários da Defesa Civil voltado para estudantes do Instituto de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Um grupo de alunos das engenharias Civil, Ambiental e Agrícola teve uma aula prática na comunidade Coronel Leôncio, na Zona Norte de Niterói. No local, guiados pelo subsecretário de Defesa Civil, Walace Medeiros, por Estevão Escudeiro, da área de Minimização de Desastres, e por integrantes do Núcleo de Defesa Civil da Comunidade (Nudec), o grupo conheceu os pontos considerados áreas de risco no local. O objetivo é que os voluntários sejam capacitados para atuar junto à Defesa Civil em situações de emergência.

“Nosso objetivo é formar mais pessoas orientadas à fazer prevenção, conhecer melhor as características e a dinâmica de um desastre. Daqui para frente, como universitários eles terão condições de compartilhar os conhecimentos e as informações, e com isso poderemos reduzir a característica de vulnerabilidade no município a partir do momento em que e teremos mais pessoas para atuarem dentro do Sistema de Defesa Civil”, explicou o subsecretário Walace Medeiros.

A visita à comunidade Coronel Leôncio teve apoio dos agentes do Nudec local, formado por voluntários que também foram capacitados e hoje atuam junto à Defesa Civil dando auxílio aos moradores em caso de chuvas mais fortes. Segundo o presidente da associação de moradores, Paulo Affonso de Oliveira, o Bibi, a parceria trouxe muitos benefícios para a comunidade.

“Hoje nós temos uma boa parceria com a Defesa Civil. Qualquer coisa que a comunidade necessita, imediatamente eles nos atendem”, disse Bibi.

Ele também disse que, depois da criação do Nudec, o local passou a ter mais recursos para atuar em situações de emergência.

“Com o pessoal do Nudec capacitado, conseguimos informar os moradores sobre os problemas. O apoio da Defesa Civil transmite confiança para a comunidade, porque sabe que terão ajuda em casos de emergências”, afirmou o presidente.

Todos os estudantes que fizeram o primeiro módulo estão aptos a fazer a segunda etapa do curso, que terá outras edições para atrair mais interessados.

Fonte: Defesa Civil de Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.